Início Excel Básico Apostila Básica de Excel

Como Calcular Médias Ponderadas no Excel

8505
0

Entenda como calcular médias ponderadas no Excel. No Microsoft Excel, a média ponderada é calculada usando a mesma abordagem, mas com muito menos esforços, porque as funções farão a maior parte do trabalho para você.

Uma média ponderada difere de uma média, em que a média ponderada retorna um número que depende das variáveis ​​de valor e peso. Veja uma definição mais clara!

O que é a média ponderada?

A média ponderada é um tipo de média aritmética em que alguns elementos do conjunto de dados trazem mais importância do que outros. Em outras palavras, cada valor a ser calculado a média é atribuído a um determinado peso.

Calculando a média ponderada usando a função SOMA

Se você tem conhecimento básico da função SOMA do Excel, a fórmula abaixo dificilmente exigirá qualquer explicação, como na fórmula simbólica a seguir.

=SOMA(B3*C3;B4*C4;B5*C5;B6*C6)/SOMA(C3:C6)

Copie e cole o exemplo a seguir, na célula A1 de uma nova planilha de Excel. Use as fórmulas, para calcular as duas médias.

Calculando Média Ponderada
Atividade Grau Peso
Teste 9,8 0,1
Redação 7 0,3
Trabalho de Pesquisa 7,5 0,25
Prova 9 0,35
Resultados Fórmulas usadas
Média Normal 8,325 =MÉDIA(B3:B6)
Média Ponderada 8,105 =SOMA(B3*C3;B4*C4;B5*C5;B6*C6)/SOMA(C3:C6)

Nestas fórmulas, você pode criar resultados oferecendo número, ou referências de células.

Como você pode ver na imagem acima, a fórmula retorna exatamente o mesmo resultado, independente de ser números, ou referências de células. Observe a diferença entre a média normal retornada pela função MÉDIA na célula C8 e a média ponderada na célula C9.

Nota: use sempre referência de células, para criar fórmulas, se você desejar atualizar sua planilha, para que os resultados sejam alterados automaticamente.

Embora a fórmula SOMA seja muito simples e fácil de entender, não é uma opção viável se você tiver uma grande quantidade de elementos para a média. Neste caso, você deve utilizar a função SOMARPRODUTO como demonstrado no próximo exemplo.

Encontrando médias ponderadas com a função SOMARPRODUTO

A função SOMARPRODUTO do Excel se encaixa perfeitamente para esta tarefa, uma vez que é projetada para somar produtos, exatamente o que precisamos. Assim, em vez de multiplicar cada valor por seu peso individualmente, você fornece duas matrizes na fórmula SOMARPRODUTO. Neste contexto, uma matriz é um intervalo contínuo de células, em seguida, divida o resultado pela soma de pesos:

=SOMARPRODUTO(valores_parâmetro;peso_parâmetro)/SOMA(peso_parâmetro)

Supondo que os valores para a média estejam nas células B2: B6 e pesos nas células C2: C6, nossa fórmula média ponderada Sumproduct tem a seguinte forma:

=SOMARPRODUTO(B2:B10;C2:C10)/SOMA(C2:C10)

Ao invés de copiar e colar, tente criar um exemplo de calculo de média ponderada, usando a função matriz, seguindo as dicas deste tutorial.

Então, o que a função SOMARPRODUTO faz é multiplicar o primeiro valor na primeira matriz pelo primeiro valor na segunda matriz e depois multiplica o segundo valor na primeira matriz pelo segundo valor na segunda matriz e assim por diante. Quando todas as multiplicações são feitas, a função adiciona os produtos e retorna essa soma.

Ao usar a função SUM ou SUMPRODUCT para encontrar a média de peso no Excel, os pesos não precisam necessariamente somar até 100%. Nem eles precisam ser expressos como porcentagens. Por exemplo, você pode criar uma escala de prioridade / importância e atribuir um certo número de pontos a cada item, conforme demonstrado na seguinte captura de tela.

Deixe um comentário

avatar
1000
  Subscribe  
Notify of