Função SE do Excel

Por Tudo Excel | 20 ago 2013 | 100283 acessos

Uma função lógica do Excel, que está entre as mais interessantes para o funcionamento de uma planilha é a fórmula SE. Essa função da a condição de se calcular valores, ou adicionar referências em determinadas células da planilha.

Neste exemplo vamos ensinar como utilizar a função SE, para impor uma condição de aumento de salário numa tabela simples do Excel.

Primeiro, vamos criar uma planilha como mostra a figura abaixo. Procure digitar nas mesmas posições das células, começando pela célula B3, exatamente como na imagem.

Após o preenchimento das células vamos aplicar a função na coluna F, inicialmente pela célula F3. A fórmula é exatamente igual a que está a mostra na tabela acima.

Primeiro, definimos os critério da seguinte forma:

  1. Se o salário for menor, ou igual a R$ 1000,00 a promoção será de 10%
  2. Se o salário for menor, ou igual a R$ 1500,00 a promoção será de 8% (isso significa nesse segundo critério, que o salário entre R$ 1000,01 até R$ 1500,00) Note que o primeiro critério já foi definido para o vamor menor, ou igual a mil reais.
  3. O terceiro critério é o caso contrário, ou seja, qualquer valor acima de R$ 1500,00 a promoção será de apenas 6%.

Então a fórmula fica assim:

=SE(E4<=1000;10%;SE(E4<=1500;8%;6%))

Todas as funções do Excel deverão ser iniciadas com o sinal de igual ( = )

Obrigatoriamente nessa fórmula o ponto e vírgula deve ser inserido para separar os critérios, ou seja as partes da fórmula que define cada critério.

Quando o valor do critério for texto, coloca-se entre aspas. O mesmo se aplica na condição.

A quantidade de parênteses a ser fechada é a mesma quantidade de critérios adicionados.

Copie a função para as células seguintes, posicionando o mouse no canto inferior direito da célula que contém a fórmula e quando o mouse transformar num sinal de cruz, clique e arraste. Solte-o em seguida e confira as células, para ver se a função foi realmente copiada.

Clique Aqui, para fazer o Download do nosso exemplo.

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56 Comments até agora. Sinta-se livre para se juntar a esta conversa.

  1. Rodolpho Medeiros 24/05/2017 at 15:53 - Reply

    Queria muito saber como uso a função se para intervalos, tipo, entre 5 e 10 ponha A

    • Tudo Excel 26/05/2017 at 07:26 - Reply

      Olá. É fácil, veja este exemplo da forma mais simples, copie a função abaixo e cole na célula C3, digite os valores na célula B3.

      =SE(B3<5;"menor que 5";SE(B3<=10;"A";"maior que 10")) A função SE ainda pode ser usada com SE + E + OU em conjunto e para o Excel 2016 ainda tem a função SES.

  2. Marcus Vinícius 08/05/2017 at 17:00 - Reply

    Tudo Excel, me ajuda, por favor.
    Acho que é uma boa ideia de planilha para quem tem pequenos negócios.

    Situação:

    Tenho duas colunas com valores de produtos.
    Na primeira coluna tenho o custo do produto, APENAS (por exemplo, Coluna A).
    Na segunda coluna, o custo do produto, JÁ COM O FRETE EMBUTIDO (por exemplo, Coluna B).

    Até aí beleza.

    Em uma terceira coluna (por exemplo, Coluna C) tenho o valor de venda, que eu fixo para cada produto.
    Em uma quarta coluna (por exemplo, Coluna D), uso a expressão =(A1/C1)*100, para calcular, em porcentagem, o lucro referente a esta diferença, compra e venda.

    O problema:
    Acontece que, quando compramos o produto com frete (por exemplo, Coluna A), por exemplo, na coluna pertinente ao produto sem frete (por exemplo, Coluna B) fica com o valor fica zero, e vice-versa.

    Obs.: não posso ficar trocando as formulas manualmente porque estamos falando de aproximadamente 3 mil itens.

    A dúvida

    Como faço para que a fórmula do lucro (no exemplo, Coluna D), reconheça quando uma das duas primeiras colunas (Coluna A e B) vier a conter valor igual a ZERO, e leia a coluna ao lado (direito ou esquerdo, A ou B) com valor diferente de zero?

    Obs.: todos esses valores eu puxo de outras planilhas.

    • Tudo Excel 09/05/2017 at 13:32 - Reply

      Olá. é uma ótima pergunta e realmente causa dúvidas, mas tenta usar a função SE, em conjunto com a que você já tem.
      =se(B1=””;soma(A1/C1)*100;soma(A1/B1)*100)

      A função deve ficar parecida com este exemplo. Qualquer dúvida escreva

      • Marcus Vinícius 12/05/2017 at 18:51 - Reply

        boa noite

        de fato consegui usando a condição SE

        ficou assim:

        =SE(D68>E68;(((F68-D68)/F68)*100);(((F68-E68)/F68)*100))

        agradeço muito pela ajuda

        • Tudo Excel 13/05/2017 at 18:02 - Reply

          Marcus Vinícius, obrigado, por ter entendido o nosso comentário e a nossa ajuda. Estamos felizes, por você ter conseguido. Se desejar mais alguma dica, e não encontrar aqui em TudoExcel, não hesite em deixar seu comentário com a dúvida.

  3. Eliseu dos santos 28/03/2017 at 12:13 - Reply

    Consigo colocar como resultado de uma condição o conteúdo de uma célula que esta em outra planilha ?

    exemplo =SE ( b1 = 10) então b2 recebe o valor da celula b1 da planilha 2

    da pra se fazer isso ?

    • Tudo Excel 28/03/2017 at 13:17 - Reply

      Sim, dá pra fazer. Clique na planilha, na barra de planilhas e depois clique na célula, que deseja buscar o conteúdo.

  4. Fernanda 15/12/2016 at 17:03 - Reply

    Boa tarde,

    Gostaria de saber como faço essa formula. Tenho 8 mesas a cada 200 convidados, quantas mesas tenho que cobrar a cada vez que aumentar.
    exemplo:

    Se eu tenho 8 mesas a cada 200 pessoas, quantas mesas terei se eu tiver 450 pessoas

    • Tudo Excel 21/12/2016 at 11:22 - Reply

      Multiplicar ou dividir. Você tem 8 mesas para 200 pessoas. Então tem uma mesa para 25. sabendo isso é só dividir o total de pessoas com a quantidade que cabe em cada mesa. =soma(450/25) ou digamos que você defina em uma referência de células. A1 e B1 =A1/B1

  5. Paulo 08/12/2016 at 09:10 - Reply

    Sou corretor de imóveis,preciso fazer uma tabela price para financiamentos de imóveis.
    Faço planilhas no Excel, mas nada muito complexos, mas quero aprender.
    Sei que existe prontas, mas quero inserir taxas efetivas, função SE, VGV…
    É possível você me ajudar nesse sentido.
    Enviar por e-mail.
    Obrigado

    • Tudo Excel 08/12/2016 at 11:39 - Reply

      Olá. Neste site tem páginas que ensinam trabalhar com funções do Excel. Em alguns casos nós sugerimos como fazer, mas o site já tem os tutoriais online

  6. Cristiane 25/10/2016 at 00:11 - Reply

    Olá! Preciso muito de ajuda. Estou fazendo uma planilha de controle, onde tenho duas abas. Na primeira tenho uma lista de nomes na primeira coluna, na segunda coluna tenho classificação dos nomes em duas diferentes categorias. Ou são A ou são B.
    Na segunda aba, fiz duas colunas, uma determinando que ali serão preenchidos somente os que foram classificados como grupo A, e na outra coluna somente os classificados como grupo B.
    Como fazer para a segunda aba separar nas colunas os respectivos grupos?
    Muito obrigada! Vocês me ajudarão bastante!

    • Tudo Excel 27/10/2016 at 21:38 - Reply

      Pode usar a função PROCV, ou a função SE. Eu não consegui entender como está a estrutura da sua tabela. Mas certamente uma dessas duas fórmulas irá funcionar, ou as duas em embutidas

  7. Well 03/10/2016 at 23:32 - Reply

    Quantos critérios pode ser colocado nessa fórmula ?

    • Tudo Excel 05/10/2016 at 11:25 - Reply

      Na função SE pode se colocar até 12 condições e mais alguns critérios, como: OU, E e muitas outras funções dentro da própria função SE.

      =SE(B2>20;”maior que 20″;SE(B2>18;”maior que 18″;SE(B2>16;”maior que 17″;SE(B2>17;”maior que 16″;SE(B2>14;”maior que 14″;SE(B2>12;”maior que 12″; SE(B2>10;”maior que 10″;SE(B2>8;”maior que 8″;SE(B2>6;”maior que 6″;SE(B2=5;”igual a 5″;SE(B2=4;”igual a 4″;SE(B2>=2;”maior ou igual a 2″;SOMA(1+1)))))))))))))

      opie esta função e cole em qualquer célula da planilha, exceto B2. Depois adicione números em B2

  8. Kesia Alencar 20/09/2016 at 09:00 - Reply

    Bom dia!
    Aqui na minha empresa pago pra um funcionario 7 reais em cada saco de semente que ele vende o outro pago 5 e o outro 4 como fazer essa formula. E sao 3 tipos diferente de semente ae tem um local onde coloco por ex: Braquiara em baixo coloco 5 a outra mombaça coloco 3 Massai 5 dependendo da quantidade de sacos que semente que o vendedor vendeu.. Ae quando eu colocasse em Vendedor o nome Cassio ja queria que o excel somasse a quantidade de sacos que ele vendeu vezes 7.. se colocar Kesia da mesma forma so que ao inver de somar vezes 7 somaria vezes 5 e o outro vezes 4… Me ajudem por favor… Desde ja agradeço a atençao

    • Tudo Excel 20/09/2016 at 22:38 - Reply

      Fácil. Põe uma condição e usa a função SE.

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