Close Menu
Tudo Excel
    🚚 Carrinho de Compras
    Postagens Recentes

    Como criar um formulário de entrada de dados no Excel

    05/05/2025

    Como Copiar um Intervalo para Outra Planilha com Formatação Usando Excel VBA

    02/05/2025

    Manual da Planilha de Cotação de Preços com 20 Fornecedores e 500 Itens

    02/05/2025

    Como Criar uma Tabela Dinâmica usando o Power Pivot e a partir de Várias Fontes de Dados

    02/05/2025

    Como usar LAMBDA no Excel para criar suas próprias funções

    28/03/2025

    O Aplicativo do Microsoft Excel na App Store é Original?

    28/03/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Lista de Planilhas
    • Primeiros Passos
    • 🛒︎ Minhas Compras
    • 🖳 Minha conta
      • Meus Downloads
      • Meus Pedidos
    Login
    destaque
    Tudo Excel
    • Loja de Planilhas
    • Planilhas Grátis
    • Aprenda Excel
      • Introdução ao Excel
        • Apostila Básica de Excel
        • Aprendendo Excel
        • Dicas de Excel
        • Excel Básico
        • Formatação Condicional
        • Formatar Planilhas
        • Protegendo Planilhas
      • Excel Avançado
        • Finanças e Investimentos
        • Funções de Excel
        • Gráficos na Planilha
        • Macros e VBA
        • Tabela Dinâmica
        • Validação de Dados
      • Fazer Planilhas
      • Funções Excel
      • Todas as Categorias
    • 📝 Forum
    0 Shopping Cart
    | Carrinho   
    • Shop
    • Minha Conta
    0 Shopping Cart
    Tudo Excel
    Home»Fazer Planilhas»Fazer Planilha de Controle de Gastos
    Fazer Planilhas

    Fazer Planilha de Controle de Gastos

    EdivaldoBy Edivaldo28/10/2016Updated:28/09/2024Nenhum comentário9 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Planilha de Controle de Gastos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Neste módulo, vou ensinar como fazer uma planilha de controle de gastos, de forma fácil. É uma planilha muito interessante, que ajuda a controlar suas receitas e despesas mensais. E ainda tem uma tabela que mostra um resumo anual, de todos os vencimentos e custos, mês a mês.

    Entenda, que você deve acompanhar todos os passos, porque a planilha tem muitas funções, mas é relativamente fácil de fazer. Se imaginar que você poder controlar todo o seu orçamento e conter os gastos, durante toda sua vida, vale muito a pena o esforço.

    Quando você concluir esta planilha, guarde uma cópia, para o próximo ano recomeçar no mês de janeiro. Não importa em qual mês você está começando a controla seus gasto. O importante é: comece agora!

    Índice

    • Vamos começar com a planilha:
    • Voltamos a planilha JAN.
    • Resumo do Mês
    • Copiando e Colando para as planilhas dos outros meses.
    • Acesse Aqui Para Fazer

    Vamos começar com a planilha:

    Abra uma tela do Excel e na Guia de Planilhas, renomeie a planilha 1, para JAN, que se refere ao mês de janeiro.

    Chamaremos este passo de TABELAS MENSAIS

    Mescle as células B1,C1 e D1 - selecione as três células e clique em Mesclar e Centralizar, na barra de ferramentas da guia Página Inicial.

    botao-mesclar

    Em seguida digite nas células mescladas: Planilha de Controle de Gastos

    Na célula E1, digite o ano, exemplo: 2017 e na célula F1 digite o mês Janeiro.

    Deixe a coluna A vazia e ajuste a largura para 2. A coluna C, também deve ficar vazia, para uma questão de estética da planilha, e juste esta, para 4.

    Dica: para ajustar a largura da coluna, clique com o botão direito do mouse na guia da coluna, em seguida largura da Coluna. Ou clique no botão formatar, na barra de ferramentas e escolha largura da coluna

    Aproveite e crie logo todas as outras planilhas até dezembro, com os respectivos nomes. FEV, MAR, ABR, MAI, JUN, JUL, AGO, SET, OUT, NOV, DEZ. Se você quiser pode renomear com o nome completo do mês, mas as guias vão ficar muito extensas e algumas planilhas serão escondidas atrás da barra de rolagem. Por isso abreviamos os meses. Depois de criadas, deixe-as em branco até fazer a planilha JAN.

    Dica: se você estiver usando Excel 2016,basta clicar no sinal +, na guia de planilhas, para adicionar novas planilhas. Para renomear, clique com o botão direito do mouse na planilha adicionada e em seguida clique em Renomear Planilha

    Voltamos a planilha JAN.

    Na planilha JAN, digite nas células entre De D4 a D8, os seguintes dados e alinhe a direita. veja a imagem abaixo, que mostra como a planilha de Receitas deve ficar.

    Salários
    Renda Extra
    Pro-labore
    Benefícios
    Outros

    Tente reproduzir como a imagem a seguir. Esta é a parte dos Recebíveis. Este bloco da tabela deve ser o primeiro, exatamente como está na imagem abaixo. Pinte da cor de sua preferência, as fontes também a sua escolha e ajuste as linhas e colunas de acordo com os tamanhos dos textos.

    controle-de-gastos-receitas

    A imagem acima, ilustra o que vai ser todas os recebíveis: Salários, Comissões e outras rendas. Note, que a planilha sempre começa na coluna B.

    E sempre pule uma linha em cada bloco. Tente seguir este modelo, para facilitar e entender melhor o tutorial.

    Comece o próximo bloco da planilha Inserindo o cabeçalho Despesas na Célula B11 e comece a construir o bloco de Despesas, para Custos Fixos. Pule a coluna C e trabalhe a partir da coluna D.

    Se você tiver alguma habilidade em Excel, copie a tabela a seguir e cole na Célula B11. Isso poupa seu tempo. Depois faça os ajustes de altura de linha e coluna, e formate com as cores desejadas. Você precisa mesclar algumas células.

    Despesas Custos Fixos
      Fixo na ResidênciaAluguel R$  550,00
    Tudo que paga durante o período Água 
     Luz 
     Gás 
     Internet 
      Telefone 
      TV Por Assinatura 
      Condomínio 
      Financiamento Imóvel 
      Funcionários do Lar 
      Sindicatos - Cooperativas 
      Outros Custos 
      Subtotais R$  550,00
      AlimentaçãoSupermercado 
      Feira 
      Padaria 
      Restaurante 
      Outros 
      Subtotais R$ -  
      EducaçãoEscola - Faculdade 
      Creche 
      Cursos 
      Material Escolar 
      Outros 
      Subtotais R$                -  
      Outros Custos FixosImpostos e Taxas 
      Financiamento Automóveis 
      Plano de Saúde 
      INSS 
      Academia 
      Outros Custos 
      Subtotais R$                 -  
       Total dos Custos Fixos R$  550,00

    Note, que cada tipo de custo está separado, por células mescladas e tem um subtotal, onde deve somar suas linha superiores. Copie e cole a fórmula =SOMA(F12:F23) na célula F24, para somar os custos Fixos na Residência.

    Na célula B30 adicione a fórmula =SOMA(F25:F29) para somar os custos de Alimentação.

    Na célula B36 adicione a fórmula =SOMA(F31:F35) para somar os custos de Educação.

    Na célula B43 adicione a fórmula =SOMA(F37:F42) para somar Outros Custos Fixos.

    As funções devem estar à direita de cada subtotal. Se você está seguindo o modelo padrão indicado aqui, as funções vão funcionar, mas se alterou qualquer linha e, ou coluna, deve ajustar estas funções, para que funcionem.

    Para fazer a fórmula manualmente digite =soma( intervalo ) selecione o intervalo, feche o parêntese e tecle ENTER.

    Veja um exemplo na imagem a seguir.

    Fazer Planilha de Controle de Gastos

    Total dos Custos Fixos: some os subtotais, para encontrar o resultado dos custos fixos. Se você seguiu pontualmente o modelo a função é: =SOMA(F24+F30+F36+F43)

    Agora vamos criar o bloco de Custos Variáveis. Chamamos este bloco de Mais Receitas.

    Comece a construir na célula B46. Pule a coluna C, para seguir o mesmo alinhamento de toda a tabela. Se você quiser, também pode selecionar a tabela, copiar e colar na Célula B46.

    Mais Despesas Custos Variáveis
      SaúdeMédico 
      Dentista 
      Medicamentos 
      Outros 
      Subtotais R$                        -  
      TransporteOnibus, Taxi, etc. 
      Combustível 
      Subtotais R$                        -  
      CréditoEmpréstimos 
      Anuidade de Cartões 
      Subtotais R$                        -  
      Lazer e TurismoPassagens e Hospedagens 
      Cinema e Teatro 
      Pescas 
      Outros Tipos de Lazer 
      Subtotais R$     -  
      Despesas PessoaisRoupas 
      Cosméticos e Perfumes 
      Salão de Beleza 
      Subtotais R$     -  
      Outras DespesasReformas 
      Presentes 
      Doações Voluntárias 
      Subtotais R$      -  
       Total de Custos variáveis R$    -  

    Mantenha os mesmos procedimentos que fez no bloco de Custos Fixos, Criando as fórmulas nos Subtotais e somando tudo em Total de Custos Variáveis.

    Nota: Você já deve ter entendido as fórmulas, então não há necessidade de detalhar de novo, como deve criá-las.

    A tabela de Custos Variáveis também está pronta.

    Custo de Investimentos.

    São aqueles valores, que você investe mensalmente, se for o caso. Mesmo que não seja adepto de investimentos, adicione este bloco, para começar a praticar, poupar suas economias.

    Este bloco deve ser construído na célula B73. Sigas mas mesmas etapas, dos blocos anteriores, e adicione a soma total na célula à direita de Total.

    Custo de Investimentos    
      Poupança e Afins  
      Previdência  
      Fundos  
      Ações  
      Outros Investimentos  
       Total R$      -  

    A planilha JAN está quase pronta, falta o resumo das receitas e despesas

    Resumo do Mês

    Você precisa somar, tudo que recebeu e tudo que gastou durante o mês de janeiro. Você deve dizer que Total de Receitas aqui é igual a Total de Receitas do primeiro bloco, ou =F9 se seguir o modelo padrão dos blocos.

    Já o total de despesas deve somar todos os totais de custos. A fórmula é =F44+F71+F79

    Resumo do Mês     
    Janeiro Total das Receitas R$  1.000,00
    2017 Total das Despesas R$  550,00

    Agora vamos ao resultado final para o mês de janeiro.

    Total de Receitas, menos o Total de Despesas =E82-E83. Note que nós adicionamos valores simbólicos, para teste. Este valores devem ser apagados, nas células que não contenham fórmulas.

    Resultado mensaldeJaneiro R$ 450,00
       Orçamento Positivo

    Nas células B82 e B83 adicione o mes =F1 e o ano =E1. Na célula E87 logo abaixo do resultado adicione uma função SE, para indicar o status do seu orçamento.

    =SE(E86<0;"Orçamento Negativo";SE(E86=0;"Zerado";SE(E86>0;"Orçamento Positivo";" -")))

    É opcional, mas é interessante. Também é divertido brincar com fórmulas de Excel.

    Copiando e Colando para as planilhas dos outros meses.

    Agora que a planilha do mês de janeiro está pronta, vamos copiar e colar nas planilhas dos outros meses.

    Certifique-se de deixar todas as planilhas de FEV a DEZ com a célula A1 selecionada. Abra cada uma dessas planilhas e clique em A1 e deixe esta célula selecionada.

    Abra a planilha JAN, clique na junção entre linhas e colunas, para selecionar toda a planilha JAN.

    botao-selecionar-toda-planilha

    Copie esta planilha, Ctrl + C, ou clique no botão Copiar, na barra de ferramentas, do menu Página Inicial, no Canto superior esquerdo da janela do Excel.

    Mantenha a planilha selecionada.

    Clique na planilha FEV, tecle Chift segure, clique na planilha DEZ. Veja, que todas as guias de planilhas foram selecionadas.

    Então tecle ENTER, para colar a planilha JAN, em todas as outras planilha.

    O que você precisa fazer é modificar os meses respectivos de cada planilha, na célula F1.

    Sua planilha já pode ser usada.

    Se você optar por fazer a planilha de RESUMO ANUAL, temos uma dica, para automatizar os meses e o ano, com uma fórmula.

