Função MÉDIA do Excel como Usar

Dê um LIKE:+1
Dê um LIKE:+1

A função Microsoft Excel MÉDIA retorna a média aritmética dos números fornecidos.

A função MÉDIA é incorporada no Excel 2007 até as versões de hoje e é categorizada como uma função de estatística. Ela pode ser usada como uma função de planilha no Excel e também pode ser inserida como parte de uma fórmula em uma célula da planilha.

Sintaxe da função MÉDIA

MÉDIA(núm1, [núm2], ...)

A sintaxe da função MÉDIA tem os seguintes argumentos:

Núm1 - é o primeiro número, ou referência de célula, ou intervalo, para o qual você deseja a média. Este argumento é obrigatório.

Núm2, ... - são números adicionais, referências de célula ou intervalos para os quais você deseja a média, até no máximo 255. Este argumento é opcional.

Copie o exemplo da tabela a seguir e cole na célula A1 de uma nova planilha. Para exibir os resultados, seleciona as células que contém as fórmulas e exclua o apóstrofo, que aparece antes do sinal de igual. Verifique na barra de fórmulas.

Como usar a Função MÉDIA
Dados
5,00 15,00 40,00
7,00
8,00
3,90
4,60
Resultado Descrição Fórmulas Usadas
5,70 Média dos números nas células de A2 a A6. =MÉDIA(A3:A7)
5,58 Média dos números nas células de A2 a A6 e o número 5. =MÉDIA(A3:A7; 5)
20,00 Média dos números nas células de A2 a C2. =MÉDIA(A3:C3)

NOTA: quando você calcular a média de células, lembre-se da diferença entre as células vazias e aquelas que contêm o valor zero, principalmente se tiver desmarcado a caixa de seleção Mostrar um zero nas células que têm um valor zero na caixa de diálogo Opções do Excel do aplicativo de desktop do Excel. Quando essa opção estiver marcada, as células vazias não serão contadas, mas os valores zero serão.

Para localizar a caixa de seleção Mostrar um zero nas células que têm um valor zero:

Na guia Arquivo, clique em Opções e na categoria Avançado, procure em Opções de exibição desta planilha.

Mais Detalhes Sobre a Função MÉDIA

A função MÉDIA mede a tendência central, que é o local do centro de um grupo de números em uma distribuição estatística. Confira as três medidas mais comuns de tendência central, nesta função.

  • Média, esta é a média aritmética e é calculada por meio da adição de um grupo de números. Depois isso é dividido pela contagem desses números. Por exemplo, a média de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é calculado por 30 dividido por 6 e o resultado é 5.
  • Mediano, este é o número do meio de um grupo de números. Isso significa, que metade dos números têm valores que são maiores do que o mediano, enquanto a outra metade têm valores que são menores do que o mediano. Por exemplo, o mediano de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 4.
  • Modo, este é o número que ocorre com mais frequência em um grupo de números. Por exemplo, o modo de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 3, porque ele é exibido mais que os outros.

Para uma distribuição simétrica de um grupo de números, estas três medidas de tendência central são as mesmas. Já para uma distribuição enviesada de um grupo de números, elas podem ser diferentes.


Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

2 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação
  1. Bom dia Edivaldo, eu sou Renato estou no inicio e gostaria de saber se pode me enviar seus exemplos via pdf em meu email?
    renato_lfreire@hotmail.com

    • Eu não tenho em PDF, mas você pode aprender todos os dias online aqui. É a melhor forma e ainda pode salvar suas postagens favoritas, basta criar uma conta no site e clicar em SALVAR quando estiver na postagem que deseja guardar. Elas ficarão armazenadas para vê-las é só clicar no ícone que tem o formato de um coração. São seus favoritos!

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart