Fazer Planilha de Fluxo de Caixa, Parte 2

Essa é a segunda parte para fazer a planilha Fluxo de Caixa, Clique Aqui Para Acessar a Parte 1

Olá. Você aprendeu como fazer uma planilha de flux de caixa, baseada na entrada e na saída de dinheiro do caixa e agora vai aprender fazer todo o resumo mensal dessa planilha.

Essa parte da planilha é mais fácil, para criar o resumo, vamos preencher a célula A1 com a palavra ANO, B1 com o ano, exemplo: 2016. Depois mescle as células C1 e D1 e digite RESUMO ANUAL.

Crie os cabeçalhos da tabela:

Meses – digite os meses, um por linha

Créditos – preencha com a fórmula, para buscar o resultado da planilha que corresponde ao mês e ao tipo de lançamento de crédito.

Débitos – preencha com a fórmula, para buscar o resultado dos débitos correspondente ao mês.

Saldos, Lucro – Preencha com a fórmula para buscar o resultado do saldo do mês correspondente.

Nota: todas estas funções podem ser feitas digitando o sinal de igual e clicando nas tabelas correspondentes e nas referências. O Excel vai buscar os valores com essa fórmula e atualizar automaticamente de acordo com os lançamentos.

planilha-fluxo-de-caixa1

Na primeira parte nós definimos fluxo de caixa como entrada e saída de dinheiro no caixa, mas isso não quer dizer que seja apenas no caixa de uma loja, supermercado, etc. Levar em consideração o CAIXA tudo que se recebe, ou paga, débito, ou crédito, entrada e saída de dinheiro na conta, no financeiro da empresa, etc.

Temos alguns tipos de fluxo de caixa.

  • Operacional – é o tipo de fluxo que se refere ao de caixa gerado pelas operações de uma empresa, como por exemplo, receitas, custos, despesas administrativas. O fluxo de caixa operacional está diretamente ligado a demonstração de resultados DRE e variação no capital de giro.
  • Financiamento– Atividades de financiamento são as formas de obter recursos e repagá-los, como por exemplo, um empréstimo, um aporte de capital, pagamento de uma dívida, etc. O fluxo de caixa financeiro está diretamente ligado a empresas que financiam suas necessidades por recursos e paga suas obrigações com investidores, bancos e credores em geral.
  • Investimento– Atividades de investimentos são formas em que a empresa aloca recursos em ativos que trarão benefícios futuros, como por exemplo, uma nova máquina em uma nova unidade, capital de giro, pesquisa e desenvolvimento, ou a compra de outra empresa.

Outro tipo de fluxo de caixa muito comum em avaliação de empresas é o Fluxo de Caixa Livre. Este fluxo de caixa é a soma do fluxo de caixa operacional x o fluxo de investimento.

Esperamos ter contribuído para melhorar o controle dos vencimentos de sua microempresa, e de suas contas pessoais. Não deixe de ver como fazer a planilha de controle de estoque, que dividimos em 5 partes.

Volte para a parte 1 desse tutorial:  Clique Aqui

Não quer perder tempo? Clique aqui e compre essa planilha prontinha

Acesse outras formas de aprender como trabalhar com fluxo de caixa no SEBRAE



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Escreva comentários, perguntas, ou sugestões:

Escreva seu Comentário

Tudo Excel
Logo