Função SE do Excel

por Tudo Excel | terça-feira, ago 20, 2013 | 78590 acessos

Uma função lógica do Excel, que está entre as mais interessantes para o funcionamento de uma planilha é a fórmula SE. Essa função da a condição de se calcular valores, ou adicionar referências em determinadas células da planilha.

 

Neste exemplo vamos ensinar como utilizar a função SE, para impor uma condição de aumento de salário numa tabela simples do Excel.

 

Primeiro, vamos criar uma planilha como mostra a figura abaixo. Procure digitar nas mesmas posições das células, começando pela célula B3, exatamente como na imagem.

 

 

Após o preenchimento das células vamos aplicar a função na coluna F, inicialmente pela célula F3. A fórmula é exatamente igual a que está a mostra na tabela acima.

 

Primeiro – definimos os critério da seguinte forma:

 

1 – se o salário for menor, ou igual a R$ 1000,00 a promoção será de 10%

 

2 – se o salário for menor, ou igual a R$ 1500,00 a promoção será de 8% (isso significa nesse segundo critério, que o salário entre R$ 1000,01 até R$ 1500,00) Note que o primeiro critério já foi definido para o vamor menor, ou igual a mil reais.

 

3 – o terceiro critério é o caso contrário, ou seja, qualquer valor acima de R$ 1500,00 a promoção será de apenas 6%.

 

Então a fórmula fica assim:

=SE(E4<=1000;10%;SE(E4<=1500;8%;6%))

 

Todas as funções do Excel deverão ser iniciadas com o sinal de igual ( = )

 

Obrigatoriamente nessa fórmula o ponto e vírgula deve ser inserido para separar os critérios, ou seja as partes da fórmula que define cada critério.

 

Quando o valor do critério for texto, coloca-se entre aspas. O mesmo se aplica na condição.

 

A quantidade de parênteses a ser fechada é a mesma quantidade de critérios adicionados.

 

Copie a função para as células seguintes, posicionando o mouse no canto inferior direito da célula que contém a fórmula e quando o mouse transformar num sinal de cruz, clique e arraste. Solte-o em seguida e confira as células, para ver se a função foi realmente copiada.

 

Clique Aqui, para fazer o Download do nosso exemplo.

 

Aprenda mais com Tudo Excel – baixe planilhas grátis e prontas para uso.

 

Talvez você queira ler também:
 

48 Comments até agora. Sinta-se livre para se juntar a esta conversa.

  1. Fernanda 15/12/2016 at 17:03 - Reply

    Boa tarde,

    Gostaria de saber como faço essa formula. Tenho 8 mesas a cada 200 convidados, quantas mesas tenho que cobrar a cada vez que aumentar.
    exemplo:

    Se eu tenho 8 mesas a cada 200 pessoas, quantas mesas terei se eu tiver 450 pessoas

    • Tudo Excel 21/12/2016 at 11:22 - Reply

      Multiplicar ou dividir. Você tem 8 mesas para 200 pessoas. Então tem uma mesa para 25. sabendo isso é só dividir o total de pessoas com a quantidade que cabe em cada mesa. =soma(450/25) ou digamos que você defina em uma referência de células. A1 e B1 =A1/B1

  2. Paulo 08/12/2016 at 09:10 - Reply

    Sou corretor de imóveis,preciso fazer uma tabela price para financiamentos de imóveis.
    Faço planilhas no Excel, mas nada muito complexos, mas quero aprender.
    Sei que existe prontas, mas quero inserir taxas efetivas, função SE, VGV…
    É possível você me ajudar nesse sentido.
    Enviar por e-mail.
    Obrigado

    • Tudo Excel 08/12/2016 at 11:39 - Reply

      Olá. Neste site tem páginas que ensinam trabalhar com funções do Excel. Em alguns casos nós sugerimos como fazer, mas o site já tem os tutoriais online

  3. Cristiane 25/10/2016 at 00:11 - Reply

    Olá! Preciso muito de ajuda. Estou fazendo uma planilha de controle, onde tenho duas abas. Na primeira tenho uma lista de nomes na primeira coluna, na segunda coluna tenho classificação dos nomes em duas diferentes categorias. Ou são A ou são B.
    Na segunda aba, fiz duas colunas, uma determinando que ali serão preenchidos somente os que foram classificados como grupo A, e na outra coluna somente os classificados como grupo B.
    Como fazer para a segunda aba separar nas colunas os respectivos grupos?
    Muito obrigada! Vocês me ajudarão bastante!

    • Tudo Excel 27/10/2016 at 21:38 - Reply

      Pode usar a função PROCV, ou a função SE. Eu não consegui entender como está a estrutura da sua tabela. Mas certamente uma dessas duas fórmulas irá funcionar, ou as duas em embutidas

  4. Well 03/10/2016 at 23:32 - Reply

    Quantos critérios pode ser colocado nessa fórmula ?

    • Tudo Excel 05/10/2016 at 11:25 - Reply

      Na função SE pode se colocar até 12 condições e mais alguns critérios, como: OU, E e muitas outras funções dentro da própria função SE.

      =SE(B2>20;”maior que 20″;SE(B2>18;”maior que 18″;SE(B2>16;”maior que 17″;SE(B2>17;”maior que 16″;SE(B2>14;”maior que 14″;SE(B2>12;”maior que 12″; SE(B2>10;”maior que 10″;SE(B2>8;”maior que 8″;SE(B2>6;”maior que 6″;SE(B2=5;”igual a 5″;SE(B2=4;”igual a 4″;SE(B2>=2;”maior ou igual a 2″;SOMA(1+1)))))))))))))

      opie esta função e cole em qualquer célula da planilha, exceto B2. Depois adicione números em B2

  5. Kesia Alencar 20/09/2016 at 09:00 - Reply

    Bom dia!
    Aqui na minha empresa pago pra um funcionario 7 reais em cada saco de semente que ele vende o outro pago 5 e o outro 4 como fazer essa formula. E sao 3 tipos diferente de semente ae tem um local onde coloco por ex: Braquiara em baixo coloco 5 a outra mombaça coloco 3 Massai 5 dependendo da quantidade de sacos que semente que o vendedor vendeu.. Ae quando eu colocasse em Vendedor o nome Cassio ja queria que o excel somasse a quantidade de sacos que ele vendeu vezes 7.. se colocar Kesia da mesma forma so que ao inver de somar vezes 7 somaria vezes 5 e o outro vezes 4… Me ajudem por favor… Desde ja agradeço a atençao

    • Tudo Excel 20/09/2016 at 22:38 - Reply

      Fácil. Põe uma condição e usa a função SE.

Deixe um Comentário