Como calcular o prazo de pagamento entre dias e datas no Excel

Em uma empresa, ou qualquer tipo de negócio as pessoas precisam calcular prazo de pagamento de faturas, boletos ou cartão de crédito. Se você usar o Excel é possível criar uma planilha pequena e fácil de usar para calcular prazos de pagamentos de faturas entre duas ou mais datas.

calcular o prazo de pagamento entre dias e datas no Excel

Neste exemplo de calcular o prazo de pagamento, vamos aprender como fazer este cálculo, usando uma fórmula bem simples para calcular quantos dias tem entre a data de emissão da fatura e a data de vencimento. Depois vamos calcular da data de emissão da fatura e ver qual é a data após um período de dias.

Calculando data de vencimento menos data de emissão

Digamos, que você recebeu um boleto para agendar o pagamento, com a data de emissão em 10/09/2022 e a data de vencimento para 15/10/2022. Agora quer saber quantos dias esta fatura foi negociada.

  • Use a seguinte fórmula: =data de vencimento menos data de emissão.

Se você digitar isso em uma planilha de Excel nas células B2 e B3 a fórmula ficará assim: =B3-B2 ou =soma(B3-B2). Qualquer uma dessas duas fórmulas vão exibir o mesmo resultado.

data de vencimento menos data de emissão

Calcule a data de vencimento menos a data de Emissão. Neste exemplo, 30 dias é o resultado para o prazo de pgto.

Modelo para calcular o prazo de pagamento!

Calculando data de emissão mais quantidade de dias

Agora você está emitindo uma fatura e quer saber a data de vencimento, de uma venda que foi negociada para 45 dias de prazo. Isso é um pouco confuso, já que temos meses de 30 e 31 dias, além do mês de fevereiro que tem 28 dias e em ano bissexto tem 29. Tudo complica e você não pode cometer erros, porque está tratando de negócios com seu cliente e calcular o prazo de pagamento corretamente é imprescindível.

Você adiciona uma fórmula que soma a data inicial com o número de dias e obtém o resultado. Por exemplo: =C2+C3 onde C2 é a data de emissão (deve ter o formato de data) e C3 é o número de dias (deve ter o formato de número geral).

Na célula que exibe o resultado, é só aplicar o formato DATA.

Para formatar rapidamente uma célula como data: Vá para a guia Página Inicial e no grupo Número selecione o formato data, clicando na seta de formatos.

Você agora tem a ferramenta para calcular o prazo de pagamento corretamente em sua planilha de Excel. Agora você não corre o risco de errar as datas dos pagamentos dos seus clientes e fornecedores. Compre um livro de Excel!



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo