Função PARÂMETRO do MS Excel 2016 +

A função PARÂMETRO do Excel é da categoria funções lógicas e avalia um valor; que pode ser chamado de expressão; em relação a uma lista de valores. Ela retorna o resultado correspondente ao primeiro valor coincidente. Se não houver nenhuma correspondência, um valor padrão opcional poderá ser retornado.

O que é parâmetro? É um elemento que pode ser usado para estabelecer comparações entre diversas áreas como: processos, densidades, tempo, pessoas, comportamento, etc. Leia mais sobre parâmetro em significados.

Sintaxe da função PARÂMETRO no Excel

PARÂMETRO(expressão;valor1;resultado1;[padrão ou valor2;resultado2];…[padrão ou valor3;resultado3])

Nota: as funções são limitadas a 254 argumentos, então, é possível usar até 126 pares de valores e de argumentos de resultado.

  • Expressão - Como um argumento obrigatório, a expressão é o valor que será comparado com valor1…valor126. Pode ser um número, uma data ou um texto.
  • Valor1…valor126 - ValorN é um valor que será comparado à expressão.
  • Resultado1…resultado126 - ResultadoN é o valor a ser retornado quando o argumento valorN correspondente coincidir com a expressão. O ResultadoN deve ser fornecido para cada argumento valorN correspondente.
  • Padrão - o padrão é o valor a ser retornado caso nenhuma correspondência seja encontrada nas expressões valorN. O argumento Padrão é identificado por não ter nenhuma expressão resultadoN correspondente. O padrão deve ser o argumento final na função.

Exemplo da função PARÂMETRO

Em sua forma mais simples, a função PARÂMETRO diz:

=PARÂMETRO(Valor de parâmetro; Valor de correspondência1...[2-126]; Valor para retornar caso haja uma correspondência1...[2-126]; Valor para retornar caso não haja nenhuma correspondência)

Onde você pode avaliar até 126 valores e resultados coincidentes.

Detalhamento dos argumentos da função PARÂMETRO

  1. Valor de parâmetro? Nesse caso, DIA.DA.SEMANA(A2) equivale a 2.
  2. Que valor você deseja corresponder? Nesse caso, é 1, 2 e 3.
  3. Se houver uma correspondência, o que você deseja retornar como resultado? Nesse caso, seria domingo para 1, segunda-feira para 2 e terça-feira para 3.
  4. Valor padrão a ser retornado caso não haja nenhuma correspondência encontrada. Nesse caso, é o texto "Sem correspondência".

Observação: Se não houver nenhum valor correspondente e nenhum argumento padrão for fornecido, a função PARÂMETRO retornará o erro #N/D!.

A seguir, copie os dados da tabela e cole-os na célula A1 de uma nova planilha de Excel, para obter os resultados práticos.

Função Parâmetro
Valor Fórmula Resultado
2 =PARÂMETRO(DIA.DA.SEMANA(A3);1;"Domingo";2;"Segunda-feira";3;"Terça-feira";"Sem correspondência") Como A3=3; e segunda-feira é o argumento de resultado correspondente ao valor 2; PARÂMETRO retorna Segunda-feira
22 =PARÂMETRO(A4;1;"Domingo";2;"Segunda-feira";3;"Terça-feira") Como não há nenhuma correspondência e nenhum argumento SENÃO, PARÂMETRO retorna #N/D!
10 =PARÂMETRO(A5;1;"Domingo";2;"Segunda-feira";3;"Terça-feira";3;"Sem correspondência") Sem correspondência
2 =PARÂMETRO(A6;1;"Domingo";7;"Sábado";"dia da semana") dia da semana
3 =PARÂMETRO(A7;1;"Domingo";2;"Segunda-feira";3;"Terça-feira";4;"Sem correspondência") Terça-feira

Este foi um exemplo básico para demonstrar o potencial da função parâmetro do Excel. Você pode usar em dados de diferentes tipos.

As pessoas estão lendo isso também:

Função VERDADEIRO no Excel
Função XOR do Excel Teste Agora

Leave a Reply