Close Menu
Tudo Excel
    🚚 Carrinho de Compras
    Postagens Recentes

    Como criar um formulário de entrada de dados no Excel

    05/05/2025

    Como Copiar um Intervalo para Outra Planilha com Formatação Usando Excel VBA

    02/05/2025

    Manual da Planilha de Cotação de Preços com 20 Fornecedores e 500 Itens

    02/05/2025

    Como Criar uma Tabela Dinâmica usando o Power Pivot e a partir de Várias Fontes de Dados

    02/05/2025

    Como usar LAMBDA no Excel para criar suas próprias funções

    28/03/2025

    O Aplicativo do Microsoft Excel na App Store é Original?

    28/03/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Lista de Planilhas
    • Primeiros Passos
    • 🛒︎ Minhas Compras
    • 🖳 Minha conta
      • Meus Downloads
      • Meus Pedidos
    Login
    destaque
    Tudo Excel
    • Loja de Planilhas
    • Planilhas Grátis
    • Aprenda Excel
      • Introdução ao Excel
        • Apostila Básica de Excel
        • Aprendendo Excel
        • Dicas de Excel
        • Excel Básico
        • Formatação Condicional
        • Formatar Planilhas
        • Protegendo Planilhas
      • Excel Avançado
        • Finanças e Investimentos
        • Funções de Excel
        • Gráficos na Planilha
        • Macros e VBA
        • Tabela Dinâmica
        • Validação de Dados
      • Fazer Planilhas
      • Funções Excel
      • Todas as Categorias
    • 📝 Forum
    0 Shopping Cart
    | Carrinho   
    • Shop
    • Minha Conta
    0 Shopping Cart
    Tudo Excel
    Home»Fazer Planilhas»Fórmulas de Matriz do Excel, Como Usar na Planilha
    Fazer Planilhas

    Fórmulas de Matriz do Excel, Como Usar na Planilha

    EdivaldoBy Edivaldo11/09/2013Updated:29/08/202118 Comentários4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Essencialmente uma das ações mais pertinentes que o Excel desempenha é o cálculo com fórmulas de matriz. Para se tornar um usuário avançado do Excel, você precisa saber como usar as fórmulas de matriz, que podem executar cálculos que não podem ser feitos através de fórmulas não-matriz.

    Índice

    • Por que usar as fórmulas de matriz?
      • Use-as para realizar tarefas complexas, como:
        • Neste exemplo, usamos a seguinte função.
      • Desvantagens do uso das fórmulas matriciais
    • Conheça as constantes de matriz
      • Uma breve introdução às constantes de matriz

    Por que usar as fórmulas de matriz?

    Essa fórmula calcula apenas valores preenchidos em um intervalo, quando se trata de mínimo, média e máximo, entre outras inúmeras opções de cálculos e de informações.

    Se você tem experiência com fórmulas do Excel, sabe que pode executar operações um tanto sofisticadas. Por exemplo, você pode calcular o custo total de um empréstimo em um dado número de anos. No entanto, se você realmente deseja conhecer a fundo as fórmulas do Excel, precisa saber como usar as fórmulas de matriz.

    Use-as para realizar tarefas complexas, como:

    • Contar o número de caracteres contidos em um intervalo de células.
    • Somar apenas números que atendam a determinadas condições, como os valores inferiores de um intervalo ou os números que estão entre um limite inferior e superior.
    • Somar cada valor n em um intervalo de valores.

    Para inserir uma fórmula de matriz, pressione CTRL+SHIFT+ENTER com a célula selecionada e a fórmula visualizada na célula.

    [wpsm_ads1]

    Em nosso exemplo, pegamos uma planilha de cotação de preços, que contem 5 fornecedores, mas alguns fornecedores não vendem determinados itens e estas células contém uma fórmula, que pega os preços em outra tabela. Queremos saber o preço mínimo entre o intervalo, mas o valor não pode ser ZERO, nem um conteúdo de uma fórmula. É aí que utilizamos a fórmula de matriz.

    Veja a imagem abaixo.

    funcao-matriz-excel

     

    Note que F01, F02, F03, F04 e F05 são as referências de fornecedores. Na penúltima coluna da imagem aparece o valor mínimo da linha e na última coluna os fornecedores que dispõem dos menores preços de cada item da linha.

    Nota: este é um exemplo prático, para ilustrar nosso artigo sobre fórmulas de matriz. Esteja ciente que esta função tem inúmeras formas de fazer cálculos e aplicações.

    Neste exemplo, usamos a seguinte função.

    {=MÍNIMO(SE(E6:I6<>0; E6:I6;""))}

    E na última coluna ainda usamos a função SE, para saber qual fornecedor tem o preço menor no item de cada linha. E ficou assim:

    =SE(J6=0;".";SE(J6=E6;$E$4;SE(J6=F6;$F$4;SE(J6=G6;$G$4;SE(J6=H6;$H$4;SE(J6=I6;$I$4;""))))))

    Você encontra esta planilha completa em: Guia de Compra, Planilha de Cotação

    Uma planilha interessante para decifrar as fórmulas do Excel.

    Desvantagens do uso das fórmulas matriciais

    As fórmulas de matriz, ou fórmulas matriciais, podem parecer mágicas, mas elas também têm algumas desvantagens:

    • Ocasionalmente, você pode se esquecer de pressionar CTRL+SHIFT+ENTER. Lembre-se de pressionar essa combinação de teclas sempre que inserir ou editar uma fórmula de matriz.
    • Pode ser que outros usuários não compreendam suas fórmulas. As fórmulas de matriz são relativamente não-documentadas. Portanto, se outras pessoas precisarem modificar suas pastas de trabalho, evite as fórmulas de matriz ou verifique se esses usuários sabem como alterá-las.
    • Dependendo da velocidade do processamento e da memória do computador, as fórmulas de matriz grandes podem tornar os cálculos lentos.

    Conheça as constantes de matriz

    [wpsm_ads2]

    Esta seção fornece uma introdução às constantes de matriz e explica como inseri-las, editá-las e solucionar seus problemas.

    Uma breve introdução às constantes de matriz

    As constantes de matriz são um componente das fórmulas de matriz. Para criar constantes de matriz, insira uma lista de itens e delimite-a manualmente com chaves ({ }), da seguinte maneira:

    ={1,2,3,4,5}

    Anteriormente neste artigo, enfatizamos a necessidade de pressionar CTRL+SHIFT+ENTER durante a criação das fórmulas de matriz. Como as constantes de matriz são um componente das fórmulas de matriz, delimite manualmente as constantes com chaves digitando-as. Em seguida, use CTRL+SHIFT+ENTER para inserir a fórmula inteira.

    Se você delimitar (separar) os itens com vírgulas, criará uma matriz horizontal (uma linha). Se você delimitar os itens com ponto-e-vírgulas, criará uma matriz vertical (uma coluna). Para criar uma matriz bidimensional, delimite os itens em cada linha usando vírgulas e delimite cada linha usando ponto-e-vírgulas.

    Assim como acontece com as fórmulas de matriz, você pode usar constantes de matriz com qualquer função interna do Excel. As seções a seguir explicam como criar cada tipo de constante e como usar essas constantes com as funções do Excel.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Avatar photo
    Edivaldo
    • Website
    • Facebook

    Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

    Postagens Relacionadas

    Como Usar a Planilha de Cotação de Preços

    29/12/2024

    Como usar a planilha de construção e reformas

    29/12/2024

    Como adicionar uma linha de total ou subtotal em uma tabela no Excel

    23/08/2022

    Como Criar Fórmulas na Planilha de Excel

    20/08/2022

    Planejar Gastos Com Planilhas de Excel

    02/03/2017

    Exemplos e Informações sobre Fórmulas do Excel

    23/02/2017

    18 Comentários

    1. Diogo Godinho on 08/06/2019 11:45

      e se eu quisesse uma matriz coluna por até um número variável? ex.: E1 = 6. Ao invés de colocar {1;2;3;4;5;6}, como poderia colocar?

      Reply
      • Avatar photo
        Edivaldo on 08/06/2019 14:24

        Oi Diogo Godinho. Neste caso você mesmo pode tentar. Se funcionar...

    2. JORGE on 01/12/2018 13:45

      Boa tarde.
      Como usar o "SE" para retornar valores quando a condição for entre 100 e 200 por exemplo.
      Para maior que 100 ou menor e para maior ou menor que 200, tranqulio.
      Minha dificuldade é trabalhar valores ENTRE 100 e 200...
      Darei mais detalhes em breve.

      Reply
      • Avatar photo
        Edivaldo on 01/12/2018 18:43

        Olá Jorge.
        Você está na página de fórmulas de matriz.

        O link a seguir vai de fornecer todas as orientações para a função SE:
        https://www.tudoexcel.com.br/planilhas/funcao-se-do-excel-24.html

        De qualquer forma você pode usar: =SE(A1<=100;"valor1";SE(A1<=200;"valor2";"outrovalor")) Copie esta fórmula e cole na célula A2 e adicione os números na célula A1.

    3. Nelson Neiva on 25/07/2016 15:18

      Olá, boa tarde.
      Para criar uma constante de matriz horizontal, o Excel considera a vírgula como separador decimal, levando em conta somente a primeira vírgula. No caso de constante de matriz vertical com ponto-e-vírgula como separador funciona normalmente.
      Como proceder para matriz horizontal e bidimensional?

      Reply
    4. Xavier on 08/05/2016 15:44

      Ola gostaria que me ajudasse, quero que o excel conte automáticamente os numeros inferiores a dez e me coloque o resultado numa celula

      Reply
      • Avatar photo
        Tudo Excel on 09/05/2016 18:59

        Funções SOMASE, SE, ou PROCV, use uma dessas, pode ser útil

    5. Priscila on 13/03/2016 20:54

      Ola, gostaria de saber como obter a funcao MINIMO apos relacionar uma coluna de uma matriz a uma linha de outra matriz.

      Como realizar essa operacao no excel???

      Observe que o minimo deve ser gerado a partir de uma analize que o software fara entre cada relacao de cada par de elementos das respsectivas linhas e colunas das duas matrizes (Matirz relacional)

      Por favor, ajudem!

      Reply
    6. Andre Areas on 24/02/2016 21:52

      Olá, minha função exige controle da quantidade de medicamentos para várias pessoas, gostaria de saber se é possivel a partir da quantidade de remédios, saber até que data ( dia / mês /ano ) eles estarão disponíveis

      Reply
      • Avatar photo
        Tudo Excel on 24/02/2016 22:10

        sim, é possível utilizando fórmulas do Excel, que fazem o cálculo, de quantidades disponíveis

    7. Claudir Schneider on 19/02/2016 22:58

      Olá, tudo bem
      Preciso de uma orientação ou uma formula para o seguinte. Tenho um banco de dados onde questões foram respondidas. Sendo na vertical o numero de questionários e na horizontal as respostas. Fiz o somatório referente ao valor de cada questão. Preciso agora fazer um somatório somente das questões respondidas.

      Reply
      • Avatar photo
        Tudo Excel on 24/02/2016 22:12

        qual é o banco de dados que está trabalhando?

    8. Simão Sampaio on 01/02/2016 16:02

      Olá,
      Gostaria de saber como é que consigo fazer com que o excel me dê um alerta para quando estiver a introduzir dados que já tivera anteriormente escrito.
      E que ele próprio me indique a localização dos dados.
      Se é possível claro.
      Obrigado

      Reply
      • Avatar photo
        Tudo Excel on 05/02/2016 18:14

        Olá, existem 4 opções para fazer isso, uma é por validação de dados, acesse Dados, Validação de dados e utilize a função =CONT.SE(xx:yy;aa)=1

    9. Amanda on 04/01/2016 19:34

      Olá estou precisando de ajuda para fazer uma fórmula não domino o Excel estou meio perdida. Preciso de colocar as horas de trabalho , colocar o valor que pago por hora no final preciso do total de horas e o valor a pagar por funcionário! Deste já agradeço

      Reply
      • Avatar photo
        Tudo Excel on 09/01/2016 09:33

        Olá. É fácil.
        Crie uma tabela com as seguintes colunas:
        CARGA HORÁRIA - digite a carga horária EX: 8
        VALOR POR HORA - digite o valor que paga por hora
        TOTAL A PAGAR - use a fórmula soma, e some valor por hora x carga horária

        Caso queira colocar horário de entrada e de saída para cada funcionário, adicione duas coluna antes das demais, com ENTRADA e SAÍDA.
        Depois some as horas na coluna CARGA HORÁRIA.
        Na sua planilha não esqeça de adicionar Nome dos funcionários, cargo e outras informações que desejar. Sempre antes das colunas que vai usar as fórmulas.

    10. Tiago Dias on 25/11/2015 15:22

      Ola,

      Preciso de uma formula para usar em cotação de preços para apresentar subtotal dos menores valores praticados por cada fornecedor.
      Ja tenho formatação condicional associada a MINIMO para evidenciar os produtos com menores preços de cada fornecedor.
      Gostaria, então de conseguir somar os valores indicados pela formatação condicional de valor MINIMO para cada fornecedor.

      Reply
      • Avatar photo
        Tudo Excel on 10/12/2015 11:25

        nosso post sobre formatação condicional explica isso.

        Link de Formatação Condicional

        Categoria: Formatação Condicional

    Leave A Reply Cancel Reply

    🚚 Carrinho de Compras
    Lista de Planilhas
    • Planilha de Construção e Reformas Excel Planilha de Construção e Reformas: Gestão Completa de Orçamentos de Obras
      Avaliação 4.93 de 5
      R$38,00 O preço original era: R$38,00.R$30,00O preço atual é: R$30,00.
    • Planilha de Cotação de Preços 5 Fornecedores Planilha de Cotação de Preços Completa Para Comparar Até 5 Fornecedores
      Avaliação 4.75 de 5
      R$39,00 O preço original era: R$39,00.R$35,00O preço atual é: R$35,00.
    • Planilha Fluxo de Caixa Excel Planilha de Fluxo de Caixa: Gerencie Receitas e Despesas com Eficiência
      Avaliação 4.83 de 5
      R$34,90 O preço original era: R$34,90.R$26,00O preço atual é: R$26,00.
    • Planilha de Controle de Estoque - Saldo Planilha de Controle de Estoque: Sistema Completo para Gestão de Produtos e Mercadorias
      Avaliação 4.57 de 5
      R$39,90 O preço original era: R$39,90.R$36,00O preço atual é: R$36,00.
    • Planilha de Orçamento Familiar - Planejamento de Custos Planilha de Orçamento Familiar: Controle Total de Gastos e Finanças Pessoais
      Avaliação 4.75 de 5
      R$29,90 O preço original era: R$29,90.R$17,00O preço atual é: R$17,00.
    • Planilha de Cotação para 20 Fornecedores Planilha de Cotação para Cotar em até 20 Fornecedores e Analisar 500 Itens
      Avaliação 4.86 de 5
      R$65,00 O preço original era: R$65,00.R$48,00O preço atual é: R$48,00.
    • Planilha Excel para Controle de Débitos de clientes Planilha Controle de Débitos de Clientes
      Avaliação 5.00 de 5
      R$32,00 O preço original era: R$32,00.R$25,00O preço atual é: R$25,00.
    • Planilha de Excel Para Estoque e Vendas Planilha de Estoque e Vendas
      Avaliação 4.88 de 5
      R$69,00 O preço original era: R$69,00.R$49,00O preço atual é: R$49,00.
    • Planilha de Excel Despesas Domésticas Planilha de Controle de Despesas Domésticas
      Avaliação 4.25 de 5
      R$19,90 O preço original era: R$19,90.R$15,00O preço atual é: R$15,00.
    • Planilha de Excel Para Cadastro de Clientes Planilha de Cadastro de Clientes
      Avaliação 4.00 de 5
      R$32,90 O preço original era: R$32,90.R$24,00O preço atual é: R$24,00.
    Aprender Excel Online e Grátis

    Aprenda Excel com nossos tutoriais, crie gráficos, construa fórmulas com as funções mais usadas, baixe planilhas grátis e compre planilhas Premium.
    Microsoft Excel é o melhor software de planilhas do mundo!

    Categorias de produtos
    • Cursos de Excel
    • Livros de Excel
    • Planilhas de Excel
    • Planilhas de Parceiros
    ENTRE EM CONTATO:

    sac@tudoexcel.com.br

    Edivaldo: Tudo Excel

    Contribua:

    PIX: planilha@tudoexcel.com.br

    Sobre Tudo Excel
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso Das Planilhas
    • Sobre o site Tudo Excel
    • Todas as Categorias de Excel
    • Entrar no OneDrive
    Facebook X (Twitter) Instagram Reddit
    © 2025 TudoExcel. tudoexcel.com.br.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login below or Register Now.

    Lost password?

    Register Now!

    Already registered? Login.

    A password will be e-mailed to you.