Por Que Eu Devo Aprender Excel?

Dê um LIKE:+3
Dê um LIKE:+3

O Microsoft Excel é a ferramenta perfeita para você aprender fazer qualquer tipo de planilha e criar relatórios resumidos das coisas na sua rotina de trabalho. Aprender Excel também é uma forma de desenvolver habilidades e controle de várias operações financeiras, estoques, custos, compras e muito mais.

Aprender Excel de Graça

Quando se trata de procurar um emprego, talvez a habilidade mais nítida que você deve colocar em seu currículo é aquela que está adicionada no topo. A alta proficiência em software, como o Microsoft Excel, está ajudando cada vez mais as pessoas a terem um emprego.

Todas as pessoas que trabalham em escritórios; principalmente de empresas organizadas; sabem que elas exigem habilidades digitais como Excel e processamento de texto. É fato, que os profissionais com mais habilidades e experiências são melhor remunerados, mas a magia do Excel não é apenas útil para alcançar apenas uma remuneração melhor. A principal característica do Excel é aumentar a produtividade, facilitar a análise de dados e trazer resultados. Mas o Excel não trabalha sozinho, ele precisa de um usuário de computador, que possa fazer isso. É aí que entra a necessidade de você aprender Excel.

Por que Aprender Ecxcel?

O Microsoft Excel é a ferramenta mais utilizada para qualquer tipo de análise de dados em planilhas. Você não precisa aprender tudo de Excel, mas é evidente, que seus conhecimentos nesta ferramenta vai lhe ajudar a planejar mais sua carreira pessoal e profissional. Muitas pessoas que usam o Excel, não sabem o poder real que tem.

Frequentar um curso online é uma boa maneira de aprender Excel de forma rápida e eficiente. Mas este site que você está com ele aberto em seu navegador agora mesmo (tudoexcel.com.br), lhe fornece as técnicas necessárias para começar e criar planilhas incríveis usando fórmulas.

Existem quatro razões principais pelas quais você deve aprender Excel e como este aprendizado é útil para sua carreira.

Aprender Excel aumenta seu valor no mercado de trabalho

As habilidades do Excel são altamente valorizadas pelos empregadores devido à variedade de maneiras pelas quais podem ser aproveitadas. Ao participar dos cursos do Excel, você aprenderá maneiras mais avançadas de usar o Excel que o ajudarão a se destacar no mercado de trabalho. O Excel pode ser usado em uma variedade de contextos, incluindo:

  • Criação de horários para a equipe.
  • Gerenciando orçamentos.
  • Acompanhamento de receitas e despesas.
  • Gerenciando estoque.
  • Criação de gráficos, visualizações e painéis para representar dados.

O treinamento em Excel torna você mais eficiente

Quando começamos aprender Excel, não devemos parar de vasculhar suas ferramentas. Quanto mais você aprimora suas habilidades no Microsoft Excel, mais eficientemente poderá concluir uma variedade de projetos e tarefas. Por exemplo:

  • A formatação condicional permite aplicar um formato a uma célula ou intervalo de células com base em um determinado critério, o que tornará os dados mais fáceis de ler.
  • Tabelas e gráficos dinâmicos permitirão que você identifique rapidamente as tendências em grandes conjuntos de dados e informará as decisões de negócios.

Além das fórmulas que podem ser aplicadas em planilhas, os gráficos e a formatação condicional são elementos importantíssimos para criar um visual diferenciado nos relatórios. Você pode impressionar, por exemplo: o seu chefe e seus colegas de trabalho, adicionando estes recursos em suas planilhas.

Aprender Excel prepara os trabalhadores para posições financeiras

Muitos cargos relacionados a finanças dependem e podem se beneficiar tremendamente de boas habilidades em Excel.

  • Os contadores podem aproveitar o Excel, além de softwares de gestão financeira.
  • Analistas financeiros costumam usar o Excel como a principal ferramenta para modelagem financeira.
  • Os analistas de negócios podem aproveitar o Excel para relatórios e recursos de análise para informar as decisões de negócios.

Trabalhadores não tradicionais também se beneficiam de aulas de Excel

Se você prensa que aprender Excel é apenas para profissionais da área financeira, veja isso:

  • Os jornalistas frequentemente se deparam com grandes quantidades de informações e podem usar o Excel para fazer isso com eficiência.
  • Os profissionais de vendas podem usar o Excel para gerenciar leads em vários estágios das operações de vendas.
  • Freelancers podem se beneficiar do uso do Excel para gerenciar seu tempo, finanças e empregos.
  • As donas de casa precisam controlar sua contas e produtos do supermercado. Para isso elas podem usar planilhas de Excel que lhes forneçam resultados no final do mês.
  • Trabalhadores e fazendeiros podem controlar seu rebanho com planilhas.

Se você pode aprender os recursos básicos, não espera para amanhã, comece hoje. Amanhã você estará preparado, para criar sua primeira planilha e apresentar para o seu diretor em um relatório que pode ser útil para a empresa.

5 dicas para aprender Excel

Quando você olha para todas as coisas que o Excel pode fazer, você pode ficar confuso. Há tanto para aprender e nunca parece que há tempo suficiente.

Nota:
Em vez de tentar repassar tudo de uma vez, dê um passo para trás. A melhor maneira de aprender Excel é dividi-lo em componentes pequenos. Veja como:

Vamos lançar um desafio breve aqui?

Você cria sua primeira planilha com estas etapas. Abra seu Microsoft Excel, ou se você usa outro programa de planilhas não tem problemas, abra-o e comece a criar sua planilha.

➀ Pratique problemas matemáticos simples no Excel

Quando se trata de aprender Excel, é mais fácil começar com a matemática básica. Dessa forma, você pode começar a digitar no Excel e se familiarizar com suas habilidades antes de saltar para tarefas mais complexas, como funções de aprendizagem e tipos de formatação.

A principal coisa que você precisa saber é que o Excel deseja ver um sinal de igual primeiro. Em outras palavras, quando você está escrevendo 1 mais 1, você precisa digitar = 1 + 1 na célula. Depois de pressionar enter, a célula exibirá o número 2. Você pode fazer a mesma coisa com subtração, multiplicação e divisão, usando seus respectivos símbolos: * e /.

➁ Aprenda a criar planilhas

Embora usar o Excel para realizar matemática básica seja útil, provavelmente não é o motivo principal de você aprender o software. Provavelmente, você precisa organizar os dados e criar planilhas é uma ótima maneira de começar.

Aprender Excel trás habilidades mentais e as planilhas mostrarão os degraus que você pode subir.

Para começar, é necessário ter a vontade de seguir em frente, sem pensar em desistir. Você só precisa me acompanhar nestas etapas:

  • Digite uma lista de itens de A2 até A 12.
  • Digite o preço para cada um destes itens de B2 até B12
  • Na célula B13 digite a fórmula =soma(B2:B12) e tecle enter.
  • Digite na coluna C as unidades de medidas dos itens se você quiser. Eu fiz isso no meu exemplo.

O resultado deve ser parecido com a imagem a seguir:

Primeira Planilha

Quando eu fiz minha primeira planilha parecia um encanto e a coisa mais fácil do mundo. Mas, quando surgiu a necessidade de adicionar recursos como: fórmulas, formatações, gráficos e macros, tudo era mais complicado. Hoje em dia eu tenho várias planilhas que você pode conferir nesta lista. Pode baixar a versão grátis, testar todas e ir praticando seu treinamento em Excel.

➂ Aprenda a criar gráficos

Para aprender Excel você precisa de um pequeno esforço e criar suas planilhas com recursos que podem impressionar. Então, é hora de aprender a criar gráficos. As etapas são semelhantes à criação de uma tabela dinâmica, mas você precisa decidir que tipo de gráfico deseja, com antecedência. O Excel pode dar algumas sugestões sobre como visualizar seu gráfico, mas a decisão final depende de você.

Depois de saber qual gráfico você deseja, siga as mesmas etapas para criar seu gráfico.

  • Selecione sua tabela de A2 até B12, que são as duas colunas de análise de dados que você vai precisar.
  • Localize a Guia Inserir e clique nela. Depois escolha o gráfico. Aqui eu escolhi um gráfico de barras.
Criar um gráfico no Excel

Gráfico de Barras

Clique em OK para adicionar o gráfico em sua planilha.

Redimensione as colunas, arraste o gráfico e posicione onde você quiser. Troque o modelo do gráfico e faça o que quiser.

Aprenda Criar Gráficos

 

O resultado do gráfico na planilha pode ser como este na imagem abaixo:

Resultado do teste de gráfico no Excel

Agora que você já sabe criar uma planilha, adicionar uma fórmula e um gráfico, veja as outras duas formas de aprender Excel e continuar a ser um especialista.

➃ Faça cursos de treinamento em Excel

Embora este site tenha vários tutoriais que você pode aprender sozinho(a), quando se trata de aprender quase tudo, fazer um ou dois cursos de treinamento não faz mal. Quanto mais avançado você se tornar, menos precisará atualizar as planilhas manualmente e mais tempo terá para se concentrar em suas tarefas importantes.

Os cursos de treinamento certos podem ajudá-lo a dominar tudo, desde fórmulas e gráficos a tabelas dinâmicas e formatação condicional. Eles podem até mesmo ajudá-lo a entender melhor os dados que você está colocando no Excel e a analisá-los para melhores insights.

Cursos Recomendados: Ninja do Excel

Este é um site que oferece cursos do básico ao avançado e o Edson Cavalcante, fundador do site é fera nisso. Você poderia se perguntar: não é um concorrente do site tudoexcel.com.br Edivaldo e você o recomenda? Meu objetivo primeiro, é ver você aprender Excel seja aqui, ou em outro site. Eu não conheço o Edson, mas acompanho alguns vídeos dele e isso não faz nenhum mal a ninguém.

➄ Obtenha uma Certificação de Especialista em Microsoft Office

Depois que você aprender Excel e se tornar um usuário avançado do Microsoft Excel, um programa de certificação o ajudará a demonstrar aos empregadores atuais e potenciais que você realmente entende o software. E o que poderia ser melhor do que ser certificado pela própria Microsoft?

A certificação Microsoft Office Specialist Excel ajudará você a demonstrar que pode realizar tarefas sem esforço usando suas habilidades fundamentais em Excel. Você será capaz de criar e editar pastas de trabalho com várias planilhas, visualizar seus dados e aplicar os recursos primários corretos do Excel.

Palavras Finais

Faça seu primeiro teste com Excel e nunca mais pare de estudar. Explore esta ferramenta formidável e aventure-se nas planilhas exclusivas e repletas de recursos que você pode criar. No futuro, você irá olhar para traz e ver o quanto valeu a pena ter lido este post e começado aprender Excel hoje.


Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

2 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação
  1. Tem vídeo ensinando como fazer planilha? Se você tiver, manda o link

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart