Fazer Planilhas de Excel Com Fórmulas

SalvarSalvoRemovido 1
Dê um Like ❱❱0
Dê um Like ❱❱0

Você pode criar planilhas de Excel com fórmulas para que no futuro possa alimentá-la de forma mais produtiva, sem a necessidade de calcular manualmente os valores adicionados nas linhas e colunas.

Para começar crie uma fórmula simples para adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir valores na planilha. As fórmulas simples sempre começam com um sinal de igual (=), seguido de constantes que são valores numéricos e operadores de cálculo como os sinais de mais (+), menos (-), asterisco (*) ou barra (/).

Vamos dar um exemplo de uma fórmula simples.

Fazer Planilhas de Excel Com Fórmulas Simples

Quando aprendemos a fazer planilhas de Excel com fórmulas, a primeira fórmula que criamos é com função SOMA. Essa é uma das principais funções do Excel e talvez a mais utilizada em qualquer planilha. Aprenda a fazer planilhas com essa e outras funções mais complexas, tipo as financeiras e logicas.

Fazer Planilhas de Excel Com Fórmulas

Para iniciar nossa primeira planilha, abra o Microsoft Excel no seu computador, em seguida clique na célula A1. Note que a referência da célula é sempre a letra da coluna em conjunto com o número da linha.

Observe que as linhas da tabela são numeradas verticalmente e as colunas descritas em ordem alfabética topo da planilha - na horizontal. Portanto as linhas são empilhadas umas sobre a outras na horizontal e as colunas fixadas lado a lado na vertical da esquerda para a direita.

Fazendo a planilha com fórmulas na prática

Na célula A1 digite o nome da planilha.

Cabeçalho da planilha - digite na linha 2 os títulos a seguir:

  • A2 - Produto
  • B2 - Quantidade
  • C2 - Preço unitário
  • D2 - Valor Total

Preencha de acordo com a imagem acima e na coluna D com o cabeçalho: Valor Total, vamos criar a soma da quantidade vezes o preço unitário. Por isso eu disse acima, que a Função Soma é a mais usada no Excel, lembra? Já vamos usá-la.

A fórmula pode ser preenchida das seguintes maneiras: =soma(B3*C3) ou simplesmente =B3*C3

Copie a fórmula para as células seguintes, da mesma coluna.

Posicione o mouse no canto inferior direito da célula, quando o cursor fica em formato de cruz mais fininho, clique segure e arraste até o fim das células seguintes.

Graças aos aprimoramentos a seguir, é muito mais fácil criar fórmulas no Microsoft Excel a partir da versão 2007.

Conheça os recursos do Microsoft Excel

Barra de fórmulas redimensionável - A barra de fórmulas é automaticamente redimensionada para acomodar fórmulas longas e complexas; assim, as fórmulas não cobrem outros dados na planilha. Também é possível escrever fórmulas mais longas, com mais níveis de aninhamento do que em versões anteriores do Excel.

Preenchimento Automático de Função - Com o Preenchimento Automático de Função, você pode escrever rapidamente a sintaxe correta das fórmulas. Detectando facilmente as funções que deseja usar e obtendo ajuda para concluir os argumentos das fórmulas, você as criará corretamente não apenas na primeira vez, mas sempre.

Referências estruturadas - Além de referências a células, como A1 e R1C1, o Office Excel 2007 fornece referências estruturadas que fazem referência a tabelas e intervalos nomeados em uma fórmula.

Fácil acesso a intervalos nomeados - Usando o gerenciador de nomes do MS Office no Excel 2007, você pode organizar, atualizar e gerenciar vários intervalos nomeados em um local central. Assim, quem precisar trabalhar em sua planilha poderá interpretar mais facilmente as fórmulas e os dados.

A primeira planilha está pronta para ser usada.

Usando Funções Lógicas na Planilha

Se você quiser incrementar novas fórmulas tente isso:

Adicione a fórmula a seguir na célula D2 de sua planilha exemplo.

=se(B2>=1;soma(B2*c2);"")

Foi utilizada uma Função Lógica, a Função SE para este cálculo. Esta fórmula diz, que se a célula B2 for maior, ou igual a 1, a fórmula soma o preço unitário, caso contrário a célula fica vazia, ou seja, não faz nada.


34 Comentários
  1. Boa tarde, gostaria muito da ajuda de vocês para solucionar algumas duvidas.
    Criei uma planilha no excel denominada de AGENDA PESSOAL, onde criei os seguintes campos: Nome, endereço, data de nascimento, telefone pessoal, telefone residencial. e-mail e empresa, Criei uma nova Guia dentro da Agenda denominada LOCALIZA, onde através do uso da função SE + PROCH, criei um sistema de procura de um determinado NOME no banco de dados Agenda, só que deparei com a seguinte situação:
    No meu banco de dados possuo diversos nomes parecidos como por exemplo ANTONIO EXEMPLO DA SILVA, ANTONIO EXEMPLO DE SOUZA, ANTONIO EXEMPLO DE LIMA, ANTONIO EXEMPLO ALENCAR, gostaria de no campo de pesquisa nome pudesse ter a opção de localizar os diversos ANTONIOS, sem ter que preencher o sobrenome ou seja na hora que eu digitasse o nome ANTONIO aparecesse todos para que eu pudesse escolher o que procuro, e ao não localizar o cadastro aparecesse ao invés do erro #N/D, aparecesse a seguinte frase "DADOS NÃO LOCALIZADO", desde já agradeço a ajuda e o apoio de vocês e aproveitando parabenizar pelo excelente trabalho neste site, obrigado

    • Olá. Você pode criar uma caixa de combinação, na tabela, que você quer localizar. Use a função PROCV com uma célula de referência. Dessa forma, você poderá ter uma caixa de seleção, onde poderá selecionar o nome, que quiser, ao invés de digitar. Se tiver usando Excel versão 2010 ou superior crir uma lista suspensa em validação de dados, funciona da mesma forma que a caixa de combinação.

  2. Boa noite;
    Estou com uma dificuldade, será que você pode me ajudar por favor?
    Desenvolvi uma planilha capaz de identificar e dividir as parcelas automaticamente usando as funções (SE e SOMA).
    Eu tenho uma coluna chamada Nº de Parcelas e tenho outra coluna chamada VALOR DA COMPRA, a sintaxe condiz em identificar o número de parcelas inserido e automaticamente dividir pelo valor da compra, e é aí que está o meu problema.
    Eu só consigo fazer em até 5x, mas, eu preciso que seja em até 12x, estou prorrogando a sintaxe mas, o valor que ela resulta é FALSO.
    O quê devo fazer?

  3. Preciso saber qual a formula de como calcular o valor de um determinado produto, porem o valor do produto mudará conforme a quantidade solicitada.
    chip ate 350 unidade custa $9,9
    de 350 a 1000 und custa 7,5
    mais ou menos isso, conforme a quantidade altera o valor muda.
    Tem como me ajudar?

  4. Como faço pra criar uma fórmula quando uma célula de somatório de valores for superior ao valor X e inferior ao valor W mostrar 25%; Se for superior ao valor W e inferior ao valor Y mostrar 30% e assim sucessivamente.

    • Oi Priscila. Use a Função SE =se(a1>100;25%;30%) Este exemplo é simbólico, mas é para você ter uma ideia, do poder da função SE. Essa função pode ter vários regras e várias condições.

  5. Ola, como fazer formulas tipo:
    Se A1 for diferente de 0 some A1 + B2, se for igual a zero some A1 + C2

    • Olá Carlos. A função é basicamente esta: =SE(A2<>0;SOMA(A2:B2);SOMA(B2:C2))
      Troque apenas as referências e evite somar linhas diferentes dentro do mesmo parâmetro da função. A1 some sempre com outra célula da linha 1, quando sua planilha for extensa. Procure ajustar a planilha, para facilitar a inserção de dados.

  6. Como montar uma planilha para para analise de precos de concorrencia para rede de supermercados

  7. QUERO APRENDER COM VOCÊS O EXCEL

1 2

Deixe uma Comentário

0
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha