Análise Financeira usando o Excel, por que isso é tão importante?

O assunto desta postagem é sobre a importância de fazer Análise Financeira usando o Excel, que é uma ferramenta indispensável em todos os departamentos financeiros de empresas pequenas médias e grandes. O Microsoft Excel fornece as mais complexas fórmulas de planilhas para finanças, investimentos e controles de orçamentos que todos os profissionais de finanças devem conhecer.

Análise Financeira usando o Excel

Esse aplicativo de planilhas é extremamente importante para todo o sistema financeiro. As oportunidades de melhorar a produtividade e a confiabilidade de tantos processos de negócios significam que realmente vale a pena investir o esforço intelectual para se tornar proficiente no uso do Excel.

Você pode realizar análises financeiras com o Excel de maneira fácil. O Excel fornece várias funções financeiras, como PGTO, VP, VPL, XVPL, TIR, TAXA, XTIR e assim por diante, que permitem chegar rapidamente aos resultados da análise financeira. Com todas essas opções, a análise financeira com o uso do Excel se torna realmente mais eficiente e prática.

6 Importantes fatores do uso do Excel para análise financeira

Facilidade na Aplicação

Uma das importantes tarefas para fazer análises financeiras com o Microsoft Excel é sua facilidade de uso e simplicidade, o que significa que é necessário pouco ou nenhum conhecimento em finanças ou contabilidade para usá-lo. No entanto, é preciso ter conhecimentos nas ferramentas que este aplicativo disponibiliza.

Embora este seja um programa de planilha que tenha evoluído ao longo dos anos, ainda mantém uma interface familiar, apesar de sua versatilidade. Por isso, quem o conhece desde a década de 90 ainda se mantem com solidez entre as linhas e colunas da tela.

Para começar a usar o aplicativo, você só precisa ter um computador com os programas da Microsoft 365 instalados e será capaz de criar, ler e editar planilhas. O uso do Excel fornecerá uma solução simples, mas confiável, para realizar sua análise com mais segurança. E aqui mesmo neste site há muitos tutoriais para você ter um bom começo!

Automatização dos Processos

Embora ninguém questione a capacidade do Excel de calcular e produzir relatórios elegantes, o esforço para mantê-los costuma ser manual e tedioso. Então, por que não automatizar esses processos sempre que possível? Aqui estão alguns dos principais casos de uso para automação:

  • Automatize a entrada de dados. A importação de dados economiza tempo e reduz ou elimina o erro humano. Às vezes, até mesmo um pequeno erro pode ter um impacto significativo nas finanças.
  • Automatize fluxos de trabalho para encaminhar tarefas de uma pessoa para outra, incluindo o processo de aprovação.
  • Combine dados externos armazenados em outros programas em um banco de dados e integre com o Excel. As possibilidades de transformação de dados são infinitas.
  • Gere relatórios de alto volume automaticamente de acordo com uma programação ou permita que um serviço de autoatendimento gere relatórios sob demanda.

Ao automatizar funções de rotina no Excel para finanças, você economiza tempo e dinheiro.

Economia de Tempo

Você pode entender isso como aumento da produtividade também, porque o tempo é essencial quando se trata de tomar algumas decisões de negócios, incluindo a análise financeira. Usar o Excel para realizar sua avaliação econômica é uma escolha sábia se você deseja economizar tempo e recursos.

Este excelente aplicativo de planilhas aprovisiona funções de automação que permitem aos usuários compendiar e analisar conjuntos de dados rapidamente e tomar decisões de negócios informadas.

Só para citar um exemplo: As Macros no Excel permitem que os usuários automatizem tarefas envolvendo operações repetitivas, como selecionar e copiar dados de uma planilha para algum outro local.

Organizar e Resumir Dados

Fazendo o uso do Microsoft Excel, você pode usar a Tabela Dinâmica para estruturar e organizar grandes quantidades de dados de maneiras mais informativas. O usuários também tem a possibilidade de visualizar estatísticas financeiras como médias móveis, desvio padrão ou aumento ou diminuição percentual de um determinado ponto de partida. É fazendo esta análise financeira com resumo de dados, que você consegue tomar decisões mais rapidamente.

E fica cada vez melhor, quando você descobre que tudo isso é feito com apenas alguns cliques. Usar o Excel para resumir dados permite que você apresente informações financeiras cruciais de maneira fácil de entender ao conduzir sua análise. E você pode fazer isso, representanto dados em forma gráfica.

Por exemplo: suponha que você queira criar um relatório para comparar o desempenho financeiro de uma empresa em um determinado período. Nesse caso, você pode criar um gráfico no Excel para apresentar o relatório em um formato claro sem exigir um cálculo manual.

Prever o Futuro

O Microsoft Excel é uma ferramenta poderosa que você pode usar para criar modelos financeiros para estimar o desempenho futuro de um negócio. Dessa forma, é possível fazer uma análise financeira com uma previsão a médio e longo prazo.

Você pode usar um dos recursos interessantes, como o Power Pivot para simplificar a criação de modelos financeiros complexos com o Excel. Com essa ferramenta, todos os cálculos são automatizados e podem ser feitos em tempo real. Isso leva a previsões precisas usando números atualizados em uma análise financeira concreta.

Neste contexto, o Excel facilita a previsão, pois você pode incorporar facilmente diferentes conjuntos de dados e cenários com suposições variadas para criar previsões altamente precisas.

Se você precisa de mais um incentivo, saiba que o melhor de usar o Microsoft Excel é que quanto mais você o entender, maior será o valor que você obterá dele.

Outra opção importante para análise financeira é fazer cursos do Microsoft Power BI, se você precisar de previsão de dados intensiva. É uma ótima ferramenta para análise de dados conduzidos por instituições respeitáveis que ​​ajudará você a obter uma compreensão mais profunda dos dados que deseja analisar e prever.

Colaborar e Compartilhar

Geralmente, as decisões financeiras são tomadas depois que os departamentos analisam os mesmos dados e apresentam o mesmo relatório. Esta ideia é chegar à melhor solução para todas as partes envolvidas dentro dos negócios.

Usando o Excel, você pode colaborar em sua análise financeira e compartilhar diferentes modelos e pastas de trabalho, permitindo que vários departamentos trabalhem em conjunto.

Por exemplo: depois de criar modelos contendo dados e cálculos relevantes para o seu negócio, você pode compartilhá-los com os departamentos relevantes. Eles podem colaborar exibindo e até mesmo editando a pasta de trabalho ou modelo.

Os relatórios fáceis de entender e digeríveis do Excel permitem que as equipes entendam a situação financeira da empresa e tomem decisões informadas.

Conclusão

O Microsoft Excel é uma ferramenta indispensável nas iniciativas financeiras e de análise de dados de uma organização. Empresas de todos os tamanhos usam o Excel para realizar uma variedade de análises financeiras, incluindo previsão de fluxo de caixa, análise de Monte Carlo e análise de regressão.

Este programa possui recursos integrados que simplificam a criação de relatórios e a análise de dados financeiros para fins de comparação e previsão.

Aprender a usar o Excel para executar sua análise financeira pode economizar tempo e dinheiro para sua empresa, aumentar sua capacidade de prever o futuro e contribuir para uma melhor tomada de decisão.

E mais...

Compre Aqui pelo menor preço: NotebooksSmartphonesLivros e tudo que você precisa. Receba suas compras rapidamente!
Você também pode comprar Microsoft 365 Family, Microsoft 365 Personal, Office 365 Home, ou Office Professional Plus.


Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre as Melhores Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar: Melhor Preço

Condira os Preços

Notebook DELL: Melhor Preço

Confira os Preços

Celular Xiaomi: Melhor Preço

Confira os Preços

Notebook Lenovo: Compre Agora

Confira Os Preços

Celular Samsung: Melhor preço

Confira os Preços

Melhor Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Ventilador de Coluna: Compre Agora

Confira os Preços

Perfumes Femininos Importados

Confira os Preços

Perfumes Masculinos Importados

Confira os Preços

Melhores Fogões a Gás

Confira os Preços

Melhores Smart TV: Compre Agora

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Escreva comentários, perguntas, ou sugestões:

Escreva seu Comentário

Tudo Excel
Logo