Por Edivaldo | data: 11/09/2013 | 54423 Leituras

Fórmulas de Matriz do Excel

Essencialmente uma das a√ß√Ķes mais pertinentes que o Excel desempenha √© o c√°lculo com f√≥rmulas de matriz. Para se tornar um usu√°rio avan√ßado do Excel, voc√™ precisa saber como usar as f√≥rmulas de matriz, que podem executar c√°lculos que n√£o podem ser feitos atrav√©s de f√≥rmulas n√£o-matriz.

Por que usar as fórmulas de matriz?

Essa f√≥rmula calcula apenas valores preenchidos em um intervalo, quando se trata de m√≠nimo, m√©dia e m√°ximo, entre outras in√ļmeras op√ß√Ķes de c√°lculos e de informa√ß√Ķes.

Se voc√™ tem experi√™ncia com f√≥rmulas do Excel, sabe que pode executar opera√ß√Ķes um tanto sofisticadas. Por exemplo, voc√™ pode calcular o custo total de um empr√©stimo em um dado n√ļmero de anos. No entanto, se voc√™ realmente deseja conhecer a fundo as f√≥rmulas do Excel, precisa saber como usar as f√≥rmulas de matriz.

Use-as para realizar tarefas complexas, como:

  • Contar o n√ļmero de caracteres contidos em um intervalo de c√©lulas.
  • Somar apenas n√ļmeros que atendam a determinadas condi√ß√Ķes, como os valores inferiores de um intervalo ou os n√ļmeros que est√£o entre um limite inferior e superior.
  • Somar cada valor n em um intervalo de valores.

Para inserir uma fórmula de matriz, pressione CTRL+SHIFT+ENTER com a célula selecionada e a fórmula visualizada na célula.

Em nosso exemplo, pegamos uma planilha de cota√ß√£o de pre√ßos, que contem 5 fornecedores, mas alguns fornecedores n√£o vendem determinados itens e estas c√©lulas cont√©m uma f√≥rmula, que pega os pre√ßos em outra tabela. Queremos saber o pre√ßo m√≠nimo entre o intervalo, mas o valor n√£o pode ser ZERO, nem um conte√ļdo de uma f√≥rmula. √Č a√≠ que utilizamos a f√≥rmula de matriz.

Veja a imagem abaixo.

funcao-matriz-excel

 

Note que F01, F02, F03, F04 e F05 s√£o as refer√™ncias de fornecedores. Na pen√ļltima coluna da imagem aparece o valor m√≠nimo da linha e na √ļltima coluna os fornecedores que disp√Ķem dos menores pre√ßos de cada item da linha.

Nota: este √© um exemplo pr√°tico, para ilustrar nosso artigo sobre f√≥rmulas de matriz. Esteja ciente que esta fun√ß√£o tem in√ļmeras formas de fazer c√°lculos e aplica√ß√Ķes.

Neste exemplo, usamos a seguinte função.

{=M√ćNIMO(SE(E6:I60; E6:I6;""))}

E na √ļltima coluna ainda usamos a fun√ß√£o SE, para saber qual fornecedor tem o pre√ßo menor no item de cada linha. E ficou assim:

=SE(J6=0;".";SE(J6=E6;$E$4;SE(J6=F6;$F$4;SE(J6=G6;$G$4;SE(J6=H6;$H$4;SE(J6=I6;$I$4;""))))))

Você encontra esta planilha completa em: Guia de Compra, Planilha de Cotação

Uma planilha interessante para decifrar as fórmulas do Excel.

Desvantagens do uso das fórmulas matriciais

As fórmulas de matriz, ou fórmulas matriciais, podem parecer mágicas, mas elas também têm algumas desvantagens:

  • Ocasionalmente, voc√™ pode se esquecer de pressionar CTRL+SHIFT+ENTER. Lembre-se de pressionar essa combina√ß√£o de teclas sempre que inserir ou editar uma f√≥rmula de matriz.
  • Pode ser que outros usu√°rios n√£o compreendam suas f√≥rmulas. As f√≥rmulas de matriz s√£o relativamente n√£o-documentadas. Portanto, se outras pessoas precisarem modificar suas pastas de trabalho, evite as f√≥rmulas de matriz ou verifique se esses usu√°rios sabem como alter√°-las.
  • Dependendo da velocidade do processamento e da mem√≥ria do computador, as f√≥rmulas de matriz grandes podem tornar os c√°lculos lentos.

Conheça as constantes de matriz

Esta seção fornece uma introdução às constantes de matriz e explica como inseri-las, editá-las e solucionar seus problemas.

Uma breve introdução às constantes de matriz

As constantes de matriz são um componente das fórmulas de matriz. Para criar constantes de matriz, insira uma lista de itens e delimite-a manualmente com chaves ({ }), da seguinte maneira:

={1,2,3,4,5}

Anteriormente neste artigo, enfatizamos a necessidade de pressionar CTRL+SHIFT+ENTER durante a criação das fórmulas de matriz. Como as constantes de matriz são um componente das fórmulas de matriz, delimite manualmente as constantes com chaves digitando-as. Em seguida, use CTRL+SHIFT+ENTER para inserir a fórmula inteira.

Se você delimitar (separar) os itens com vírgulas, criará uma matriz horizontal (uma linha). Se você delimitar os itens com ponto-e-vírgulas, criará uma matriz vertical (uma coluna). Para criar uma matriz bidimensional, delimite os itens em cada linha usando vírgulas e delimite cada linha usando ponto-e-vírgulas.

Assim como acontece com as f√≥rmulas de matriz, voc√™ pode usar constantes de matriz com qualquer fun√ß√£o interna do Excel. As se√ß√Ķes a seguir explicam como criar cada tipo de constante e como usar essas constantes com as fun√ß√Ķes do Excel.

Gostar√≠amos de saber se ficou alguma d√ļvida sobre: F√≥rmulas de Matriz do Excel. Por favor deixe seu coment√°rio, ou fa√ßa sua pergunta.

Você deve estar Logado para postar comentários, ou crie um registro em Tudo Excel.

14 Comentários até agora. Sinta-se livre para se juntar a esta conversa.

  1. Nelson Neiva 25/07/2016 at 15:18 -

    Ol√°, boa tarde.
    Para criar uma constante de matriz horizontal, o Excel considera a vírgula como separador decimal, levando em conta somente a primeira vírgula. No caso de constante de matriz vertical com ponto-e-vírgula como separador funciona normalmente.
    Como proceder para matriz horizontal e bidimensional?

  2. Xavier 08/05/2016 at 15:44 -

    Ola gostaria que me ajudasse, quero que o excel conte autom√°ticamente os numeros inferiores a dez e me coloque o resultado numa celula

    • Tudo Excel 09/05/2016 at 18:59 -

      Fun√ß√Ķes SOMASE, SE, ou PROCV, use uma dessas, pode ser √ļtil

  3. Priscila 13/03/2016 at 20:54 -

    Ola, gostaria de saber como obter a funcao MINIMO apos relacionar uma coluna de uma matriz a uma linha de outra matriz.

    Como realizar essa operacao no excel???

    Observe que o minimo deve ser gerado a partir de uma analize que o software fara entre cada relacao de cada par de elementos das respsectivas linhas e colunas das duas matrizes (Matirz relacional)

    Por favor, ajudem!

  4. Andre Areas 24/02/2016 at 21:52 -

    Olá, minha função exige controle da quantidade de medicamentos para várias pessoas, gostaria de saber se é possivel a partir da quantidade de remédios, saber até que data ( dia / mês /ano ) eles estarão disponíveis

    • Tudo Excel 24/02/2016 at 22:10 -

      sim, é possível utilizando fórmulas do Excel, que fazem o cálculo, de quantidades disponíveis

  5. Claudir Schneider 19/02/2016 at 22:58 -

    Ol√°, tudo bem
    Preciso de uma orienta√ß√£o ou uma formula para o seguinte. Tenho um banco de dados onde quest√Ķes foram respondidas. Sendo na vertical o numero de question√°rios e na horizontal as respostas. Fiz o somat√≥rio referente ao valor de cada quest√£o. Preciso agora fazer um somat√≥rio somente das quest√Ķes respondidas.

    • Tudo Excel 24/02/2016 at 22:12 -

      qual é o banco de dados que está trabalhando?

  6. Sim√£o Sampaio 01/02/2016 at 16:02 -

    Ol√°,
    Gostaria de saber como é que consigo fazer com que o excel me dê um alerta para quando estiver a introduzir dados que já tivera anteriormente escrito.
    E que ele próprio me indique a localização dos dados.
    Se é possível claro.
    Obrigado

    • Tudo Excel 05/02/2016 at 18:14 -

      Ol√°, existem 4 op√ß√Ķes para fazer isso, uma √© por valida√ß√£o de dados, acesse Dados, Valida√ß√£o de dados e utilize a fun√ß√£o =CONT.SE(xx:yy;aa)=1

  7. Amanda 04/01/2016 at 19:34 -

    Olá estou precisando de ajuda para fazer uma fórmula não domino o Excel estou meio perdida. Preciso de colocar as horas de trabalho , colocar o valor que pago por hora no final preciso do total de horas e o valor a pagar por funcionário! Deste já agradeço

    • Tudo Excel 09/01/2016 at 09:33 -

      Ol√°. √Č f√°cil.
      Crie uma tabela com as seguintes colunas:
      CARGA HOR√ĀRIA – digite a carga hor√°ria EX: 8
      VALOR POR HORA – digite o valor que paga por hora
      TOTAL A PAGAR Рuse a fórmula soma, e some valor por hora x carga horária

      Caso queira colocar hor√°rio de entrada e de sa√≠da para cada funcion√°rio, adicione duas coluna antes das demais, com ENTRADA e SA√ćDA.
      Depois some as horas na coluna CARGA HOR√ĀRIA.
      Na sua planilha n√£o esqe√ßa de adicionar Nome dos funcion√°rios, cargo e outras informa√ß√Ķes que desejar. Sempre antes das colunas que vai usar as f√≥rmulas.

  8. Tiago Dias 25/11/2015 at 15:22 -

    Ola,

    Preciso de uma formula para usar em cotação de preços para apresentar subtotal dos menores valores praticados por cada fornecedor.
    Ja tenho formatação condicional associada a MINIMO para evidenciar os produtos com menores preços de cada fornecedor.
    Gostaria, então de conseguir somar os valores indicados pela formatação condicional de valor MINIMO para cada fornecedor.