Função FREQUÊNCIA no Excel, Estatística e Dados

A função FREQUÊNCIA no Excel ajuda a calcular a frequência de um valor de dados dentro de um determinado intervalo de valores. Em outras palavras, estima quantas vezes um valor de dados ocorreu em um determinado conjunto de valores. Ela fornece uma matriz vertical de números que correspondem à frequência de cada valor dentro de um intervalo. É uma função estatística interna do Excel.

Função FREQUÊNCIA no Excel

Sintaxe da função FREQUÊNCIA

FREQUÊNCIA(data_array, bins_array)

A sintaxe da função FREQUÊNCIA tem os seguintes argumentos:

  • data_array - é obrigatório. Uma matriz ou referência a um conjunto de valores para os quais você deseja contar frequências. Se data_array não contiver valores, FREQUÊNCIA retornará uma matriz de zeros.
  • bins_array - é obrigatório. Uma matriz ou referência a intervalos nos quais você deseja agrupar os valores em data_array. Se bins_array não contiver valores, FREQUÊNCIA retornará o número de elementos em data_array.

Esta função retorna uma matriz de valores. No Excel, é usado como uma fórmula de matriz usando CTRL+Shift+Enter (para Mac: pressione Command+Shift+Enter). Selecione a célula na qual a saída é necessária. Em seguida, digite a fórmula FREQUÊNCIA no Excel e insira a fórmula de matriz. Para o Excel recente do Microsoft 365 isso não é necessário!

Selecione as células –> Digite a fórmula –> Pressione CTRL+Shift+Enter.

Exemplo da função FREQUÊNCIA

Você pode copiar estes dados da tabela e colar na célula A1 de uma nova planilha de Excel. Depois é só inserir a fórmula =FREQÜÊNCIA(B2:B12;C2:C4) na célula C14. Não esqueça de criara fórmula de matriz, se você estiver usando o Excel com versões anteriores ao do Microsoft 365.

NomesValoresBins
Dado 0112
Dado 0233
Dado 0355
Dado 042 
Dado 052 
Dado 063 
Dado 074 
Dado 085 
Dado 096 
Dado 105 
Dado 118 
   
Resultado 001Saída3
Resultado 002 2
Resultado 003 4
Resultado 004 2

Vamos agora para a descrição da fórmula e seus resultados:

3Número de resultados menor ou igual a 2
2Número de resultados igual a 3
4Número de resultados entre 4 e 5
2 Número de resultados maior que 5
Resultados da Função FREQUÊNCIA
Observação: Se você tiver uma versão atual do Microsoft 365, poderá simplesmente inserir a fórmula da Função FREQUÊNCIA na célula superior esquerda do intervalo de saída e pressionar ENTER para confirmar a fórmula como uma fórmula de matriz dinâmica. Caso contrário, a fórmula deve ser inserida como uma fórmula de matriz herdada, selecionando primeiro o intervalo de saída, inserindo a fórmula na célula superior esquerda do intervalo de saída e pressionando CTRL+SHIFT+ENTER para confirmar.

Frequência do relatório como uma porcentagem

Relatar a frequência relativa de cada bin como uma porcentagem é bastante simples. Basicamente, queremos representar cada valor na Coluna E como uma fração do total ou soma dos valores. Para isso, usaremos a seguinte fórmula:

=C14/SOMA($C$14:$C$17)
Frequência do relatório como uma porcentagem

Usamos uma referência relativa para a primeira referência à célula C14 porque queremos que o Excel altere automaticamente a referência para cada linha respectiva quando copiamos a fórmula para as células abaixo.

Usamos referências relativas da Função FREQUÊNCIA para o intervalo C14 a C17, pois queremos que a referência a esse intervalo permaneça nas linhas 2 a 6. Nesse caso, uma referência absoluta ($C$14:$C$7) teria realizado a mesma coisa.

Depois de copiar todas as fórmulas, selecione o intervalo D14 a D17 e altere o formato do número para Porcentagem.

Alterar o formato do número para Porcentagem
Função FREQUÊNCIA com porcentagem

Porcentagem de frequência cumulativa

Você pode relatar a porcentagem cumulativa usando a seguinte fórmula:

=SOMA(C$14:C14)/SOMA(C$14:C$17)
Porcentagem de frequência cumulativa

Quando travamos a primeira referência na linha 14, esta é a nossa forma de ancorar a fórmula para que mesmo quando copiarmos para as células abaixo, o Excel sempre comece a fórmula SOMA na célula E14.

Manter uma referência relativa ao C14 é a nossa forma de criar uma gama em expansão .

A referência a C14 a C17 é inserida como uma referência mista porque o denominador será sempre os valores nas linhas 14 a 17.

FREQUÊNCIA Excel - cumulativo. Quando a fórmula é copiada para baixo e os valores são formatados como porcentagens, obtemos a saída vista na imagem acima.

Pode-se observar a partir desses resultados que a tabela criada pela função FREQUÊNCIA do Excel pode ser (e de fato, muitas vezes é) utilizada na criação de histogramas e gráficos de colunas.

E mais...

Compre Aqui pelo menor preço: NotebooksSmartphonesLivros e tudo que você precisa. Receba suas compras rapidamente!
Você também pode comprar Microsoft 365 Family, Microsoft 365 Personal, Office 365 Home, ou Office Professional Plus.


Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo