Fazer Planilhas de Excel Com Fórmulas

Quando aprendemos a fazer planilhas de Excel com fórmulas, a primeira fórmula que criamos é com função SOMA. Essa é uma das principais funções do Excel e talvez a mais utilizada em qualquer planilha. Aprenda a fazer planilhas com essa e outras funções mais complexas, tipo as financeiras e logicas.

Para iniciar nossa primeira planilha, abra o Microsoft Excel no seu computador, em seguida clique na célula A1. Note que a referência da célula é sempre a letra da coluna em conjunto com o número da linha.

Observe que as linhas da tabela são numeradas verticalmente e as colunas descritas em ordem alfabética topo da planilha - na horizontal. Portanto as linhas são empilhadas umas sobre a outras na horizontal e as colunas fixadas lado a lado na vertical da esquerda para a direita.

Criando a planilha com fórmulas na prática.

Na célula A1 digite o nome da planilha.

Cabeçalho da planilha - digite na linha 2 os títulos a seguir:

  • A2 - Produto
  • B2 - Quantidade
  • C2 - Preço unitário
  • D2 - Valor Total

Preencha de acordo com a imagem acima e na coluna D com o cabeçalho: Valor Total, vamos criar a soma da quantidade vezes o preço unitário. Por isso eu disse acima, que a Função Soma é a mais usada no Excel, lembra? Já vamos usá-la.

A fórmula pode ser preenchida das seguintes maneiras: =soma(B3*C3) ou simplesmente =B3*C3

Copie a fórmula para as células seguintes, da mesma coluna.

Posicione o mouse no canto inferior direito da célula, quando o cursor fica em formato de cruz mais fininho, clique segure e arraste até o fim das células seguintes.

Graças aos aprimoramentos a seguir, é muito mais fácil criar fórmulas no Microsoft Excel a partir da versão 2007.

Barra de fórmulas redimensionável - A barra de fórmulas é automaticamente redimensionada para acomodar fórmulas longas e complexas; assim, as fórmulas não cobrem outros dados na planilha. Também é possível escrever fórmulas mais longas, com mais níveis de aninhamento do que em versões anteriores do Excel.

Preenchimento Automático de Função - Com o Preenchimento Automático de Função, você pode escrever rapidamente a sintaxe correta das fórmulas. Detectando facilmente as funções que deseja usar e obtendo ajuda para concluir os argumentos das fórmulas, você as criará corretamente não apenas na primeira vez, mas sempre.

Referências estruturadas - Além de referências a células, como A1 e R1C1, o Office Excel 2007 fornece referências estruturadas que fazem referência a tabelas e intervalos nomeados em uma fórmula.

Fácil acesso a intervalos nomeados - Usando o gerenciador de nomes do MS Office no Excel 2007, você pode organizar, atualizar e gerenciar vários intervalos nomeados em um local central. Assim, quem precisar trabalhar em sua planilha poderá interpretar mais facilmente as fórmulas e os dados.

A primeira planilha está pronta para ser usada.

Usando Funções Lógicas na planilha.

Se você quiser incrementar novas fórmulas tente isso:

Adicione a fórmula a seguir na célula D2 de sua planilha exemplo.

=se(B2>=1;soma(B2*c2);"")

Foi utilizada uma Função Lógica, a Função SE para este cálculo. Esta fórmula diz, que se a célula B2 for maior, ou igual a 1, a fórmula soma o preço unitário, caso contrário a célula fica vazia, ou seja, não faz nada.


34 Comments

  1. Uarlon 03/04/2018
    • Edivaldo 04/04/2018
  2. maico 07/03/2018
  3. sirlei 27/11/2017
    • Tudo Excel 28/11/2017
  4. Anabela Reis Nunes 01/11/2017
  5. Paulo 25/10/2017
    • Tudo Excel 26/10/2017
  6. MARCIA 14/10/2017
  7. Leandro Rodrigues da Silva 11/08/2017
    • Tudo Excel 12/08/2017
  8. Guilas 29/10/2016
    • Tudo Excel 31/10/2016

Leave a Reply