Função PROCH na planilha de Excel com exemplos práticos

A função PROCH no Excel, procura um valor horizontalmente em uma linha, para localizar uma correspondência exata ou a correspondência mais próxima compatível. Em seguida, PROCH retorna um valor de outra linha, na mesma coluna onde encontrou o valor. Esta função é semelhante a PROCV, que é usado para pesquisas verticais.

Função PROCH na planilha de Excel com exemplos práticos

Se você já trabalhou com a função PROCV, provavelmente são terá dificuldades para usar PHOCH, ou outras funções de pesquisa e referências.

Na função PROCH do Excel existem 4 componentes

  1. O valor que você deseja pesquisar.
  2. Intervalo no qual você deseja localizar o valor e o valor de retorno.
  3. O número da linha dentro do intervalo definido, que contém o valor de retorno.
  4. Resultado: 0 ou FALSE para uma correspondência exata com o valor que você está procurando. 1 ou TRUE para uma correspondência aproximada.

Sintaxe da função PROCH no Excel

=HLOOKUP(valor a ser pesquisado, área da tabela, número da linha)

Argumentos da função PROCH

Valor_pesquisaRepresenta o valor a ser pesquisado
Tabela_array A tabela da qual recuperar dados.
Índice_de_linhaO número da linha da qual recuperar dados.
Pesquisa_intervalo[opcional] Um booleano para indicar a correspondência exata ou aproximada. Padrão = TRUE = correspondência aproximada.

Exemplo prático para a função PROCH

Função PROCH      
Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3 Exemplo 4
A1 B1 C1 D1
A2 B2 C2 D2
A3 B3 C3 D3
A4 B4 C4 D4
A5 B5 C5 D5
Exemplo 1 D3 =PROCH(A10;A3:D7;3)  

Para fazer este exemplo, selecione a tabela acima, copie e cole na célula A1 de uma nova planilha de Excel. Eu fiz uma fórmula com dados puxados de uma lista. Siga os passos para criar a lista de validação de dados.

  • Selecione e célula A8 deste exemplo em sua planilha.
  • Agora, vá para a guia DADOS e localize o grupo Ferramenta de Dados.
  • Clique na seta ao lado do ícone Validação de dados, ou clique diretamente no ícone.
vá para a guia DADOS e localize o grupo Ferramenta de Dados
  • Na caixa de diálogo que se abre, selecione a opção Lista na guia: Configurações > Critério de validação > Permitir.
  • Na opção Fonte, selecione o intervalo de célula para referência. Neste exemplo é: =$A$2:$D$2 e você pode copiar e colar esta fórmula.
selecione a opção Lista na guia
  • Clique em OK
Na planilha
✅ Para testar se está funcionando, digite na célula B8, a fórmula =PROCH(A10;A3:D7;3) da célula C8, que é a função PROCH.

✅ Selecione o nome na célula A8, onde você criou a validação de dados. Alterne entre os nomes de cabeçalho na sua seleção e veja os resultados sendo modificados.

Notas de uso de PROCH

  • Se PROCH não puder encontrar valor_procurado e pesquisa_intervalo for TRUE, ele usará o maior valor que for menor que valor_procurado.
  • Se valor_procurado for menor que o menor valor na primeira linha de tabela_array, a função PROCH retornará o valor de erro #N/D.
  • Se pesquisa_de_alcance for FALSE e valor_procurado for texto, você pode usar os caracteres curinga, ponto de interrogação (?) e asterisco (*), em valor_procurado. Um ponto de interrogação corresponde a qualquer caractere único; um asterisco corresponde a qualquer sequência de caracteres. Se você quiser encontrar um ponto de interrogação ou asterisco real, digite um til (~) antes do caractere.

Exemplo 2

Eixos Rolamentos Parafusos
4 4 9
5 7 10
6 8 11
Resultados Descrições Fórmulas usadas
4 Pesquisa "Eixos" na linha 1 e retorna o valor que está na linha 2 da mesma coluna (coluna A). =PROCH("Eixos"; A1:C4; 2)
7 Pesquisa "Rolamentos" na linha 1 e retorna o valor que está na linha 3 da mesma coluna (coluna B). =PROCH("Rolamentos"; A1:C4; 3)

A função PROCH ainda oferece mais condições por exemplo: Pesquisa com resultados aproximados, referências de valores e outras opções. Mas é uma função com algumas restrições. Em meus testes as fórmulas que eu queria exibir os resultados com valores só retornaram #N/D.

Ainda posso pesquisar resultados melhores e concretos para editar este artigo.

Confira Estas Planilhas de Excel
Lista de todas as planilhas do site. Confira estas planilhas Premium. Pacote de planilhas de Excel com 17. A melhor opção!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Custo de Obras para construção e reformas de imóveis. Mais vendida! Planilha de Cotação de Preços. Economize dinheiro comprando mais barato!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Orçamento de Obras 2.0. Exatamente o que você precisa para fazer o controle da obra. Planilhas de Controle de Estoque e Vendas. Ótima recomendação para estoques!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes

Edivaldo

Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart