Função TENDÊNCIA do Excel como usar na planilha

A função TENDÊNCIA do Excel é usada para calcular uma modelagem de tendência linear através de um determinado conjunto de valores y dependentes. E de forma opcional, calcular um conjunto de valores x independentes e ainda, valores de retorno ao longo da linha de tendência.

Função TENDÊNCIA do Excel como usar na planilha

Além de tudo disso, a função TENDÊNCIA pode estender a linha de tendência no futuro para projetar valores y dependentes para um conjunto de novos valores x.

O que é uma linha de tendência?

Nas estatísticas, uma tendência é uma linha reta para cima ou para baixo que mostra para onde uma série de dados está indo. Isso é usado principalmente em séries temporais, onde o valor de um parâmetro é exibido para momentos específicos.

Uma linha de tendência é uma linha desenhada acima das máximas do pivô ou abaixo das mínimas do pivô para indicar a direção do preço predominante. As linhas de tendência são uma representação visual de suporte e resistência em um período de tempo específico. Eles mostram a direção e a velocidade do preço e também descrevem padrões em tempos de queda de preço.

O cálculo de tendências é demorado e propenso a erros humanos. Um dos métodos mais populares de calcular uma tendência é o método dos mínimos quadrados. Felizmente, o Excel construiu esse método em sua função TREND.

A linha de tendência mostra se sua série está subindo ou descendo e com que inclinação está indo nessa direção.

Sintaxe da função TENDÊNCIA

=TENDÊNCIA(conhecido_y,conhecido_x,new_x,constante)
  • conhecido_y – Uma matriz de valores Y conhecidos.
  • conhecido_x – Uma matriz de valores X conhecidos.
  • novo_x – Uma matriz de novos valores X para os quais você deseja que a TENDÊNCIA retorne os valores Y correspondentes.
  • constante – OPCIONAL. Valor lógico que indica se deve-se calcular B (a interceptação em y = mx + b) usando o método dos mínimos quadrados (VERDADEIRO ou Omitido) ou definir manualmente B = 0 (FALSO).

Exemplo da função TENDÊCIA no MS Excel

  Função TENDÊNCIA
Periodo Valores / dados
1 1200
2 2543
3 2600
4 3000
5 5600
6 7900
7 8000
8 8900
  Tendência
9 10308
10 11495
11 12682
12 13868
   
Fórmula =TENDÊNCIA(B3:B10;A3:A10;A12:A15)

Copie os dados da tabela acima e cole-os na célula A1 de uma nova planilha. Você pode usar a fórmula =TENDÊNCIA(B3:B10;A3:A10;A12:A15) na célula B12 para ver a tendência dos valores correspondentes de B3 até B10.

Note, que a fórmula será copiada automaticamente para as demais tendências: 10, 11 e 12, além da tendência 9 na célula A12.

Você pode criar uma gráfico selecionando as partes que deseja visualizar e escolhendo uma opção gráfica.

Exemplo 2: Prevendo o crescimento das vendas

Digamos, que você tenha um comércio e que fazer uma programação de vendas com uma estatística sobre os valores dos 2 primeiros trimestres, para o próximo trimestre. Para isso, você está no penúltimo dia do segundo trimestre e suas vendas estão com uma projeção de crescimento contínua.

Você pode fazer um calculo de metas para saber quanto deve vender e seu comércio terá que atingir estas metas.

Prevendo o crescimento das vendas

A Fórmula =TENDÊNCIA(B3:B8;A3:A8;A10:A12) fornece uma tendência nas vendas, para o próximo trimestre, baseando-se nas vendas dos últimos 6 meses.

Observações sobre a função TENDÊNCIA

Para obter informações sobre como o Microsoft Excel ajusta uma linha aos dados, consulte PROJ.LIN .

Você pode usar TENDÊNCIA para ajuste de curva polinomial regredindo contra a mesma variável elevada a diferentes potências. Por exemplo, suponha que a coluna A contenha valores y e a coluna B contenha valores x. Você pode inserir x^2 na coluna C, x^3 na coluna D e assim por diante e, em seguida, regredir as colunas B a D contra a coluna A.

As fórmulas que retornam matrizes devem ser inseridas como fórmulas de matriz com Ctrl+Shift+Enter, a menos que você tenha uma versão atual do Microsoft 365 e, em seguida, basta pressionar Enter .

Ao inserir uma constante de matriz para um argumento como conhecido_x, use vírgulas para separar valores na mesma linha e ponto e vírgula para separar as linhas.

Confira Estas Planilhas de Excel
Lista de todas as planilhas do site. Confira estas planilhas Premium. Pacote de planilhas de Excel com 17. A melhor opção!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Custo de Obras para construção e reformas de imóveis. Mais vendida! Planilha de Cotação de Preços. Economize dinheiro comprando mais barato!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Orçamento de Obras 2.0. Exatamente o que você precisa para fazer o controle da obra. Planilhas de Controle de Estoque e Vendas. Ótima recomendação para estoques!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes

Edivaldo

Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart