Criando Fórmulas na Planilha de Excel

Se você estiver criando fórmulas na planilha de Excel, deve ler esta postagem e manter-se cuidadoso, para evitar erros, uma vez que, fazer uma planilha de Excel sem adicionar fórmulas, não vai aumentar a produtividade.

Quando você precisar adicionar dados, ou fazer qualquer atualização em uma planilha sem fórmulas, terá que inserir valor, por valor em cada célula e para cada atualização. Para ganhar tempo, crie fórmulas na planilha de modo que as atualizações sejam feitas automaticamente, cada vez que a planilha for editada.

Sinais para fórmulas na planilha de Excel

Para compreender como as funções e fórmulas funcionam, é necessário conhecer os sinais de operações de cálculos utilizados pelo Excel.

Sinais Operadores Para Funções do Excel

Para adicionar fórmulas na planilha do Excel, primeiro precisamos conhecer os operadores aritméticos, das quarto operações, valores, maior, menor e de igualdade. Veja a seguir:

1. SINAIS DE OPERAÇÕES E SINAIS PARA CONDIÇÃO.

SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO
+ Somar - Subtrair
/ Dividir * Multiplicar
= Igual % Porcentagem
> Maior < Menor
>= Maior e Igual <= Menos e Igual
<> Diferente ^ Expoente

 Criando fórmulas na planilha de Excel:

Veja no Exemplo a seguir. A planilha mostra as vendas do primeiro trimestre.

Planilha de Venda
A B C D E
1 Vendas de janeiro a março
2 PRODUTO JAN FEV MAR TOTAIS
3 Notebook 20 16 22 58
4 Impressora 11 10 13 34
5 Tablet 5 8 14 27

A fórmula usada para achar os totais foi criada com a função SOMA.

O operador principal da fórmula é o sinal de mais ( + ), que indica a soma dos itens vendidos. Toda fórmula do Excel deve ser iniciada com o operador = (igual). Ao digitar a fórmula, tecle ENTER para ver o resultado. Em seguida, copie a fórmula paras as células abaixo.

A fórmula ficou assim: =soma(B3:D3)

Também poderia ficar assim: = soma(B3+C3+d3), ou ainda poderia ser: =B3+C3+d3)

A primeira opção =soma(B3:D3) é mais prática, porque os dois pontos, que inserimos entre as duas referências de células, indicam o intervalo de célula, que deverá ser somado. Quando for criada uma planilha enorme, basta somar com este intervalo. Já com as outras opções a fórmula sairia muito grande, quando fosse somar célula, por célula.

NOTA: Para copiar uma fórmula de uma célula da tabela, posicione o mouse no canto inferior direito da célula selecionada e quando o cursor mudar, clique, aperte e araste para as outras células.

copiar uma fórmula de uma célula

copiar uma fórmula de uma célula

Neste exemplo também é possível utilizar a fórmula média, para saber a média de venda de cada produto.

=MÉDIA(B3:D3) essa seria a fórmula, para determinar a média de venda no trimeste.

Nas planilhas do Excel, não se deve digitar nenhum dado sobre a fórmula. Isso porque, se estes valores forem alterados, os resultados finais, também serão alterados. Caso você digite algum dado, sobre uma fórmula, o valor da célula, para as futuras modificações, não serão alterados automaticamente.


8 Comments

  1. Benjamin 27/01/2018
  2. Eleonora 29/08/2017
    • Tudo Excel 29/08/2017
  3. Aline 20/06/2017
  4. Marcos Goto 14/06/2017
    • Tudo Excel 15/06/2017

Leave a Reply