5 modelos de planilhas de Excel mais usados

Planilhas são a aposta para controlar todos os tipos de atividades relacionados a negócios. Existem alguns modelos de planilhas de Excel mais usados e, de antemão,  e eu vou apresentá-los a seguir. Esta não é essencialmente uma regra para todos os públicos e não foi uma conclusão de um estudo científico. Portanto, amanhã pode mudar tudo, já que vivemos em um mercado volátil.

5 modelos de planilhas de Excel mais usados

Estes dados são levantados entre as vendas de planilhas neste site e nos sites de parceiros. São as planilhas mais vendidas, ou mais baixadas que eu consegui verificar.

As planilhas de Excel mais usadas

  1. Fluxo de Caixa
  2. Orçamento de Obras
  3. Controle de Estoque
  4. Orçamento Familiar
  5. Controle de vendas

1 - Planilha de Fluxo de Caixa

Esta planilha tem uma grande importância em qualquer tipo de negócio. Todos sabemos, que uma das razões que levam uma empresa à falência é o fluxo de caixa negativo. Por isso, é importante que todo proprietário de qualquer negócio faça um lançamento diário de entradas e saídas financeiras. Além disso, é imprescindível que tenha o saldo no final do mês, para fazer uma análise do que pode ser ajustado.

Aqui neste site tem uma planilha de fluxo de caxa, que tem uma ótima aceitação, por ser fácil de usar e adicionar vários recursos através da descrição das receitas e despesas. Você pode adicionar os valores de entrada e saída, acrescentando uma descrição que garante sua análise do que foi movimentado no período.

💵Baixe a versão demonstrativa

No link acima você pode baixar a versão grátis para testes.

2 - Planilha de Orçamento de Obras

Também pode ser chamada de planilha de custos para construção e reformas. É esta planilha que está disponível neste site. A nomenclatura varia em diversos termos, mas o propósito dessa maravilhosa planilha é o mesmo.

A planilha de orçamento de obras serve para fazer o controle de custos da construção, ou da reforma de imóveis de qualquer natureza e tamanho. Ela é essencial para você prever quanto deve gastar e controlar o custo de materiais e mão-de-obra dese a fundação até o telhado. E não pode esquecer do projeto que deve ser incluído também!

🏗 Baixe a versão demonstrativa

Baixe esta planilha de custo de construção e reformas, ou orçamento de obras, como queira chamar. Faça testes para saber se realmente atende suas expectativas.

3 - Planilha de Controle de Estoque

Quem trabalha com mercadorias e serviços sabe o quanto é importante ter o controle de todos os itens que estão em suas dependências. A planilha de controle de estoque é para fazer tudo isso e até mais, dependendo da função que você quer que ela exerça.

É importante controlar desde as ferramentas de serviços, até um estoque de mais de 1000 itens diversos. Não importa se é uma dispensa de alimentos domésticos, ou uma concessionaria de veículos e autopeças. Tudo pode ser controlado em uma planilha.

Neste site tem uma planilha de controle de estoque, que vale a pena testar. Ela é feita a base de fórmulas do Excel e, por isso, calcula praticamente tudo automaticamente. Tem cadastro de itens, entrada e saída de mercadorias no estoque, planilha de saldo e uma planilha que alerta quando o estoque está baixo. E neste último ainda mostra a quantidade de itens que deve ser comprada. Eu diria que é o suficiente para controlar qualquer estoque com até 2000 itens. Se o seu estoque tiver mais que isso, ou precisar de algo mais complexo, eu recomendo um sistema ERP.

Se você deseja ter um controle absoluto e efetivo do seu estoque, baixe o modelo que temos aqui.

📦 Baixe a versão demostrativa

Na mesma página tem o manual online para saber como trabalhar com esta planilha. Todas as planilhas disponíveis neste site contam com seu próprio manual de utilização

4 - Planilha de Orçamento Familiar

Planilha de custos, planilha de gastos, planilha de finanças pessoais, todas estas planilhas tem o mesmo objetivo: controlar receitas e despesas da família ou de uma pessoa. Antigamente muitas pessoas guardavam dinheiro dentro do colchão, pelo menos era o que se comentava. Pode ser uma metáfora, mas pressuponho.

Uma boa planilha de orçamento familiar, ou de gastos, precisa ser compacta, fácil de usar e objetiva. Receitas e despesas devem ser suas características fundamentais e primárias. O objetivo disso é fazer com que seu preenchimento não tome tanto tempo do usuário e, ao mesmo tempo, lhe forneça os dados necessários a serem analisados.

Eu sempre enfatizo esta questão de fazer planilhas com funções e fórmulas, de modo que fique bem funcional e produtiva. Você não precisa ter em mãos uma calculadora para somar os resultados de uma planilha de Excel. Ela, evidentemente, tem que calcular tudo sozinha e você apenas administrar.

Esta planilha também está aqui neste site e você pode baixar uma versão demonstrativa, que também pode ser utilizada. Mas a versão paga está mais limpa, sem links do site e plano de fundo, além disso não tem bloqueio total.

🤑Baixar a versão demonstrativa

5 -  Controle de Vendas

É notório, que o faturamento gerado pelas vendas, seja a principal fonte de receita nos negócios. Independentemente se a empresa vende produtos, ou é uma prestadora de serviços. Vendas, alavancam qualquer setor econômico.

Originalmente, todas as empresas tem um departamento de vendas, ou alguém que cuida dessa parte. Se você quiser ver alguém com um sorriso largo no rosto, diga: eu sou seu cliente. Por isso, você deve fazer o controle de todo este valor que entra em sua empresa em uma equação muito fácil: cliente é igual a dinheiro.

Uma planilha de controle de vendas pode ser um bom começo para seu negócio. Eu gosto do termo gerenciamento de vendas e fiz uma planilha para gerenciar esta atividade de forma bem simples. No entanto, há muitas boas opções por aí, você só precisas baixar as versões de testes, ou a planilha grátis onde ela estiver disponível e analisar se atende suas expetativas.

É essencialmente relevante ter uma visão clara de tudo que é realizado na sua empresa, ou no seu negócio. E isso inclui as vendas e metas de vendas projetadas futuramente. Produção, produtividade e vendas geram lucros significativos, se forem seguidos de um gerenciamento planejado. Portanto, coloque tudo em planilhas e tenha em mãos todo o controle organizado.

📈 Baixar a versão demonstrativa

Outras Planilhas de Excel essenciais

O Microsoft Excel é um software incrivelmente versátil, e é exatamente por isso que os usuários de negócios confiam muito nele para conduzir suas operações diárias. No entanto, nem todos somos gurus do Excel, por isso é uma boa ideia ter uma boa planilha pronta, ao invés de criar modelos complicados.

Existem outras ferramentes no mercado, nas quais podemos trabalhar com planilhas. Mas o Microsoft Excel reina absoluto, porque usuários de todo o mundo; corporativos e domésticos; confiam em conduzir suas operações com suas pastas de trabalho.


Leave a Reply