Função TENDÊNCIA do Excel como usar na planilha

A função TENDÊNCIA do Excel é usada para calcular uma modelagem de tendência linear através de um determinado conjunto de valores y dependentes. E de forma opcional, calcular um conjunto de valores x independentes e ainda, valores de retorno ao longo da linha de tendência.

Função TENDÊNCIA do Excel

Além de tudo disso, a função TENDÊNCIA pode estender a linha de tendência no futuro para projetar valores y dependentes para um conjunto de novos valores x.

O que é uma linha de tendência?

Nas estatísticas, uma tendência é uma linha reta para cima ou para baixo que mostra para onde uma série de dados está indo. Isso é usado principalmente em séries temporais, onde o valor de um parâmetro é exibido para momentos específicos.

Uma linha de tendência é uma linha desenhada acima das máximas do pivô ou abaixo das mínimas do pivô para indicar a direção do preço predominante. As linhas de tendência são uma representação visual de suporte e resistência em um período de tempo específico. Eles mostram a direção e a velocidade do preço e também descrevem padrões em tempos de queda de preço.

O cálculo de tendências é demorado e propenso a erros humanos. Um dos métodos mais populares de calcular uma tendência é o método dos mínimos quadrados. Felizmente, o Excel construiu esse método em sua função TREND.

A linha de tendência mostra se sua série está subindo ou descendo e com que inclinação está indo nessa direção.

Sintaxe da função TENDÊNCIA

=TENDÊNCIA(conhecido_y,conhecido_x,new_x,constante)
  • conhecido_y – Uma matriz de valores Y conhecidos.
  • conhecido_x – Uma matriz de valores X conhecidos.
  • novo_x – Uma matriz de novos valores X para os quais você deseja que a TENDÊNCIA retorne os valores Y correspondentes.
  • constante – OPCIONAL. Valor lógico que indica se deve-se calcular B (a interceptação em y = mx + b) usando o método dos mínimos quadrados (VERDADEIRO ou Omitido) ou definir manualmente B = 0 (FALSO).

Exemplo da função TENDÊCIA no MS Excel

 Função TENDÊNCIA
PeriodoValores / dados
11200
22543
32600
43000
55600
67900
78000
88900
 Tendência
910308
1011495
1112682
1213868
  
Fórmula=TENDÊNCIA(B3:B10;A3:A10;A12:A15)

Copie os dados da tabela acima e cole-os na célula A1 de uma nova planilha. Você pode usar a fórmula =TENDÊNCIA(B3:B10;A3:A10;A12:A15) na célula B12 para ver a tendência dos valores correspondentes de B3 até B10.

Note, que a fórmula será copiada automaticamente para as demais tendências: 10, 11 e 12, além da tendência 9 na célula A12.

Você pode criar uma gráfico selecionando as partes que deseja visualizar e escolhendo uma opção gráfica.

Exemplo 2: Prevendo o crescimento das vendas

Digamos, que você tenha um comércio e que fazer uma programação de vendas com uma estatística sobre os valores dos 2 primeiros trimestres, para o próximo trimestre. Para isso, você está no penúltimo dia do segundo trimestre e suas vendas estão com uma projeção de crescimento contínua.

Você pode fazer um calculo de metas para saber quanto deve vender e seu comércio terá que atingir estas metas.

Prevendo o crescimento das vendas

A Fórmula =TENDÊNCIA(B3:B8;A3:A8;A10:A12) fornece uma tendência nas vendas, para o próximo trimestre, baseando-se nas vendas dos últimos 6 meses.

Observações sobre a função TENDÊNCIA

Para obter informações sobre como o Microsoft Excel ajusta uma linha aos dados, consulte PROJ.LIN .

Você pode usar TENDÊNCIA para ajuste de curva polinomial regredindo contra a mesma variável elevada a diferentes potências. Por exemplo, suponha que a coluna A contenha valores y e a coluna B contenha valores x. Você pode inserir x^2 na coluna C, x^3 na coluna D e assim por diante e, em seguida, regredir as colunas B a D contra a coluna A.

As fórmulas que retornam matrizes devem ser inseridas como fórmulas de matriz com Ctrl+Shift+Enter, a menos que você tenha uma versão atual do Microsoft 365 e, em seguida, basta pressionar Enter .

Ao inserir uma constante de matriz para um argumento como conhecido_x, use vírgulas para separar valores na mesma linha e ponto e vírgula para separar as linhas. Compre Livros de Excel!

Compre o melhor notebook pelo menor preço!


Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo