Como Calcular Médias Ponderadas no Excel

Entenda como calcular médias ponderadas no Excel. No Microsoft Excel, a média ponderada é calculada usando a mesma abordagem, mas com muito menos esforços, porque as funções farão a maior parte do trabalho para você.

Uma média ponderada difere de uma média, em que a média ponderada retorna um número que depende das variáveis ​​de valor e peso. Veja uma definição mais clara!

O que é a média ponderada?

A média ponderada é um tipo de média aritmética em que alguns elementos do conjunto de dados trazem mais importância do que outros. Em outras palavras, cada valor a ser calculado, a média é atribuído a um determinado peso.

Calcular Médias Ponderadas Usando a Função SOMA

Se você tem conhecimento básico da função SOMA do Excel, a fórmula abaixo dificilmente exigirá qualquer explicação, como na fórmula simbólica a seguir.

=SOMA(B3*C3;B4*C4;B5*C5;B6*C6)/SOMA(C3:C6)

Copie e cole o exemplo a seguir, na célula A1 de uma nova planilha de Excel. Use as fórmulas, para calcular as duas médias ponderadas.

Calculando Média Ponderada
AtividadeGrauPeso
Teste9,80,1
Redação70,3
Trabalho de Pesquisa7,50,25
Prova90,35
Resultados Fórmulas usadas
Média Normal8,325=MÉDIA(B3:B6)
Média Ponderada8,105=SOMA(B3*C3;B4*C4;B5*C5;B6*C6)/SOMA(C3:C6)

Com estas fórmulas, você pode criar resultados oferecendo número, ou referências de células - ao Calcular Médias Ponderadas.

Calcular Médias Ponderadas
Calcular Médias Ponderadas

Como você pode ver na imagem acima, a fórmula retorna exatamente o mesmo resultado, independente de ser números, ou referências de células. Observe a diferença entre a média normal retornada pela função MÉDIA na célula C8 e a média ponderada na célula C9.

Nota: use sempre referência de células, para criar fórmulas, se você desejar atualizar sua planilha, para que os resultados sejam alterados automaticamente.

Embora a fórmula SOMA seja muito simples e fácil de entender, não é uma opção viável se você tiver uma grande quantidade de elementos para a média. Neste caso, você deve utilizar a função SOMARPRODUTO como demonstrado no próximo exemplo.

Encontrando médias ponderadas com a função SOMARPRODUTO

A função SOMARPRODUTO do Excel se encaixa perfeitamente para Calcular Médias Ponderadas, uma vez que é projetada para somar produtos, exatamente o que precisamos. Assim, em vez de multiplicar cada valor por seu peso individualmente, você fornece duas matrizes na fórmula SOMARPRODUTO. Neste contexto, uma matriz é um intervalo contínuo de células, em seguida, divida o resultado pela soma de pesos:

=SOMARPRODUTO(valores_parâmetro;peso_parâmetro)/SOMA(peso_parâmetro)

Supondo que os valores para a média estejam nas células B2: B6 e pesos nas células C2: C6, nossa fórmula média ponderada SOMARPRODUTO tem a seguinte forma:

=SOMARPRODUTO(B2:B10;C2:C10)/SOMA(C2:C10)

Ao invés de copiar e colar, tente criar um exemplo de calculo de média ponderada, usando a função matriz, seguindo as dicas deste tutorial.

Então, o que a função SOMARPRODUTO faz é multiplicar o primeiro valor na primeira matriz pelo primeiro valor na segunda matriz e depois multiplica o segundo valor na primeira matriz pelo segundo valor na segunda matriz e assim por diante. Quando todas as multiplicações são feitas, a função adiciona os produtos e retorna essa soma.

Ao usar a função SOMA ou SOMARPRODUTO para encontrar a média de peso no Excel, os pesos não precisam necessariamente somar até 100%. Nem eles precisam ser expressos como porcentagens. Por exemplo, você pode criar uma escala de prioridade / importância e atribuir um certo número de pontos a cada item, conforme demonstrado na seguinte captura de tela. Compre Livros de Excel!



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Escreva comentários, perguntas, ou sugestões:

Escreva seu Comentário

Tudo Excel
Logo