Fazer Planilhas de Excel Com Fórmulas

Primeira Planilha de Excel, com a função SOMA, essa é uma das principais funções do Excel e talvez a mais utilizada numa tabela de Excel

Para iniciar nossa primeira planilha, abra o Microsoft Excel no seu computador, em seguida clique na célula A1 – a referência da célula é sempre a letra da coluna em conjunto com o número da linha.

Observe que as linhas da tabela são numeradas verticalmente e as colunas descritas em ordem alfabética topo da planilha – na horizontal. Portanto as linhas são empilhadas umas sobre a outras na horizontal e as colunas fixadas lado a lado na vertical da esquerda para a direita.

Criando a planilha com fórmulas na prática.

Na célula A1 digite o nome da planilha.

Cabeçalho da planilha – digite na linha 2 os títulos a seguir:

  • A2 – Produto
  • B2 – Quantidade
  • C2 – Preço unitário
  • D2 – Valor Total

Preencha de acordo com a imagem acima e na coluna D com o cabeçalho: Valor Total, vamos criar a soma da quantidade vezes o preço unitário.

A fórmula pode ser preenchida das seguintes maneiras: =soma(B3*C3) ou simplesmente =B3*C3

Copie a fórmula para as células seguintes, da mesma coluna.

Posicione o mouse no canto inferior direito da célula, quando o cursor fica em formato de cruz mais fininho, clique segure e arraste até o fim das células seguintes.

Graças aos aprimoramentos a seguir, é muito mais fácil criar fórmulas no Office Excel a partir da versão 2007.

Barra de fórmulas redimensionável – A barra de fórmulas é automaticamente redimensionada para acomodar fórmulas longas e complexas; assim, as fórmulas não cobrem outros dados na planilha. Também é possível escrever fórmulas mais longas, com mais níveis de aninhamento do que em versões anteriores do Excel.

Preenchimento Automático de Função – Com o Preenchimento Automático de Função, você pode escrever rapidamente a sintaxe correta das fórmulas. Detectando facilmente as funções que deseja usar e obtendo ajuda para concluir os argumentos das fórmulas, você as criará corretamente não apenas na primeira vez, mas sempre.

Referências estruturadas – Além de referências a células, como A1 e R1C1, o Office Excel 2007 fornece referências estruturadas que fazem referência a tabelas e intervalos nomeados em uma fórmula.

Fácil acesso a intervalos nomeados – Usando o gerenciador de nomes do Office Excel 2007, você pode organizar, atualizar e gerenciar vários intervalos nomeados em um local central. Assim, quem precisar trabalhar em sua planilha poderá interpretar mais facilmente as fórmulas e os dados.

A primeira planilha está pronta para ser usada.

Gostaríamos de saber se ficou alguma dúvida sobre: Fazer Planilhas de Excel Com Fórmulas. Por favor deixe seu comentário, ou faça sua pergunta.

 

Deixe um comentário

30 Comentários em "Fazer Planilhas de Excel Com Fórmulas"

avatar
1000
  Opções de Notícias  
Me avisar quando:
sirlei
Visitante

Boa tarde.
Preciso fazer uma folha para calcular o valor do produto em pesos e converter em reais.

Anabela Reis Nunes
Visitante

Quero saber como utilizar PROCV

Paulo
Visitante

Gostaria de saber como faço uma planilha contendo nomes de alunos com as quatros notas que pretendo inserir quero somar as quatros e depois dividir.

MARCIA
Visitante

preciso realizar uma formula…
se a celula (a1 for =10) pega os valores de uma tabela na mesma planilha que conta tres colunas a frente desta.
como devo fazer a formula ????

Leandro Rodrigues da Silva
Visitante

Preciso de uma ajuda …

Numa coluna onde tenho, Exe. : 12345 – Maria Joao

No caso desejo retirar ou substituir ” por nada ” os numeros, deixando nessa coluna apenas o nome.

Como faço ?

Guilas
Visitante

Ola
Uso uma tabela para controlar para a distribuição de material, a medida que tal for usado marco com certa cor e o que não aparece colorido significa que não usado ainda. Peço a formula para calcular ou diferenciar as células coloridas das não coloridas
Desde ja, muito obrigado pela atenção.