    A próxima etapa é fazer a tabela de RESUMO ANUAL:

    Acesse Aqui Para Fazer

    Controle de Gastos Fazer Planilha de Excel
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Avatar photo
    Edivaldo
    • Website
    • Facebook

    Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

    Postagens Relacionadas

    Como Usar a Planilha de Cotação de Preços

    29/12/2024

    Como usar a planilha de construção e reformas

    29/12/2024

    Como adicionar uma linha de total ou subtotal em uma tabela no Excel

    23/08/2022

    Planejar Gastos Com Planilhas de Excel

    02/03/2017

    Fazer o Resumo Anual da Planilha Controle de Gastos

    28/10/2016

    Fazer uma Planilha de Controle de Estoque Passo a Passo

    11/02/2016
    Leave A Reply Cancel Reply

    🚚 Carrinho de Compras
    Lista de Planilhas
    • Planilha de Construção e Reformas Excel Planilha de Construção e Reformas: Gestão Completa de Orçamentos de Obras
      Avaliação 4.93 de 5
      R$38,00 O preço original era: R$38,00.R$30,00O preço atual é: R$30,00.
    • Planilha de Cotação de Preços 5 Fornecedores Planilha de Cotação de Preços Completa Para Comparar Até 5 Fornecedores
      Avaliação 4.75 de 5
      R$39,00 O preço original era: R$39,00.R$35,00O preço atual é: R$35,00.
    • Planilha Fluxo de Caixa Excel Planilha de Fluxo de Caixa: Gerencie Receitas e Despesas com Eficiência
      Avaliação 4.83 de 5
      R$34,90 O preço original era: R$34,90.R$26,00O preço atual é: R$26,00.
    • Planilha de Controle de Estoque - Saldo Planilha de Controle de Estoque: Sistema Completo para Gestão de Produtos e Mercadorias
      Avaliação 4.57 de 5
      R$39,90 O preço original era: R$39,90.R$36,00O preço atual é: R$36,00.
    • Planilha de Orçamento Familiar - Planejamento de Custos Planilha de Orçamento Familiar: Controle Total de Gastos e Finanças Pessoais
      Avaliação 4.75 de 5
      R$29,90 O preço original era: R$29,90.R$17,00O preço atual é: R$17,00.
    • Planilha de Cotação para 20 Fornecedores Planilha de Cotação para Cotar em até 20 Fornecedores e Analisar 500 Itens
      Avaliação 4.86 de 5
      R$65,00 O preço original era: R$65,00.R$48,00O preço atual é: R$48,00.
    • Planilha Excel para Controle de Débitos de clientes Planilha Controle de Débitos de Clientes
      Avaliação 5.00 de 5
      R$32,00 O preço original era: R$32,00.R$25,00O preço atual é: R$25,00.
    • Planilha de Excel Para Estoque e Vendas Planilha de Estoque e Vendas
      Avaliação 4.88 de 5
      R$69,00 O preço original era: R$69,00.R$49,00O preço atual é: R$49,00.
    • Planilha de Excel Despesas Domésticas Planilha de Controle de Despesas Domésticas
      Avaliação 4.25 de 5
      R$19,90 O preço original era: R$19,90.R$15,00O preço atual é: R$15,00.
    • Planilha de Excel Para Cadastro de Clientes Planilha de Cadastro de Clientes
      Avaliação 4.00 de 5
      R$32,90 O preço original era: R$32,90.R$24,00O preço atual é: R$24,00.
    Aprender Excel Online e Grátis

    Aprenda Excel com nossos tutoriais, crie gráficos, construa fórmulas com as funções mais usadas, baixe planilhas grátis e compre planilhas Premium.
    Microsoft Excel é o melhor software de planilhas do mundo!

    Categorias de produtos
    • Cursos de Excel
    • Livros de Excel
    • Planilhas de Excel
    • Planilhas de Parceiros
    ENTRE EM CONTATO:

    sac@tudoexcel.com.br

    Edivaldo: Tudo Excel

    Contribua:

    PIX: planilha@tudoexcel.com.br

    Sobre Tudo Excel
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso Das Planilhas
    • Sobre o site Tudo Excel
    • Todas as Categorias de Excel
    • Entrar no OneDrive
    Facebook X (Twitter) Instagram Reddit
    © 2025 TudoExcel. tudoexcel.com.br.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login below or Register Now.

    Lost password?

    Register Now!

    Already registered? Login.

    A password will be e-mailed to you.