Como Criar Fórmulas na Planilha de Excel

Criar fórmulas na planilha de Excel é de extrema importância para calcular os dados de uma tabela automaticamente. Qualquer planilha eletrônica deve, necessariamente ter funções e fórmulas que possam fazer o trabalho de cálculos sem a interferência do usuário. Você deve ler esta postagem e manter-se cuidadoso, para evitar erros ao trabalhar com uma planilha que tenha fórmulas em células desbloqueadas.

Literalmente, este é um dos melhores recursos aplicados no Microsoft Excel, assim como em outros programas de planilhas eletrônicas. O trabalho que se faz para criar uma planilha com fórmulas, será reduzido no dia-a-dia quando estiver usando a planilha.

Como Criar Fórmulas em uma Planilha?

Para inserir uma fórmula em uma planilha de Excel devemos começar com o sinal de = (igual). Em seguida digitar a fórmula. Você pode inserir qualquer fórmula com o valor dos dados, ou com uma referência de células.

Criando Fórmulas na Planilha de Excel

Quando você precisar adicionar dados, ou fazer qualquer atualização em uma planilha sem fórmulas, terá que inserir valor, por valor em cada célula e para cada atualização. Para ganhar tempo, crie fórmulas na planilha de modo que as atualizações sejam feitas automaticamente, cada vez que a planilha for editada.

Sinais para criar fórmulas na planilha de Excel

Para compreender como as funções e fórmulas funcionam, é necessário conhecer os sinais de operações de cálculos utilizados pelo Excel.

Sinais Operadores Para Funções do Excel

Para adicionar fórmulas na planilha do Excel, primeiro precisamos conhecer os operadores aritméticos, das quarto operações, valores, maior, menor e de igualdade. Veja a seguir:

1. SINAIS DE OPERAÇÕES E SINAIS PARA CONDIÇÃO.

SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO
+ Somar - Subtrair
/ Dividir * Multiplicar
= Igual % Porcentagem
> Maior < Menor
>= Maior e Igual <= Menos e Igual
<> Diferente ^ Expoente

 Exemplo de como adicionar fórmulas na planilha

Veja no Exemplo a seguir. A planilha mostra as vendas do primeiro trimestre.

Planilha de Venda
A B C D E
1 Vendas de janeiro a março
2 PRODUTO JAN FEV MAR TOTAIS
3 Notebook 20 16 22 58
4 Impressora 11 10 13 34
5 Tablet 5 8 14 27

A fórmula usada para achar os totais foi criada com a função SOMA.

O operador principal da fórmula é o sinal de mais ( + ), que indica a soma dos itens vendidos. Toda fórmula do Excel deve ser iniciada com o operador = (igual). Ao digitar a fórmula, tecle ENTER para ver o resultado. Em seguida, copie a fórmula paras as células abaixo.

A fórmula ficou assim: =soma(B3:D3)

Também poderia ficar assim: = soma(B3+C3+d3), ou ainda poderia ser: =B3+C3+d3)

A primeira opção =soma(B3:D3) é mais prática, porque os dois pontos, que inserimos entre as duas referências de células, indicam o intervalo de célula, que deverá ser somado. Quando for criada uma planilha enorme, basta somar com este intervalo. Já com as outras opções a fórmula sairia muito grande, quando fosse somar célula, por célula.

NOTA: Para copiar uma fórmula de uma célula da tabela, posicione o mouse no canto inferior direito da célula selecionada e quando o cursor mudar, clique, aperte e araste para as outras células.

copiar uma fórmula de uma célula

Copiar uma fórmula de uma célula

Neste exemplo também é possível utilizar a fórmula média, para saber a média de venda de cada produto.

=MÉDIA(B3:D3) essa seria a fórmula, para determinar a média de venda no trimestre.

Eu recomendo não digitar nenhum dado sobre a fórmula. Em vez disso, use as referências de células. Quando utilizamos a referência, se os valores forem alterados, os resultados finais, também serão alterados automaticamente.

Caso prefira usar o valor diretamente dentro dentro uma fórmula, quando precisar alterar este valor, deverá modificar dentro da fórmula, o que gera perda de tempo e aumenta a probabilidade de cometer erros.

Confira ofertas de planilhas prontas para usar
Pacote de planilhas de Excel com 17. A melhor opção, oferta imperdível! Planilhas de Controle de Estoque e Vendas. Ótima recomendação para estoques!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Custo de Obras para construção e reformas de imóveis. Mais vendida! Planilha de Cotação de Preços. Economize dinheiro comprando mais barato!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Orçamento de Obras 2.0. Exatamente o que você precisa para fazer o controle da obra. Lista de todas as planilhas do site. Confira estas planilhas Premium.
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes

Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

8 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação
  1. preciso criar uma planilha de acompanhamento de lançamentos de despesas onde terá duas celulas principaos, uma celula fixa onde mostre a raiz de um numero ex. 2030 e a celula seguinte o complemento desse numero que poderá ser apenas os sugeridos numa lista que aparecerá ao clicar na celula. Alguem pode me ajudar?

  2. Criei a fórmula somando 3 colunas, depois aplique a porcentagem da 4a. Coluna. Na quinta coloquei a fórmula das 3 colunas + a porcentagem de reajuste. Mas as fórmulas ficam aparecendo e não o resultado... vocês podem me ajudar?

  3. Preciso criar a seguinte fórmula:

    Se IPI (T9) for igual a 0. L9 deve ser igual à K9 dividido por 0,8675.

    É possível criar essa fórmula?

  4. Boa noite,
    Estou necessitando fazer uma fórmula da seguinte forma:
    Preciso fazer a média de 2 números, sendo que vou anular a maior nota e a menor e fazer a média das duas intermediárias.
    Exemplo: 1,20 - 1,30 - 1,40 - 2,30
    Preciso cancelar 1,20 por ser a menor, e cancelar 2,30 por ser a maior
    E tirar a média de 1,30-1,40 , que assim eu teria como resposta 1,35

    Agradeço se alguém puder me ajudar

    • Olá, Marcos. Utilize a função MÉDIA, ou MED, se estiver usando Excel 2016
      Seria mais ou menos assim:
      =MÉDIA(A1:A4)
      =MED(A1:A4)
      A mébia é entre valor 1, valor 2, e assim sucessivamente.

      No seu caso específico. Para ser mais rápido e mais fácil, após a coluna das notas, adicione a funão SE. Excemplo: se as notas estiverem como início, a célula A1, digite em B1 =SE(A1<1,2;A1;"") e copie a função para as células seguintes. Após achar o valor mínimo, agora você vai achar o valor máximo. Em C1 digite =SE(B1>2,3;B1;"") copie esta função também para as seguintes células.

      E no final faça a média, das células da coluna C.

      Talvez isso te ajude.

Escreva seu comentário

Tudo Excel
Logo
Carrinho de Compras