Função HOJE do Excel retorna data e hora

A função HOJE do Excel retorna o número de série da data atual. O número de série é o código de data e, ou hora usado pelo Excel para cálculos de data e hora. Se o formato da célula era Geral antes de a função ser inserida, o Excel irá transformar o formato da célula em Data.

NOTA: Se quiser exibir o número de série, no entanto, será necessário alterar o formato das células para Geral ou Número.

A função HOJE é útil quando você precisa ter a data atual exibida em uma planilha, independentemente de quando a pasta de trabalho for aberta. Ela também é útil para o cálculo de intervalos.

Por exemplo: se você souber que alguém nasceu em 1980, poderá usar a seguinte fórmula para descobrir a idade dessa pessoa a partir do aniversário deste ano:

=ANO(HOJE())-1980

Essa fórmula usa a função HOJE como argumento da função ANO, de forma a obter o ano atual e, em seguida, subtrai 1980, retornando a idade da pessoa.

Sintaxe da função HOJE do Excel

HOJE( )

A sintaxe da função HOJE não tem argumentos.

Observação: Como o Excel armazena datas como números de série sequenciais, elas podem ser usadas em cálculos. Por padrão, 1° de janeiro de 1900 é o número de série 1 e 1° de janeiro de 2008 é o número de série 39448 porque corresponde a 39.447 dias após 1° de janeiro de 1900.

Exemplo da função HOJE do Excel

Selecione a tabela a seguir, copie os dados e cole-os na célula A1 de uma nova planilha do Excel. Você pode usar CTRL + C e CTRL + V, no teclado Windows, para copiar e colar. Talvez seja necessário ajustar as linhas e colunas, para visualizar a tabela no seu programa de Excel.

 Função HOJE 
ResultadosDescriçõesFórmulas Usadas
21/09/2018Retorna a data atual.=HOJE()
26/09/2018Retorna a data 5 dias à frente, a partir de hoje. Se hoje é dia 5/09 retorna 10/09=HOJE()+5
5550Retorna o número de dias entre a data atual e outra data especificada. A célula deve ser formatada como Geral ou Número, para exibir o resultado correto.=DATA.VALOR("1/1/2033")-HOJE()
21Retorna o dia atual do mês, do primeiro ao último dia=DIA(HOJE())
9Retorna o mês atual do ano.=MÊS(HOJE())

Observação: Se a função HOJE não atualizar a data conforme esperado, talvez seja necessário alterar as configurações que controlam quando a pasta de trabalho, ou a planilha é recalculada. Na guia Arquivo, clique em Opções e na categoria Fórmulas em Opções de cálculo, verifique se a opção Automático está selecionada.

E mais...

Compre Aqui pelo menor preço: NotebooksSmartphonesLivros e tudo que você precisa. Receba suas compras rapidamente!
Você também pode comprar Microsoft 365 Family, Microsoft 365 Personal, Office 365 Home, ou Office Professional Plus.


Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Escreva comentários, perguntas, ou sugestões:

Escreva seu Comentário

Tudo Excel
Logo