10 coisas interessantes para você fazer em suas planilhas do Excel

No Excel tem infinitas coisas interessantes para você fazer. Quando se trata de ciência de dados, nada supera a versatilidade de uma planilha do Excel. Seja você um profissional ou apenas começando seu primeiro projeto, essas 10 coisas legais que você pode fazer em sua planilha do Excel ajudarão você a aproveitar ao máximo o programa.

10 coisas interessantes para você fazer em suas planilhas do Excel

Desde a criação de visuais poderosos até a descoberta de tendências e insights, aprenda a usar o Excel como um profissional com estas dicas.

No Excel, você pode automatizar tarefas mundanas com macros, dados complexos de forma rápida e fácil com Tabelas Dinâmicas e PowerQuery, gráficos para identificar tendências em seus dados e até mesmo escrever fórmulas para insights úteis.

Você também pode usar a formatação condicional para pontos de dados que atendem a critérios específicos, bem como criar painéis interativos para trabalhar com outras pessoas. As possibilidades são infinitas, mas nós vamos lhe mostrar 10 coisa mais interessantes que você pode fazer com o Microsoft Excel.

Criar um gráfico na planilha

Os gráficos estão entre as coisas mais interessantes do Microsoft Excel para fazer. Para criar um gráfico em uma planilha do Excel, primeiro selecione os dados que deseja usar para o gráfico. Em seguida, clique na guia Inserir na faixa de opções e clique no botão Gráfico no grupo Gráficos. Isso abrirá a caixa de diálogo Inserir gráfico.

Na caixa de diálogo Inserir gráfico, selecione o tipo de gráfico que deseja criar. Para este exemplo, selecionaremos um gráfico de colunas. Em seguida, clique em OK.

O Excel criará um gráfico padrão usando os dados selecionados. Você pode modificar o gráfico adicionando títulos, rótulos e outras opções de formatação.
Para saber mais sobre como criar gráficos no Excel, confira nosso guia para gráficos e gráficos do Excel.

Armazenar dados em tabelas de dados

Mais coisas interessantes para você fazer em suas planilhas do Excel. A planilha do Excel é uma grade de linhas e colunas. Intuitivamente, ao adicionar dados no Excel, você não usa tabelas de dados. No entanto, as tabelas de dados do Excel são simples e poderosas. Eles ajudam você a adicionar facilmente mais linhas e colunas sem se preocupar em atualizar referências de fórmulas, opções de formatação, configurações de filtro, etc. As tabelas de dados cuidam de tudo.

Para adicionar tabelas a partir de dados do Excel, selecione um intervalo de células que consiste em dados e clique no botão Tabela na faixa de opções Inserir.

Tabelas de dados vêm com seu próprio conjunto de filtros de dados e opções de classificação por padrão. Sem tabelas de dados, o Excel permite apenas um conjunto de filtros por planilha. No entanto, se uma planilha contiver mais de uma tabela, cada tabela terá seu próprio filtro e opções de classificação.

As fórmulas dentro de uma tabela de dados podem usar nomes de cabeçalho significativos em vez de referências de célula. Além disso, ao adicionar ou remover linhas, você não precisa se preocupar em atualizar as referências.

Com referências estruturadas, calcular dentro de colunas torna-se muito fácil. Além disso, o Excel completará automaticamente a fórmula no restante das células da coluna.

  • Tabelas de dados podem ser formatadas com um único clique usando ferramentas de tabela
  • Dados duplicados podem ser removidos de tabelas de dados com um único clique usando ferramentas de tabela
  • Tabelas de dados podem ser convertidas de volta para um único intervalo com um clique em ferramentas de tabela em um site.

Uma das coisas mais interessantes para você fazer em suas planilhas do Excel é o que você vai ver a seguir:

Formulários de entrada de dados

Uma vez que as tabelas de dados são configuradas em uma planilha, o Excel oferece a opção de inserir dados nessas tabelas usando um formulário. Se quiser ter um botão para acessar isso rápido na barra de ferramentas, siga as etapas abaixo.

  • Acesse sua barra de ferramentas de acesso rápido e personalize-a
  • Escolha "Mais Comandos" na lista.
  • Selecione todas as opções no menu dropdown.
  • Para localizar os Formulários, procure na lista Todos os Comandos.

Quando você clicar em "Adicionar", ele será automaticamente adicionado à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Basta clicar no botão OK para salvar as alterações.

Quer criar um formulário? Acesse a caixa de diálogo Formulários selecionando o Intervalo da Tabela de Dados na planilha e clicando depois na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. É fácil!

Criar dados com VBA

Com o VBA, você pode criar seus próprios conjuntos de dados e usá-los em seus planilhas do Excel. Por exemplo, você pode criar um conjunto de dados que contenha as informações de preço de vários produtos diferentes. Ou, você pode criar um conjunto de dados que contenha as informações sobre os funcionários de uma empresa.

Criar uma Macro

Criar uma macro é uma das maneiras mais fáceis de automatizar tarefas no Excel. Você pode criar macros para executar tarefas comuns, como formatar dados ou imprimir uma planilha. Também é possível usar macros para automatizar tarefas complexas que você executaria manualmente.

Supondo que você gostaria de uma seção de conteúdo para o subtítulo "1. criar uma macro no Excel" do artigo do blog "Coisas legais que você pode fazer em suas planilhas do Excel", aqui está algum conteúdo em potencial que você pode usar:

As macros podem ser extremamente úteis para simplificar seu trabalho no Excel. Ao gravar uma série de ações que você costuma fazer, você pode economizar muito tempo e esforço simplesmente executando a macro. Criar uma macro é bastante simples:

Primeiro, abra o Editor do Visual Basic acessando Ferramentas > Macro > Editor do Visual Basic.

Em seguida, na janela do editor que se abre, selecione Inserir > Módulo. Isso irá inserir um novo módulo onde você pode digitar seu código.

Para começar a gravar sua macro, vá para Ferramentas > Macro > Gravar nova macro. Dê um nome à sua macro e clique no botão "Gravar". A partir de agora, tudo o que você fizer no Excel será gravado pela macro até que você pressione o botão "Parar gravação" (localizado ao lado do botão "Gravar").

Depois de terminar de gravar suas ações, basta apertar o botão play (aquele que se parece com um triângulo) para executar sua macro!

Criar Fórmulas na Planilha

As fórmulas são um dos recursos mais poderosos do Excel. Com as fórmulas, você pode realizar cálculos nos dados de sua planilha e exibir os resultados desses cálculos nas células.

Você pode usar fórmulas para somar, subtrair, multiplicar e dividir valores em sua planilha. Você também pode usar fórmulas para calcular porcentagens, médias e desvios padrão. As fórmulas podem até ser usadas para pesquisar valores em outras células ou em outras planilhas.

Para criar uma fórmula no Excel, basta digitar um sinal de igual (=) em uma célula, seguido dos valores ou referências de célula que deseja usar no cálculo. Por exemplo, para somar duas células, digite =A1+A2 em uma terceira célula. Para subtrair uma célula de outra, digite =A1-A2 . E assim por diante - fórmulas são coisas interessantes para você fazer em suas planilhas do Excel.

Depois de digitar uma fórmula em uma célula, você pode pressionar Enter para ver o resultado do cálculo. Você também pode copiar e colar fórmulas em outras células; quando você fizer isso, o Excel ajustará automaticamente as referências de célula para que sejam relativas ao novo local.

As fórmulas são uma ótima maneira de economizar tempo e aumentar a precisão em suas planilhas do Excel. Com apenas alguns operadores simples, você pode realizar cálculos complexos em grandes quantidades de dados com facilidade. Então comece a experimentar fórmulas hoje!

Formatação Condicional

A formatação condicional é um recurso do Excel que permite aplicar formatos às células com base em determinadas condições. Por exemplo, você pode usar a formatação condicional para destacar todas as células maiores que 100.

Para usar a formatação condicional, selecione as células que deseja formatar e clique no botão Formatação Condicional na guia Início da faixa de opções. Isso abrirá a caixa de diálogo Formatação Condicional.

Na caixa de diálogo, você pode selecionar várias regras internas ou criar sua própria regra personalizada. Para cada regra, você pode especificar o formato que deve ser aplicado às células que atendem aos critérios da regra.

Depois de especificar todas as regras, clique em OK para aplicar a formatação condicional.

Tabela dinâmica

Uma tabela dinâmica é uma ferramenta poderosa que permite resumir dados em sua planilha do Excel. Você pode usar uma tabela dinâmica para criar um relatório que mostra o total de vendas por mês ou pode usá-lo para mostrar o preço médio de um produto por cliente. Essa também é uma das coisas interessantes para você fazer em suas planilhas do Excel.

Para criar uma tabela dinâmica, primeiro selecione os dados que deseja incluir na tabela. Em seguida, clique na guia Inserir na Faixa de Opções e clique em Tabela Dinâmica no grupo Tabelas. Na caixa de diálogo Criar tabela dinâmica, escolha onde deseja colocar a tabela dinâmica:

  • Em uma planilha existente: Clique em Planilha existente e, em seguida, clique em OK.
  • Em uma nova planilha: Clique em Nova planilha e, em seguida, clique em OK.

Depois de selecionar onde deseja colocar a tabela dinâmica, a caixa de diálogo Lista de campos da tabela dinâmica é exibida. Nesta caixa de diálogo, arraste os campos da lista Campos Disponíveis para as áreas apropriadas na área de layout. As quatro áreas são:

Filtros: filtre seus dados para que apenas alguns itens sejam incluídos na tabela dinâmica. Por exemplo, talvez você queira ver apenas os dados de um ano ou de uma região.

Colunas: os itens nesta área aparecerão como colunas em sua tabela dinâmica. Por exemplo, se você arrastar o campo Mês para esta área, cada mês será listado como uma coluna separada em sua tabela dinâmica.

Linhas: os itens nesta área aparecerão como linhas em sua tabela dinâmica.

Listas de validação de dados

Criar uma lista suspensa e aplicar a entrada de dados usando a lista suspensa garante que a consistência dos dados seja sempre mantida em sua planilha. Para criar uma lista suspensa - uma das coisas mais interessantes:

  • Insira a lista de itens em um intervalo.
  • Selecione a célula que conterá a lista suspensa
  • Escolha Dados -> Ferramentas de Dados -> Validação de Dados.
  • Na caixa de diálogo Validação de dados, clique na guia Configurações.
  • Na lista suspensa Permitir, selecione Lista.
  • Na caixa Origem, especifique o intervalo que contém os itens.
  • Certifique-se de que a opção suspensa In-Cell esteja marcada e clique em OK.
  • Dica: Se a lista suspensa for curta, você poderá inserir os valores diretamente no Campo de origem separados por vírgulas.

Filtro de dados

O Excel é uma ferramenta poderosa para análise e filtragem de dados. Existem muitas maneiras de filtrar dados no Excel, mas um dos métodos mais poderosos e flexíveis é usar o recurso Filtro de Dados.

O Filtro de dados é uma das coisas interessantes em planilhas do Excel. Ele permite selecionar quais dados deseja ver em sua planilha e quais dados deseja ocultar. Isso pode ser extremamente útil quando você tem grandes quantidades de dados que precisa analisar.

Para usar o filtro de dados, basta selecionar a coluna ou intervalo de células que deseja filtrar e, em seguida, clicar no botão Filtro na barra de ferramentas da faixa de opções. Isso exibirá um menu suspenso com todos os filtros disponíveis.

Você pode então escolher qual tipo de filtro deseja usar. Por exemplo, você pode optar por mostrar apenas as linhas que contêm um determinado valor ou pode optar por mostrar apenas as linhas que não contêm um determinado valor.

Você também pode usar vários filtros ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode optar por mostrar apenas as linhas que contêm um determinado valor em uma coluna e não contêm um determinado valor em outra coluna.

Depois de selecionar os filtros que deseja usar, basta clicar em OK e seus dados filtrados serão exibidos em sua planilha.

Estas são as 10 coisas interessantes para você fazer em suas planilhas do Excel.

E mais...

Compre Aqui pelo menor preço: NotebooksSmartphonesLivros e tudo que você precisa. Receba suas compras rapidamente!
Você também pode comprar Microsoft 365 Family, Microsoft 365 Personal, Office 365 Home, ou Office Professional Plus.



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

1 Comentário
  1. Tudo no Excel é muito interessante!

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo