História e versões do Excel

Vamos relembrar, como e quando começou o Microsoft Excel. A primeira versão do Excel foi lançada para o Mac em 1985. Já, a primeira versão do Excel para Windows, foi lançada em 1987 e numerada como: 2.0 para sincronizar com a versão feita para o Mac.

Mas antes de tudo isso, A Microsoft comercializou um programa de planilha chamado Multiplan em 1982. A Multiplan tornou-se muito popular nos sistemas CP/M, mas em sistemas MS-DOS perdeu popularidade para o Lotus 1-2-3. A Lotus Corporation lançou o Lotus 1-2-3, que além de ser uma planilha também gravava gráfico e tratava os dados como uma ferramenta de base de dados, nessa ocasião, foi líder de mercado, perdendo o posto, posteriormente, para o Excel

Acompanhe agora a História e as versões do Excel

Lotus demorou a trazer 1-2-3 para Windows e por volta de 1988 Excel tinha começado a outsell 1-2-3 e ajudou a Microsoft alcançar a posição de desenvolvedor de software líder para PC. Essa conquista, destronando o rei do mundo do software, solidificando a Microsoft como um concorrente válido e mostrou seu futuro no desenvolvimento de software GUI . Microsoft empurrou sua vantagem com lançamentos regulares a cada dois anos aproximadamente.

  • Microsoft Excel para Windows

O Excel 2.0 foi a primeira versão do Excel lançada para a plataforma Intel, com sistema operacional Windows. Nunca houve um Excel 1.0 para DOS, ou para o Windows.

  • Excel 3.0 Lançado em 1990

Barras de ferramentas incluídas, capacidades de desenho, estrutura de tópicos, suporte de suplementos, gráficos 3D e muitos mais novos recursos, foram acrescentados para esta versão.

  • Excel 4.0 lançado em 1992

Introduzido auto preenchimento e outras melhorias. Além disso, um ovo de páscoa no Excel 4.0 revela uma animação oculta de um conjunto de números de dança de 1 a 3, representando o Lotus 1-2-3, que foi então esmagado por um logotipo do Excel.

  • Excel 5.0 lançado em 1993

Com a versão 5.0, o Excel incluiu o Visual Basic for Applications - VBA. Uma linguagem de programação baseada no Visual Basic que adiciona a capacidade de automatizar tarefas no Excel e fornecer funções definidas pelo usuário, para uso em planilhas. O VBA é uma adição poderosa ao aplicativo e inclui um ambiente de desenvolvimento integrado - IDE, totalmente caracterizado. Permitiu de macro produzida com o código VBA.

Funções fornecidas pelo VBA fizeram do Excel um alvo para vírus de macro . Isso causou sérios problemas até que os produtos antivírus começassem a detectar esses vírus. Microsoft tardiamente tomou medidas para evitar o uso incorreto adicionando a capacidade de desabilitar macros completamente e só habilitar, de fontes confiáveis, comum alerta no topo da planilha, logo abaixo da barra de ferramentas.

  • Excel 95 lançado em 1995, como Versão 7.0

Mais rápido e mais estável, Excel 95 foi lançado em 1995 com o Microsoft Office para Windows 95 , esta é a primeira versão principal após o Excel 5.0, uma vez que não existe o Excel 6.0.

  • Excel 97 lançado em 1997, como versão 8.0

Incluído no Office 97 para plataforma x86 e Alpha. Esta foi uma grande atualização que introduziu o assistente de clipe o Office e VBA padrão utilizados em vez de usar o Excel interno básico. Ele introduziu os rótulos de idioma natural agora removidos.

  • Excel 2000, Lançado em 2000, como versão 9.0

Com poucos acrescentados e novo visual, também Incluído no Office 2000, esta foi uma atualização menor, mas introduziu a atualização para a área de transferência onde podia armazenar vários objetos ao mesmo tempo. O Assistente do Office, cuja frequente aparência não solicitada no Excel 97, tinha irritado muitos usuários, tornou-se menos intrusiva.

  • Excel 2002 lançado em 2002, como versão 10.0

Incluído no Office XP, não teve grandes mudanças, apenas pequenas melhorias.

  • Excel 2003 lançado em 2003, como versão 11.0

Barra de ferramentas mais intuitiva, Incluído no Office 2003. Melhorias menores, sendo as mais significativas, as novas Tabelas.

  • Excel 2007 lançado em 2007, como versão 12.0

Foi Incluído no Office 2007, esta versão foi uma grande atualização da versão anterior. Semelhante a outros produtos Office atualizados, o Excel em 2007 usou o novo sistema de menu da Faixa de Opções. Isso era diferente do que os usuários estavam acostumados, e foi encontrado com reações mistas. Modificação permanente na barra de ferramentas, botões, e adição de novos recursos e um visual moderno. Incluiu o SmartArt de diagramas de negócios editáveis . Também foi adicionado um gerenciamento aprimorado de variáveis ​​nomeadas através do Gerenciador de Nomes. Foram introduzidas também, várias melhorias nas tabelas dinâmicas e planilhas com formato de tabela. Foram introduzidos o .xlsm para uma pasta de trabalho com macros e .xlsx para a pasta de trabalho sem macros. Excel 2007, foi o grande salto do programa mais popular do mundo em planilhas eletrônicas.

  • Excel 2010 lançado em 2010, como versão 14.0

Incluído no Office 2010, esta é a próxima versão principal após a versão 12.0, já que a versão número 13 foi ignorada
Microsoft Excel 2010 em execução no Windows 7, foi um lançamento de atualização com algumas melhorias e suporte de 64 bits,

  1. Tabelas dinâmicas melhoradas.
  2. Recálculo de múltiplos segmentos MTR.
  3. Opções de formatação mais condicionais.
  4. Recursos adicionais de edição de imagem.
  5. Capacidade de visualização antes de colar.
  6. Funcionalidade de backstage do Office 2010 para tarefas relacionadas a documentos e muitas novas fórmulas,
  7. altamente especializadas para melhorar a precisão
  • Excel 2013 lançado em 15.0

incluído no Office 2013, juntamente com um monte de novas ferramentas incluídas nesta versão, sincronização com Office 365, OneDrive e várias melhorias, como:

maior multi-threading e restrição de memória, FlashFill, PowerPivot, linha de tempo Slicer, aplicação para Windows, 50 novas funções, entre outros recursos.

  • Excel 2016 lançado em 2016, como versão 16.0

O Microsoft Excel 2016 com uma assinatura do Office 365 é a versão mais recente do Excel. As versões anteriores incluem Excel 2013, Excel 2010, Excel 2007. O Excel 2016 é compatível com o Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7.

Novos Recursos como:

  1. Integração de Query Power.
  2. Modo só de leitura para o Excel.
  3. Acesso de teclado para tabelas dinâmicas no Excel.
  4. Novos tipos de gráficos.
  5. Ligação rápida de dados no Visio.
  6. Funções de previsão do Excel.
  7. Suporte para seleção múltipla de itens de Slicer usando o toque.
  8. Grupo de tempo e gráfico de percursos.
  9. Cartões de dados Excel.

O Excel 2016 e o Power BIPower B I contêm um portfólio de ferramentas que são exclusivas no setor. Juntos, eles habilitam os analistas de negócios a coletar, modelar, analisar e explorar visualmente seus dados com mais facilidade.

O novo serviço do Power BIPower B I é um ambiente de fornecimento e colaboração de análise de negócios. Ele ajuda todos os funcionários em sua organização a reunir dados de uma vasta gama de fontes. E isso inclui: pastas de trabalho do Excel, dados corporativos locais, serviços do Azure e outras ofertas populares baseadas na nuvem, como Salesforce.com ou Marketo. Tudo isso, para exibir e compartilhar usando painéis e relatórios interativos ativos



Deixe um comentário

avatar
1000
  Subscribe  
Notify of