Função CONT.VALORES no Excel

A função CONT.VALORES é uma função Excel estatística incorporada que conta o número de células que estão preenchidas com algum valor e deixa de contar as células em branco em um intervalo de células ou na referência de célula. Por exemplo, as células A1, A2 e A3 contêm valores, mas a célula A2 está vazia. A fórmula =CONT.VALORES(A1:A3) retorna 2, porque só existem duas células com algum valor preenchido.

Função CONT.VALORES no Excel

Sintaxe da Função CONT.VALORES

CONT.VALORES(valor1, [valor2], ...)

A função aceita os seguintes argumentos:

  • Valor1: representa os valores que devem ser contados.
  • Valor2: Isso também representa os valores que devem ser contados.

O primeiro argumento é obrigatório, enquanto o segundo é opcional. O argumento pode ser um intervalo, uma célula, um valor, uma matriz de valores ou uma referência a intervalos de células.

Nota: Um máximo de 255 argumentos podem ser inseridos no MS Excel 2007 e nas versões subsequentes. As versões anteriores do Excel podem manipular apenas 30 argumentos.

Exemplos da função CONT.VALORES

Exemplo 1
=CONT.VALORES(A1:A10) — Esta função conta o número de células em A1 a A10 que contêm alguns dados. No entanto, deixamos as células A4 e A8 em branco, de propósito. Então, o Excel retornará o valor de 8 porque as células A4 e A8 estão vazias.
exemplo 2
=CONT.VALORES(A1:A10,B1:B10) — Esta função conta o número de células contendo dados nas células A1 até A10 e células B1 até B10. A função retorna um valor de 18, porque deixamos duas células em branco (9A4 e B8).
exemplo 3
=CONT.VALORES(A1:B10) — Esta função pede ao Excel para fazer exatamente a mesma coisa que a função acima. Como nosso intervalo de células forma um retângulo, podemos inserir a célula superior esquerda (A1) e a célula inferior direita (B5) para economizar tempo. Não deixamos células em branco desta vez, então o Excel retornará 20.

Notas sobre a função CONT.VALORES

A função CONT.VALORES conta a barra de espaço como dados

Devemos fazer um ponto importante sobre a exclusão correta de dados ao usar a função CONT.VALORES, a função CONTAR.VAZIO e outras funções do Excel. Se nenhum dado foi inserido em uma célula, ela está vazia e a função CONT.VALORES não contará. O mesmo acontece se a tecla delete foi usada para apagar dados inseridos anteriormente.

Exemplo prático desta função para copiar e colar no Excel

Função CONT.VALORES    
Alunos Presença Falta
Aluno 1 X  
Aluno 2 X  
Aluno 3   x
Aluno 4 X  
Aluno 5 X  
Aluno 6   x
Aluno 7 X  
Aluno 8 X  
Aluno 9 X  
Aluno 10 X  
Alunos presentes na sala de aula 8 2
Fórmulas usadas =CONT.VALORES(B3:B12) =CONT.VALORES(C3:C12)

Na tabela acima, vimos um exemplo que mostra quantos alunos estão presentes na sala de aula e quantos estão ausentes. Em uma tabela pequena você pode não precisar dos dois resultados, mas em uma planilha imensa isso pode ser necessário.

Comentários de cont.valores

  • A função CONT.VALORES conta as células contendo qualquer tipo de informações, incluindo valores de erros e texto vazio (""). Por exemplo, se o intervalo contiver um fórmula que retorna uma cadeia vazia, a função CONT.VALORES contará esse valor. A função CONT.VALORES não conta células vazias.
  • Se não precisar contar valores lógicos, texto ou valores de erro (em outras palavras, se quiser contar apenas as células que contêm números), use a função CONT.NÚM. Esta função não conta nada que não seja um número que representa um valor. Por exemplo: 1.8 não conta e 1,8 conta.
  • Se quiser contar apenas as células que atendem a certos critérios, use a função CONT.SE ou a função CONT.SES.

Diferença entre as funções CONT.NÚM e CONT.VALORES no Excel

A diferença básica entre as funções CONT.NÚM e CONT.VALORES é que a função CONT.NÚM conta apenas números e exclui todos os outros valores, bem como strings vazias, enquanto a função CONT.VALORES conta apenas células não vazias, independentemente dos dados das células e isso inclui até a barra de espaço.

Confira Estas Planilhas de Excel
Lista de todas as planilhas do site. Confira estas planilhas Premium. Pacote de planilhas de Excel com 17. A melhor opção!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Custo de Obras para construção e reformas de imóveis. Mais vendida! Planilha de Cotação de Preços. Economize dinheiro comprando mais barato!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Orçamento de Obras 2.0. Exatamente o que você precisa para fazer o controle da obra. Planilhas de Controle de Estoque e Vendas. Ótima recomendação para estoques!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes

Edivaldo

Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart