Fazer Planilhas de Excel Com Fórmulas

Primeira Planilha de Excel, com a função SOMA, essa é uma das principais funções do Excel e talvez a mais utilizada numa tabela de Excel

 

Para iniciar nossa primeira planilha, abra o Microsoft Excel no seu computador, em seguida clique na célula A1 – a referência da célula é sempre a letra da coluna em conjunto com o número da linha.

 

Observe que as linhas da tabela são numeradas verticalmente e as colunas descritas em ordem alfabética topo da planilha – na horizontal. Portanto as linhas são empilhadas umas sobre a outras na horizontal e as colunas fixadas lado a lado na vertical da esquerda para a direita.

 

Na célula A1 digite o nome da planilha

 

Cabeçalho da planilha – digite na linha 2 os títulos a seguir:

A2 – Produto

B2 – Quantidade

C2 – Preço unitário

D2 – Valor Total

 

 

Preencha de acordo com a imagem acima e nacoluna D com o cabeçalho: Valor Total, vamos criar a soma da quantidade vezes o preço unitário.

 

A fórmula pode ser preenchida das seguintes maneiras: =soma(B3*C3) ou simplesmente =B3*C3

 

Copie a fórmula para as células seguintes da mesma coluna.

Posicione o mouse no canto inferior direito da célula, quando o cursor fica em formato de cruz mais fininho, clique segure e arraste até o fim das células seguintes.

 

Graças aos aprimoramentos a seguir, é muito mais fácil criar fórmulas no Office Excel a partir da versão 2007.

 

Barra de fórmulas redimensionável     A barra de fórmulas é automaticamente redimensionada para acomodar fórmulas longas e complexas; assim, as fórmulas não cobrem outros dados na planilha. Também é possível escrever fórmulas mais longas, com mais níveis de aninhamento do que em versões anteriores do Excel.

 

Preenchimento Automático de Função     Com o Preenchimento Automático de Função, você pode escrever rapidamente a sintaxe correta das fórmulas. Detectando facilmente as funções que deseja usar e obtendo ajuda para concluir os argumentos das fórmulas, você as criará corretamente não apenas na primeira vez, mas sempre.

 

Referências estruturadas     Além de referências a células, como A1 e R1C1, o Office Excel 2007 fornece referências estruturadas que fazem referência a tabelas e intervalos nomeados em uma fórmula.

 

Fácil acesso a intervalos nomeados     Usando o gerenciador de nomes do Office Excel 2007, você pode organizar, atualizar e gerenciar vários intervalos nomeados em um local central. Assim, quem precisar trabalhar em sua planilha poderá interpretar mais facilmente as fórmulas e os dados.

 

A primeira planilha está pronta para ser usada.

 

Talvez você queira ler também:
 

20 Comments até agora. Sinta-se livre para se juntar a esta conversa.

  1. Guilas 29/10/2016 at 18:44 - Reply

    Ola
    Uso uma tabela para controlar para a distribuição de material, a medida que tal for usado marco com certa cor e o que não aparece colorido significa que não usado ainda. Peço a formula para calcular ou diferenciar as células coloridas das não coloridas
    Desde ja, muito obrigado pela atenção.

    • Tudo Excel 31/10/2016 at 13:53 - Reply

      Olá. usa uma formatação condicional. Nós explicamos aqui no site, como fazer

Deixe um Comentário