Função NÃO uma das funções lógicas do Excel

A função NÃO do Excel retorna o oposto de um determinado valor lógico ou booleano. Quando dado VERDADEIRO, esta função retorna FALSO. Quando fornecido como FALSO, NÃO retorna VERDADEIRO. Use a função NÃO para reverter um valor lógico.

Para um analista financeiro, a função NÃO é útil quando ele deseja saber se uma condição específica não foi atendida.

A Fórmula Não do Excel em sua sintaxe

=NÃO(lógico)

Onde se tem:

  • Lógico (argumento obrigatório) - O argumento deve ser um valor lógico ou numérico. Se o argumento lógico fornecido for um valor numérico, zero é tratado como o valor lógico FALSO e qualquer outro valor numérico é tratado como o valor lógico VERDADEIRO.

Exemplo da função NÃO

Na tabela a seguir temos 3 exemplos da função NÃO para você testar. Então, copie a tabela e cole na célula A1 de uma nova planilha de Excel. Pode ser necessário ajustar as linhas e colunas e remover os apóstrofos que eventualmente estejam antes dos sinais ( = igual ).

Função NÃO do Excel
Fórmula Descrição
=NÃO(B3>100)200B3 na fórmula, NÃO é maior que 100
1=SE(E(NÃO(B4>1);NÃO(B4<100));B4;"O valor está fora do intervalo")50Se na fórmula, 50 for maior que 1 (VERDADEIRO), E 50 for menor que 100 (VERDADEIRO), então NÃO inverte os dois argumentos como FALSO. E requer que ambos os argumentos sejam VERDADEIRO, assim, retornará o resultado se for FALSO.
1=SE(OU(NÃO(B5<0);NÃO(B5>50));B5;"O valor está fora do intervalo")100Se na fórmula, 100 não for menor que 0 (FALSO) e 100 for maior que 50 (VERDADEIRO), então NÃO inverte os argumentos para VERDADEIRO/FALSO. OU requer que apenas um argumento seja VERDADEIRO, então, retornará o resultado se for VERDADEIRO.
ObservaçãoNote que o segundo e terceiro exemplos tem um bug aí. Eu peguei exatamente as fórmulas no site da Microsoft e alterei apenas as referências para as células B3, B4 e B5 para facilitar e os resultados estão sem acordo com a fórmula e não há como consertar até esta data da publicação da postagem. Assim fomo a Função OU, a Função NÃO tem alguns bugs a serem corrigidos.
Função NÃO

Mais exemplos da função NÃO

Agora veja os exemplos básicos desta função, como são fáceis de entender. Novamente você pode copiar a tabela a seguir e colar na célula A1 de uma nova planilha de Excel.

Todas as fórmulas criadas com a função NÃO neste caso estão funcionando.

Resultados básicos para a função NÃO
ResultadosReferênciasFórmulas
FALSOVerde=NÃO(B3="verde")
VERDADEIRO90=NÃO(B4=100)
FALSO200=NÃO(B5>100)
VERDADEIRO20=NÃO(B6<10)
VERDADEIROMangas=NÃO(B7="Laranjas")
VERDADEIRO =NÃO(5+1=8)

Obrigado por ler esta postagem para uma função confusa do Excel. Ao dedicar um tempo para aprender e dominar essas funções, você irá acelerar significativamente sua análise financeira. No entanto, estes bugs apresentados ainda vou discutir e adicionar a solução aqui, quando for descoberta.



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo