Função SE com fórmulas aninhadas

Dê um LIKE:+1
Dê um LIKE:+1

A função SE permite fazer uma comparação lógica entre um valor e o que você espera, testando uma condição e retornando um resultado se for Verdadeiro ou Falso.

DICA: Ao aninhar múltiplas funções SE, nunca comece a segunda função SE com o sinal de = (igual). Veja os dois exemplos a seguir:

Testando a função SE com fórmulas aninhadas

Fórmula incorreta:

=SE(A1=2;"Dois";=SE(A1=3;"Três";0))

Fórmula correta

=SE(A1=2;"Dois";SE(A1=3;"Três";0))

Note que o sinal de igual desapareceu na segunda fórmula condicional do teste lógico. Dessa forma, a função SE está anilhada a uma única fórmula.

Testando mais de uma condição.

Se você precisa testar mais de uma condição, pegue uma das várias ações, dependendo do resultado dos testes, você pode aninhar várias instruções SE em uma fórmula. A ideia de aninhamento vem da incorporação, ou inclusão, de uma função SE dentro de outra.

No exemplo mostrado a seguir, estamos usando funções SE aninhadas, para atribuir notas com base em uma escala de pontuação. A lógica para atribuir a nota é assim:

Pontuação Grau Nota Resultado
0 a 30 F 33 D
31 a 50 D 22 F
51 a 70 C 49 D
71 a 90 B 99 A
91 a 100 A 70 C

Para criar uma fórmula SE aninhada que reflete essa lógica, podemos começar testando para ver se a pontuação é inferior a 30. Se for VERDADEIRO, a fórmula exibirá a letra F. Se o argumento for FALSO, passaremos para a próxima função SE. Faremos isso até conhecer a letra A, ou seja, vamos aplicar mais 4 fórmulas aninhadas à primeira função SE.

Copie a tabela acima e cole na célula A1 de sua nova planilha de Excel. Da mesma forma, copie a função a seguir e cole na célula D2 da mesma planilha.

A fórmula usada é:

=SE(C2<=30;"F";SE(C2<=50;"D";SE(C2<=70;"C";SE(C2<=90;"B";"A"))))

Nota: se a fórmula não mostrar os resultados, selecione a célula, na qual a fórmula foi colada e exclua o apóstrofo, que está antes do sinal de igual. Veja na barra de fórmulas da planilha.

Mai exemplos da função SE aninhada.

A parte mais avançada da função SE, permite a composição de outras funções, como: soma, procv, proch, conta.num e muitas outras, além de aninhar os critérios E e OU entre outros.

Digamos que você tem uma planilha e quer colocar mais critérios, para retornar um valor verdadeiro.

Nosso exemplo, vai mostrar na célula C2, o que foi preenchido nas células A2, A3 e A4

Veja o exemplo da função a seguir, copie, abra o Excel e cole na célula C2:

=SE(E(A2=10;A3=15;A4=5);SOMA(A2:A4);SE(OU(A2>10;A3>=1;A4>=20);"nenhuma soma";"preencha A2 com 10, A3 com 15  e A4 com 5"))

Testamos a função e incrementamos os critérios E e OU. Preencha com os valores indicados na resposta da função.

Depois troque os valores, para ver a mudança na resposta da função.

O Excel permite aninhar até 64 funções SE diferentes, mas não é nada aconselhável fazê-lo. Por quê?

  • Várias instruções SE exigem uma grande quantidade de raciocínio para serem criadas corretamente e para certificar-se de que sua lógica pode calcular corretamente cada condição, do início ao fim. Se você não aninhar sua fórmula de forma 100% precisa, então ela poderá funcionar 75% das vezes, mas retornar resultados inesperados 25% das vezes. Infelizmente, são grandes as chances de cair nos 25%.
  • Várias instruções SE podem se tornar extremamente difíceis de serem mantidas, especialmente quando você retoma a declaração algum tempo depois e tenta descobrir o que você, ou pior, outra pessoa, estava tentando fazer.

Se você se deparar com uma instrução SE que parece continuar crescendo sem parar, é hora de pegar o mouse e repensar sua estratégia.

Vejamos como criar de forma apropriada uma instrução SE aninhada complexa usando vários SEs e como reconhecer quando é hora de usar outra ferramenta no seu arsenal do Excel.

Copie e cole na célula D2 e vá digitando valores na célula B2

=SE(B2>=100;"igual ou maior que 100";SE(B2>=90;"maior ou igual a 90";SE(B2>=90;"maior ou igual a 80";SE(B2>=70;"maior ou igual a 70";SE(B2>=60;"maior ou igual a 60";SE(B2>=50;"maior ou igual a 50"; SE(B2>=40;"maior ou igual a 40";SE(B2>=30;"maior ou igual a 30";SE(B2>=20;"maior ou igual a 20";SE(B2>=10;"maior ou igual a 10";SE(B2>=7;"maior ou igual a 7";SE(B2>=3;"maior ou igual a 3";"menor que 3"))))))))))))

Essa fórmula continua muito precisa e funcionará conforme o esperado. Porém, ela levará muito tempo para ser escrita e ainda mais tempo para ser testada a fim de verificar se ela faz o que você deseja.

Outro problema especialmente relevante e evidente, é que você tem que inserir as pontuações e as letras equivalentes manualmente.

Quais são as chances de que haja um erro de digitação acidental? Agora, imagine tentar fazer isso 64 vezes com condições mais complexas. Claro, é possível, mas você quer mesmo ter esse tipo de trabalho e ficar sujeito a possíveis erros que serão muito difíceis de identificar? Eu aposto que não.

Compatibilidade com a função SE aninhada:

Aplicável a: Excel 2016, Excel 2013, Excel 2010, Excel 2007, Excel 2016 para Mac, Excel para Mac 2011, Excel Online, Excel para iPad, Excel Web App, Excel para iPhone, Excel para tablets Android, Excel Starter, Excel para Windows Phone 10, Excel Mobile, Excel para telefones Android.

Trabalhar com fórmulas do Microsoft Excel, exige uma dose de paciência, mas é gratificante, produtivo e intuitivo.

Agora, há uma função SES no Excel 2016, que pode substituir várias instruções SE aninhadas por uma única função. Portanto, em vez de nosso exemplo inicial de notas, que tem 4 funções SE aninhadas, terá apena uma função SES:

  • Acesse Aqui os exemplos da Função SES, se você estiver usando o Excel 2016, ou superior.

Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

2 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação
  1. Preciso aninhar 92 testes lógicos em uma formula na mesma célula. pois são 92 pessoas 92 células/lista que preciso informar um código que se
    repete em 36 pessoas dessas 92 com o mesmo código. Como posso fazer se não dá para aninhar 92?

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart