Função VARA no Excel, para calcular variância

A função VARA é classificada pela Função Estatística do Excel. VARA é muito semelhante à função VAR. Ela calcula a variância da amostra de um determinado conjunto de valores.

Função VARA no Excel

A variância é uma medida estatística usada em um conjunto de valores para determinar o quanto esses valores diferem da média.

Nos trabalhos de um analista financeiro, a função VARA pode ser útil para calcular variações nas receitas ou despesas. Os gerentes de portfólio costumam usar esse recurso para medir e rastrear o nível de risco em seus portfólios.

Sintaxe da função VARA

VARA(valor1, [valor2], …)

A sintaxe da função VARA tem os seguintes argumentos:

Valor1; valor2;… Valor1 é necessário, valores subsequentes são opcionais. Argumentos de valor de 1 a 255 correspondentes a uma amostra de população.

Função VAR vs. VARA

As duas funções são semelhantes, mas diferem nas seguintes maneiras:

Quando uma matriz de valores contendo valores lógicos é fornecida, VAR irá ignorar os valores lógicos, enquanto VARA atribuirá (zero) 0 a FALSO lógico e 1 a VERDADEIRO lógico.

Texto - incluindo texto vazio "", uma representação de texto de um número ou outro texto - em uma matriz ou argumento de referência é ignorado por VAR, mas contado por VARA como 0.

Como usar o VARA para calcular a variância no Excel?

Como uma função de planilha, o VARA pode ser inserido como parte de uma fórmula em uma célula da planilha. Para entender como usar a função, veja um exemplo:

Por exemplo:

Como foi citado acima, em relação ao analista financeiro, vamos pegar um exemplo desta área. Digamos que obtemos dados de receitas em MILHÕES DE REAIS de dois períodos diferentes para uma empresa.

Copie os dados de exemplo da tabela a seguir e cole-os na célula A1 de uma nova planilha do Excel. Adicione as respectivas fórmulas, seguindo o exemplo abaixo da tabela. Se precisar, você poderá ajustar as larguras das colunas para ver todos os dados.

Ano 2021ReceitaAno 2022Receita
jan35jan44
fev37fev43
mar35mar48
abr41abr47
mai40mai43
jun39jun40
jul42jul39
ago42ago49
set41set54
out44out56
nov45nov56
dez46dez58
Variação por período13Variação por período43
    
 Variação:118,5066667 
  • Função usada para a variação do período 1: =VARA(B3:B14)
  • Função usada para a variação do período 2: =VARA(DB3:D14)
  • Função usada para a variação dos dois períodos: =VARA(B3:B14;D3:D14)

Comentários da função VARA

VARA considera seus argumentos como uma amostra da população. Se os dados representarem a população inteira, calcule a variação usando VARPA.

Os argumentos podem ser os seguintes: números; nomes, matrizes ou referências que contêm números; representações de números por extenso ou valores lógicos, como VERDADEIRO e FALSO, em uma referência.

Os valores lógicos e as representações de números por extenso que você digita diretamente na lista de argumentos são contados.

Os argumentos que contiverem VERDADEIRO serão avaliados como 1; os argumentos que contiverem texto ou FALSO serão avaliados como 0 (zero).

Se um argumento for uma matriz ou referência, serão usados apenas valores nesta matriz ou referência. As células vazias e valores de texto na matriz ou referência serão ignorados.

A função VARA usa a seguinte fórmula:

Formula para VARA no Excel

Os argumentos que são valores de erro ou texto que não pode ser convertido em números geram erros.

Se você não deseja incluir valores lógicos e representações de números por extenso em uma referência como parte do cálculo, use a função VAR.



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo