História e Versões do Excel, Uma Jornada Pela Evolução Das Planilhas Eletrônicas

Vamos relembrar, como e quando começou o Microsoft Excel e todas as suas versões lançadas ao longo dos anos. A primeira versão do Excel foi lançada para o Mac em 1985. Já, a primeira versão do Excel para Windows, foi lançada em 1987 e numerada como: 2.0 para sincronizar com a versão feita para o Mac.

Histórias e versões do MS Excel

Mas, antes de tudo isso, A Microsoft comercializou um programa de planilha chamado Multiplan em 1982. A Multiplan tornou-se muito popular nos sistemas CP/M, mas em sistemas MS-DOS perdeu popularidade para o Lotus 1-2-3. A Lotus Corporation lançou o Lotus 1-2-3, que além de ser uma planilha também gravava gráfico e tratava os dados como uma ferramenta de base de dados, nessa ocasião, foi líder de mercado, perdendo o posto, posteriormente, para o Excel.

Acompanhe agora a História e as versões do Excel

Versões do Excel

Lotus demorou a trazer 1-2-3 para Windows e por volta de 1988 Excel tinha começado a outsell 1-2-3 e ajudou a Microsoft alcançar a posição de desenvolvedor de software líder para PC.

Essa conquista, destronando o rei do mundo do software, solidificando a Microsoft como um concorrente válido e mostrou seu futuro no desenvolvimento de software GUI. A Microsoft empurrou sua vantagem com lançamentos regulares a cada dois anos aproximadamente.

Os Primeiros Passos: O Surgimento das Planilhas Eletrônicas

O Surgimento das Planilhas Eletrônicas

A história do Excel começa no final da década de 1970, quando a computação pessoal estava apenas engatinhando. Na época, os computadores eram grandes, caros e não estavam ao alcance da maioria das pessoas.

  • Foi nesse contexto que Dan Bricklin, um estudante da Harvard Business School, teve a ideia de criar uma ferramenta que facilitasse a análise de dados para um estudo de caso.
  • Bricklin desenvolveu o VisiCalc, considerado o precursor das planilhas eletrônicas.
  • O VisiCalc permitia realizar cálculos simples em uma matriz de 5 colunas por 20 linhas.

Embora fosse uma versão rudimentar do que conhecemos hoje, o VisiCalc foi revolucionário na época, pois permitia que os usuários realizassem cálculos automaticamente, alterando os valores das células.

O Surgimento do Excel: A Concorrência com o Lotus 1-2-3

Em 1982, a Microsoft lançou seu primeiro software de planilha eletrônica, o Multiplan. Embora tenha ganhado popularidade em sistemas CP/M, o Multiplan não conseguiu competir com o líder de mercado, o Lotus 1-2-3, que dominava o mercado para sistemas MS-DOS.

Foi então que a Microsoft decidiu investir no desenvolvimento de um novo software de planilha eletrônica, o Excel. O objetivo era criar uma ferramenta que pudesse superar o Lotus 1-2-3 em todas as suas funcionalidades. Em 1985, a primeira versão do Excel foi lançada para a plataforma Macintosh, seguida pelo lançamento da versão 2.0 para Windows em 1987.

No entanto, o lançamento do Excel não foi livre de polêmicas. Na época, já existia uma empresa com uma patente registrada com o nome "Excel". Como resultado, a Microsoft foi obrigada a se referir ao programa como "Microsoft Excel". No entanto, anos depois, a empresa adquiriu a empresa detentora da patente e resolveu a situação.

A Ascensão do Excel: A Liderança no Mercado de Planilhas Eletrônicas

Com a lentidão do Lotus 1-2-3 em lançar uma versão para o ambiente Windows, o Excel começou a ganhar terreno rapidamente. Por volta de 1988, o Excel assumiu a liderança no mercado de planilhas eletrônicas e continuou a expandir sua base de usuários nos anos seguintes. Uma tabela do Ecel começa mais ou menos assim:

EXCELColuna 1Coluna 2Coluna 3 Resultado da Fórmula
a345FALSO
b222VERDADEIRO
c533VERDADEIRO
d444VERDADEIRO
e335VERDADEIRO
Resumo de uma planilha de Excel

Uma das razões para o sucesso do Excel foi sua capacidade de se adaptar às necessidades dos usuários e oferecer recursos avançados.

Ao longo das versões, o Excel introduziu melhorias significativas, como a inclusão do VBA (Visual Basic for Applications), uma linguagem de programação que permitia automatizar tarefas e criar funcionalidades personalizadas.

Outro ponto forte do Excel foi sua facilidade de uso. A Microsoft se esforçou para tornar o software acessível a todos, oferecendo uma interface intuitiva, recursos de formatação e uma ampla gama de funções e fórmulas pré-programadas.

Esses recursos fizeram do Excel a escolha preferida tanto para usuários domésticos quanto para profissionais de negócios.

Microsoft Excel para Windows

Microsoft Excel para Windows

O Excel 2.0 foi a primeira versão do Excel lançada para a plataforma Intel, com sistema operacional Windows. Nunca houve um Excel 1.0 para DOS, ou para o Windows.

Excel 2.0 ocupa um lugar importante na história das versões do Excel, pois foi a primeira versão lançada para Windows. Antes do Excel 2.0, o Excel estava disponível apenas para usuários de Macintosh. Com o lançamento do Excel 2.0, a Microsoft expandiu seu alcance para a plataforma Windows, tornando-o acessível a um público muito mais amplo.

Esta versão do Excel trouxe melhorias em termos de velocidade e desempenho. Ofereceu cálculos mais rápidos e melhor gerenciamento de memória, permitindo que os usuários trabalhassem com conjuntos de dados maiores sem sofrer lentidão significativa.

Excel 3.0 Lançado em 1990

 Excel 3.0 Lançado em 1990

O Excel 3.0, lançado em 1990, foi um marco significativo na evolução do Microsoft Excel. Ele fazia parte das versões do Excel projetadas especificamente para os sistemas operacionais Windows. O Excel 3.0 introduziu vários novos recursos e melhorias que aprimoraram a funcionalidade e a usabilidade do software de planilha eletrônica.

Um dos principais recursos do Excel 3.0 foi a interface gráfica do usuário (GUI) aprimorada. A interface tornou-se mais intuitiva e amigável, facilitando a navegação dos usuários pelas diversas funções e ferramentas disponíveis. Além disso, a introdução de barras de ferramentas e menus tornou mais conveniente para os usuários o acesso aos comandos e funções mais usados.

Outro recurso notável do Excel 3.0 foi sua maior compatibilidade com outros aplicativos do Windows. Isso permitiu que os usuários integrassem perfeitamente o Excel a outros programas de software, como processadores de texto e sistemas de gerenciamento de banco de dados. Essa interoperabilidade aumentou a versatilidade do Excel e o tornou uma ferramenta mais poderosa para análise de dados e geração de relatórios.

O Excel 3.0 também introduziu novos recursos de gráficos, permitindo que os usuários criassem gráficos e tabelas mais atraentes e informativos.

  1. Barras de ferramentas incluídas.
  2. Capacidades de desenho.
  3. Estrutura de tópicos.
  4. Suporte de suplementos.
  5. Gráficos 3D

E muitos mais novos recursos, foram acrescentados para esta versão.

Excel 4.0 lançado em 1994

O Excel 4.0 foi um lançamento significativo na história do Microsoft Excel, pois trouxe vários novos recursos e melhorias para o popular software de planilha eletrônica. Lançado em 1994, o Excel 4.0 introduziu uma interface mais amigável e uma funcionalidade aprimorada em comparação com seus antecessores.

Essa versão incluiu a capacidade de criar e manipular várias planilhas em uma pasta de trabalho, facilitando a organização e a análise dos dados pelos usuários.

Além disso, o Excel 4.0 introduziu recursos avançados de fórmulas, como a capacidade de usar matrizes e criar funções personalizadas importantes até para as próximas versões do MS Excel.

De modo geral, o Excel 4.0 foi um marco na evolução das versões do Excel, abrindo caminho para futuros avanços na tecnologia de planilhas eletrônicas.

Foi introduzido auto preenchimento e outras melhorias que não se via em outras versões do Excel. Além disso, um ovo de páscoa no Excel 4.0 revela uma animação oculta de um conjunto de números de dança de 1 a 3, representando o Lotus 1-2-3, que foi então esmagado por um logotipo do Excel.

Excel 5.0 lançado em 1995

Com a versão 5.0, o Excel incluiu o Visual Basic for Applications - VBA. Uma linguagem de programação baseada no Visual Basic que adiciona a capacidade de automatizar tarefas no Excel e fornecer funções definidas pelo usuário, para uso em planilhas.

O VBA é uma adição poderosa ao aplicativo e inclui um ambiente de desenvolvimento integrado - IDE, totalmente caracterizado. Permitiu de macro produzida com o código VBA.

Funções fornecidas pelo VBA fizeram do Excel um alvo para vírus de macro . Isso causou sérios problemas até que os produtos antivírus começassem a detectar esses vírus.

A Microsoft tardiamente tomou medidas para evitar o uso incorreto adicionando a capacidade de desabilitar macros completamente e só habilitar, de fontes confiáveis, comum alerta no topo da planilha, logo abaixo da barra de ferramentas.

Excel 95 lançado em 1995, como Versão 7.0

O Excel 95, também conhecido como Microsoft Excel 7.0, foi uma das primeiras versões do popular software de planilha eletrônica desenvolvido pela Microsoft. Foi lançado em 1995 e representou uma melhoria significativa em relação aos seus antecessores. 

Mais rápido e mais estável, Excel 95 foi lançado em 1995 com o Microsoft Office para Windows 95, esta é a primeira versão principal após o Excel 5.0, uma vez que não existe o Excel 6.0.

345OU(B2=C2;B2=D2;C2=D2)PROCV(B2;C:D;2;0)
222OU(B3=C3;B3=D3;C3=D3)PROCV(B3;C:D;2;0)
533VERDADEIRO4
444VERDADEIRO5
335VERDADEIRO3

As fórmulas já eram conhecidas e foram de aprimorando cada vez mais.

Excel 97 lançado em 1997, como versão 8.0

 Excel 97 lançado em 1997, como versão 8.0

O Excel 97, também conhecido como Excel 8.0, foi lançado pela Microsoft Corporation em 16 de janeiro de 1997. Foi a oitava versão do popular software de planilha eletrônica e representou uma atualização significativa em relação ao seu antecessor, o Excel 95. O Excel 97 introduziu vários novos recursos e melhorias que aprimoraram sua funcionalidade e usabilidade.

Um dos recursos notáveis do Excel 97 foi o aprimoramento do desempenho e da estabilidade. A Microsoft fez várias otimizações no software, resultando em cálculos mais rápidos e uma experiência de usuário mais suave. Além disso, o Excel 97 introduziu o suporte a planilhas maiores, permitindo que os usuários trabalhem com mais dados do que nunca.

O Excel 97 também introduziu uma série de novas ferramentas e funções que facilitaram a análise e a manipulação de dados. O software incluiu recursos avançados de gráficos, permitindo que os usuários criassem gráficos mais atraentes e informativos. Também introduziu novas funções, como VLOOKUP e HLOOKUP, que simplificaram as tarefas de recuperação e análise de dados.

O Excel 97 foi um lançamento significativo na evolução das versões do Excel, pois estabeleceu a base para as versões futuras com seu desempenho aprimorado e recursos avançados.

Apesar de ter mais de duas décadas, o Excel 97 ainda ocupa um lugar na história do software de planilha eletrônica e continua a ser usado por algumas organizações para fins de legado.

Excel 2000, Lançado em (1999, 2000) como versão 9.0

Lançado em 7 de junho de 1999, o Excel 2000 ofereceu uma série de novos recursos e melhorias em relação aos seus antecessores. Fazia parte do pacote Microsoft Office 2000 e era compatível com o sistema operacional Windows.

Com poucos acrescentados e novo visual, também Incluído no Office 2000, esta foi uma atualização menor, mas introduziu a atualização para a área de transferência onde podia armazenar vários objetos ao mesmo tempo. O Assistente do Office, cuja frequente aparência não solicitada no Excel 97, tinha irritado muitos usuários, tornou-se menos intrusiva.

O Excel 2000 introduziu vários aprimoramentos que facilitaram a criação e a manipulação de dados pelos usuários. Um dos aprimoramentos mais notáveis foi a capacidade de colaborar em pastas de trabalho em tempo real usando a Internet.

Esse recurso permitiu que vários usuários editassem e atualizassem as planilhas simultaneamente, melhorando a produtividade e a eficiência em um ambiente de trabalho colaborativo. Além disso, o Excel 2000 incluiu ferramentas aprimoradas de análise de dados, como tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos, que facilitaram o resumo e a visualização de grandes quantidades de dados.

Com seu lançamento, o Excel 2000 tornou-se uma escolha popular para empresas e indivíduos que dependiam muito de planilhas para suas necessidades de gerenciamento de dados. Sua interface amigável e seus recursos avançados o tornaram uma ferramenta versátil para tudo, desde cálculos simples até modelagem financeira complexa.

O Excel 2000 continuou sendo uma versão amplamente utilizada do software até que novas versões fossem introduzidas nos anos seguintes.

Excel 2002 lançado em (2001, 2002) como versão 10.0

 Excel 2002

O Excel 2002, também conhecido como Excel XP, é uma versão do Microsoft Excel que foi lançada em 31 de maio de 2001. Faz parte do Microsoft Office Suite e foi o sucessor do Excel 2000. O Excel 2002 introduziu uma série de novos recursos e melhorias, tornando-o uma escolha popular entre os usuários.

Ele ofereceu ferramentas de análise de dados aprimoradas, recursos de colaboração melhorados e maior funcionalidade, facilitando aos usuários o gerenciamento e a análise eficaz de seus dados.

1Como em qualquer versão de software, o Excel 2002 teve seu próprio conjunto de atualizações e correções de bugs.
2A Microsoft lança regularmente atualizações e service packs para resolver quaisquer problemas ou vulnerabilidades que possam estar presentes no software.
3Essas atualizações não apenas melhoram o desempenho e a estabilidade do software, mas também garantem que os usuários tenham acesso aos recursos e às funcionalidades mais recentes.

O Excel 2002 foi amplamente utilizado por empresas e indivíduos para várias finalidades, incluindo análise financeira, gerenciamento de dados e geração de relatórios.

Sua interface amigável e ferramentas poderosas o tornaram uma ferramenta valiosa para profissionais de vários setores. No entanto, com o lançamento de versões mais recentes do Excel, como o Excel 2007, 2010 e o mais recente Excel 2019, muitos usuários fizeram o upgrade para essas versões mais recentes para aproveitar os recursos e as melhorias mais recentes.

Excel 2003 lançado em 2003, como versão 11.0

Barra de ferramentas mais intuitiva, Incluído no Office 2003. Melhorias menores, sendo as mais significativas, as novas Tabelas.

Excel 2007 lançado em 2007, como versão 12.0

Excel 2007 lançado em 2007

Foi Incluído no Office 2007, esta versão foi uma grande atualização da versão anterior. Semelhante a outros produtos Office atualizados, o Excel em 2007 usou o novo sistema de menu da Faixa de Opções. Isso era diferente do que os usuários estavam acostumados, e foi encontrado com reações mistas.

Modificação permanente na barra de ferramentas, botões, e adição de novos recursos e um visual moderno. Incluiu o SmartArt de diagramas de negócios editáveis.

Também foi adicionado um gerenciamento aprimorado de variáveis ​​nomeadas através do Gerenciador de Nomes. Foram introduzidas também, várias melhorias nas tabelas dinâmicas e planilhas com formato de tabela.

Foram introduzidos o .xlsm para uma pasta de trabalho com macros e .xlsx para a pasta de trabalho sem macros. Excel 2007, foi o grande salto do programa mais popular do mundo em planilhas eletrônicas.

Excel 2010 lançado em 2010, como versão 14.0

Excel 2010 lançado em 2010

Incluído no Office 2010, esta é a próxima versão principal após a versão 12.0, já que a versão número 13 foi ignorada. O Microsoft Excel 2010 em execução no Windows 7, foi um lançamento de atualização com algumas melhorias e suporte de 64 bits,

  1. Tabelas dinâmicas melhoradas.
  2. Recálculo de múltiplos segmentos MTR.
  3. Opções de formatação mais condicionais.
  4. Recursos adicionais de edição de imagem.
  5. Capacidade de visualização antes de colar.
  6. Funcionalidade de backstage do Office 2010 para tarefas relacionadas a documentos e muitas novas fórmulas,
  7. altamente especializadas para melhorar a precisão

Excel 2013 lançado em sua versão 15.0

Excel 2013

O Excel 2013 foi lançado em 29 de janeiro de 2013 e é uma das versões mais recentes do Excel. O Excel 2013 evoluiu ao longo dos anos e cada nova versão traz novos recursos e melhorias. Algumas das versões mais notáveis do Excel incluem o Excel 2007, o Excel 2010 e o Excel 2016. No entanto, o Excel 2013 se destaca por seu design elegante, interface amigável e recursos aprimorados.

O lançamento do Excel 2013 trouxe vários novos recursos e melhorias para o software. Um dos principais aprimoramentos foi a introdução de um novo recurso chamado Flash Fill, que permite aos usuários preencher automaticamente os dados com base nos padrões detectados.

Esse recurso economiza tempo e torna a entrada de dados mais eficiente. Outra melhoria notável no Excel 2013 é a capacidade de trabalhar com conjuntos de dados maiores, graças ao desempenho aprimorado e ao suporte à arquitetura de 64 bits. Além disso, o Excel 2013 introduziu novas opções de gráficos e recursos de colaboração aprimorados, facilitando o trabalho simultâneo de vários usuários na mesma planilha.

Excel 2016 lançado em 2016, como versão 16.0

Excel 2016 Novos Recursos

O Microsoft Excel 2016 com uma assinatura do Office 365 uma das versões do Microsoft Excel, ainda considerada recente. As versões anteriores incluem Excel 2013, Excel 2010, Excel 2007. O Excel 2016 é compatível com o Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7.

O Excel 2016 inseriu novos recursos como:

  1. Integração de Query Power.
  2. Modo só de leitura para o Excel.
  3. Acesso de teclado para tabelas dinâmicas no Excel.
  4. Novos tipos de gráficos.
  5. Ligação rápida de dados no Visio.
  6. Funções de previsão do Excel.
  7. Suporte para seleção múltipla de itens de Slicer usando o toque.
  8. Grupo de tempo e gráfico de percursos.
  9. Cartões de dados Excel.

O Excel 2016 e o Power BIPower B I contêm um portfólio de ferramentas que são exclusivas no setor. Juntos, eles habilitam os analistas de negócios a coletar, modelar, analisar e explorar visualmente seus dados com mais facilidade.

O novo serviço do Power BI é um ambiente de fornecimento e colaboração de análise de negócios. Ele ajuda todos os funcionários em sua organização a reunir dados de uma vasta gama de fontes. E isso inclui: pastas de trabalho do Excel, dados corporativos locais, serviços do Azure e outras ofertas populares baseadas na nuvem, como Salesforce.com ou Marketo. Tudo isso, para exibir e compartilhar usando painéis e relatórios interativos ativos.

Excel 2019 - Microsoft 365

Excel 2019 - Microsoft 365

O Excel 2019 é a versão mais recente do popular programa de planilhas eletrônicas da Microsoft e faz parte do conjunto de ferramentas de produtividade do Microsoft 365.

Essa versão do Excel oferece uma série de novos recursos e melhorias em relação às versões anteriores, tornando-o uma ferramenta valiosa para empresas e indivíduos.

Um dos principais benefícios do Excel 2019 são seus recursos aprimorados de análise de dados. Com recursos como o Power Query e o Power Pivot, os usuários podem importar e manipular facilmente grandes conjuntos de dados de várias fontes e, em seguida, realizar cálculos e análises complexas para obter insights valiosos.

  • Isso torna o Excel 2019 particularmente útil para modelagem financeira, previsão e outras tarefas orientadas por dados.

Outro recurso notável do Excel 2019 são as opções aprimoradas de colaboração e compartilhamento. Com a integração do Microsoft 365, os usuários podem colaborar facilmente em planilhas em tempo real, facilitando o trabalho em projetos com colegas ou clientes.

Além disso, o Excel 2019 oferece recursos de segurança aprimorados, como criptografia de dados e controles de acesso, garantindo a proteção de informações confidenciais.

O Excel 2019 também inclui uma série de novas opções de gráficos e visualização, permitindo que os usuários criem tabelas e gráficos mais atraentes e informativos. Isso pode ser particularmente útil para apresentar dados às partes interessadas ou tomar decisões baseadas em dados.

Conclusão: O Excel - Uma Ferramenta Essencial para a Análise de Dados

Ao longo dos anos, o Excel se estabeleceu como a ferramenta líder no mercado de planilhas eletrônicas. Sua evolução contínua, com o lançamento de novas versões e recursos avançados, garante que ele continue a atender às demandas dos usuários e a se adaptar às necessidades em constante mudança.

Desde sua criação, o Excel revolucionou a forma como as pessoas gerenciam, analisam e visualizam dados. Tornou-se uma ferramenta indispensável para empresas de todos os tamanhos e setores, bem como para usuários domésticos que desejam organizar suas finanças pessoais ou realizar cálculos complexos.

Seja você um profissional de negócios, um estudante ou um entusiasta de tecnologia, o Excel oferece uma infinidade de recursos e possibilidades.

Com suas fórmulas, funções, gráficos e recursos de automação, o Excel capacita os usuários a tomar decisões informadas, analisar tendências e criar relatórios impactantes.

A história e as versões do Excel nos lembram de como a tecnologia evoluiu ao longo dos anos e de como as planilhas eletrônicas se tornaram uma ferramenta indispensável para a produtividade e o sucesso.

Então, da próxima vez que você abrir uma planilha no Excel, lembre-se de todo o trabalho e inovação que tornaram essa ferramenta tão poderosa.



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Escreva comentários, perguntas, ou sugestões:

Escreva seu Comentário

Tudo Excel
Logo