Home Aprendendo Excel Como saber quais números mais repetem em um intervalo de células

Como saber quais números mais repetem em um intervalo de células

113
0

Nesta postagem, eu vou mostrar como descobrir quais números mais repetem em um intervalo de células, na planilha de Excel. Essa postagem foi feita, para responder ao comentário de um usuário do site, chamado Marcelo. Primeiramente, quero agradecê-lo, pela leitura no post e estou feliz em poder ajudá-lo.

Se você tem uma tabela de Excel, com vários valores repetidos em um intervalo de célula e precisa saber qual é o valor que mais repete, qualquer uma das fórmulas a seguir, trocando as referências do intervalo.

=MODO(A1:A20)
=MODO.ÚNICO(A1:A20)
=MODO.MULT(A1:A20)

Agora, se você deseja saber mais de um número, que repete em uma coluna, siga estas etapas:

Mostrar os números que mais repetem em um intervalo de células

Se você já é um usuário experiente, basta usar a função MODO.MULT dentro de uma fórmula de Matriz. Os links deste parágrafo, te leva para dois tutoriais, sobre este assunto.

Eu gosto de mostrar tabelas como exemplo. Então copie os dados da tabela a seguir e cole-os na célula A1, em uma nova planilha de Excel.

Dados Resultados
1 2 Resultado  impreciso com Matriz
2 9 1
3 1 1
4 2 1
9 3
9 1 Resultado correto com Matriz
1 2 1
9 3 3
3 9 9
3 1
6 1 Resultado, apenas com  MODO.MULT
1 9 1

De acordo com a tabela acima, os números 1, 2 e 3 são os que mais aparecem. Para saber isso, usamos a função MODO.MULT em conjunto com a fórmula de matriz.

{=MODO.MUL(A3:A13)}

Quando você usar esta fórmula, lembre-se que ela só aceita valores que estiverem dentro do intervalo de célula na mesma coluna.

NOTA: a fórmula de Matriz, não permite que você a copie e cole na planilha. Portanto, você deve selecionar as fórmulas MODO.MULT, clicar na barra de fórmula e posicionar o cursor antes do sinal de igual. Em seguida digite no seu teclado Windows: Ctrl-Shift-Enter para criar a fórmula entre chaves.

A tabela que eu fiz, está com os resultados, como mostrados na imagem abaixo:

Tem outro dado importante. Essa fórmula só mostra números diferentes, que aparecem na mesma quantidade do intervalo. Se na sua planilha tiver os números 1, 2 e 3 repetidos a mesma quantidade de vezes, o resultado será 1, 2 e 3. Por outro lado, se um destes números for repetido mais vezes, apenas ele será mostrado dentro dos resultados das fórmulas matriciais.

Com estas dicas, provavelmente, você já condiga fazer, com que as fórmulas mostrem os valores mais repetidos em um intervalo de célula.

Deixe um comentário

avatar
1000
  Subscribe  
Notify of