Por Edivaldo | data: 11/02/2016 | 12520 Leituras

Fazer a Planilha de Saldo do Estoque

Este é o Passo 4 para fazer a planilha: Ver Parte 1, Ver Parte 2, Ver Parte 3

Essa é a quarta parte do nosso tutorial, que estamos lhe ensinando fazer uma planilha de controle de estoque. A tabela Saldo, que criamos na primeira parte deste tutorial, vai mostrar o saldo de itens do estoque, com seus valores e locais. Tudo que foi cadastrado e lançado anteriormente no estoque, se resume nesta tabela.

Observe, que todas as planilhas come√ßam na linha 5 com os t√≠tulos e a linha 6 √© a linha que come√ßamos a fazer o lan√ßamento. Mantenha isso para todas as planilhas que voc√™ fizer. Isso vai facilitar na montagem de todas as tabelas em sua pasta de trabalho, quando for inserir as f√≥rmulas. Procure definir um par√Ęmetro para todas as planilhas que voc√™ criar, come√ßarem em uma determinada linha, vai facilitar muito e parece ficar mais organizada.

Vamos Começar.

A tabela j√° foi criara com o nome SALDO.

Nesta planilha, vamos usar o formato tabela din√Ęmica, como nas outras tabelas, como dissemos na primeira parte deste tutorial, definimos um limite m√°ximo de 2000 itens que podem ser cadastrados. Portanto, todas as f√≥rmulas aqui, temos que clicar e arrastar at√© a linha 2006. Seleciona de A5 a L5 e escolha o formato de tabela, pela guia P√°gina Inicial e na ferramenta formatar como tabela.

Agora altere os títulos das colunas na seguinte ordem:

Item, Código do Item, Descrição, Saldo, Medida, Preço Unitário, Valor Total, Família de Itens, Marca, Estoque, Rua, Local

saldo-de-estoque

Nesta planilha n√£o digitamos absolutamente nada. Ela pega todos os dados das outras planilhas que j√° fizemos e calcula tudo automaticamente.

O que é necessário aqui é criar as fórmulas que fazem as buscas nas outras planilhas.

Coluna Item: vamos usar a função SE, para achar o valor inserido na mesma coluna da tabela de cadastro dos itens.

=SE('Cadastrar-Itens'!A6>=1;'Cadastrar-Itens'!A6;"")

Pode copiar e colar essa fórmula na tabela Saldo. Arraste até a linha 2005 e solte. Lembra que nós definimos no máximo 2000 itens? Vai precisar definir agora.

Coluna Código digite a seguinte formula:

=SE('Cadastrar-Itens'!A6>=1;'Cadastrar-Itens'!B6;"")

Pode copiar e colar na c√©lula B6, depois clicar e arrastar at√© a c√©lula 2006. Fa√ßa isso com todas as colunas desta tabela. Pode ser feito tudo de uma s√≥ vez, quando preencher todas as c√©lulas da linha 6 clicar na √ļltima c√©lula preenchida com as f√≥rmulas e arrastar at√© o destino final.

Coluna Descrição, digite a fórmula:

=SE('Cadastrar-Itens'!A6>=1;'Cadastrar-Itens'!C6;"")

COLUNA SALDO

Essa parte é mais difícil

Como voc√™ est√° utilizando o formato de tabela para todas as suas planilhas, √© muito f√°cil montar esta fun√ß√£o, ou melhor estas fun√ß√Ķes, porque vamos usar a fun√ß√£o SE e SEMASE, para determinar a condi√ß√£o do c√°lculo do item para o saldo do estoque.

=SE(A6

Não se assuste. Essa função é fácil de montar. Vamos descrevê-la aqui.

Vamos tomar por base a célula A6 que está na primeira linha das linhas que tem dados inseridos.

SE A6 for maior, ou igual a um; SOMASE tabela entrada | código | volta para a tabela saldo e pega código do item; Tabela de entrada de materiais | quantidade; menos a tabela de saída de materiais | código | volta para a tabela saldo e pega código do tem; Tabela de saída de matérias | quantidade. Caso contrário a célula fica vazia.

Entendeu?

Não? Então veja abaixo a fórmula completa, copie e cole no local específico

=SOMASE(Entrada!E6;Saldo!B6;Entrada!D6)-SOMASE(Saida!D6;Saldo!B6;Saida!C6)

Acrescente a função SE, porque depois que arrastar a fórmula até a linha 2005, e neste caso se não tiver movimentação, o saldo fica ZERO. Com a função SE as células vazias ficarão em branco.

Basta acrescentar SE(A6 antes de SOMASE e ;‚ÄĚ‚ÄĚ) depois de fechar a f√≥rmula SOMASE.

NOTA: as formulas devem ter exatamente os nomes das planilhas com letras MA√ćUSCULAS e min√ļsculas.

=SE(A6

Pega o item da coluna A da tabela saldo e compara com o mesmo item da tabela de cadastro e se for verdadeiro, mostra a unidade de medida.

O N√ļmero da tabela pode variar conforme sua adi√ß√£o, para saber o nome da sua tabela basta digitar o sinal de igual em uma c√©lula e clicar na guia da Tabela.

Coluna PRE√áO UNIT√ĀRIO

=SE(A6

Usa a mesma função da coluna Medida.

Coluna VALOR TOTAL √© o pre√ßo unit√°rio vezes a quantidade, ou seja em nossa planilha G6*D6 ‚Äď Use a condi√ß√£o SE para limpar as c√©lulas vazias

As colunas H, I, J, K, L utilizam a mesma função que a coluna E. Só precisa buscar a informação na coluna correspondente, na planilha de cadastrar itens.

 

Acesse os links por partes.

Parte 1: Clique Aqui para fazer cadastro de itens

Parte 2: Clique Aqui para fazer tabela de entrada de materiais

Parte 3: Clique Aqui para fazer tabela de saída de materiais

Parte 5: Clique Aqui para definir estoques mínimo e máximo

Pensou que acabou? Ainda falta a planilha que vai definir os estoques mínimo e máximo.

Essa planilha já pode ser usada, para controla seu estoque.

Se não conseguiu fazer a planilha funcionar, nós temos ela prontinha, funcionando NESTE LINK e custa apenas R$ 29,00 e já está com a tabela que define as compras.

Gostar√≠amos de saber se ficou alguma d√ļvida sobre: Fazer a Planilha de Saldo do Estoque. Por favor deixe seu coment√°rio, ou fa√ßa sua pergunta.

ENVIE UM COMENT√ĀRIO

Você deve estar Logado para postar comentários, ou crie um registro em Tudo Excel.

11 Comentários até agora. Sinta-se livre para se juntar a esta conversa.

  1. andrey cabral 12/09/2017 at 13:30 -

    como fazer de formula de excell em saldo e estoque me enviar pra mim para videoaula

    • Tudo Excel 13/09/2017 at 11:12 -

      Acreditamos, que a leitura é a melhor forma de aprender, por isso não temos vídeo aulas.

  2. WILLIAM 12/06/2017 at 17:23 -

    Queria agradecer o site por ter disponibilizado esse conte√ļdo, mais voc√™s tem que atentar que quando vai colocar certas formulas nos sites olhem direito o codigo,

    acheio o erro do porque tantas pessoas aqui tentam fazer e n√£o conseguem, e voc√™s so souberam responder que o codigo est√° certo euhsuehs, tudo por causa das (Aspas), do site de voces est√° assim >(‚ÄĚ‚ÄĚ) mais na verdade tem que ficar assim> (“”), mais √© igual?, n√£o √© igual copie e cole em um bloco de notas e vai ver a diferen√ßa Vlw.

    • Tudo Excel 13/06/2017 at 09:24 -

      Ol√°… A observa√ß√£o √© v√°lida, mas lembre-se, que estes caracteres especiais, dependem do tipo de configura√ß√£o de cada teclado, do sistema operacional e da codifica√ß√£o do texto online. Um exemplo: se o computador usa uma codifica√ß√£o diferente, as aspas poder√£o sofrer esta altera√ß√£o. Aqui n√≥s trabalhamos com sistema operacional Windows 10, teclado configurado com a norma ABNT2 e o texto do site √© codificado para UTF-8, que √© uma codifica√ß√£o universal.

      A quantidade de pessoas que n√£o consegue formar as fun√ß√Ķes em rela√ß√£o √† nossa m√©dia de visitas no site, deve ser menos de menos de 1%, o que √© absolutamente normal. Neste caso, n√£o h√° erro.

  3. Tatieli 29/04/2016 at 16:49 -

    Boa tarde,

    Gostaria de tirar um d√ļvida na planilha saldo, na coluna saldo ele n√£o deveria procurar todo e qualquer valor que estiver na entrada ou sa√≠da com o c√≥digo do produto informado.
    A minha planilha só funciona se a plnilha entrada e saída estiver na mesma ordem da do saldo, se eu inserir uma entrada que esta na linha 20 na planilha de saldo a mesma não é calculada, não entra as 20 peças, poderia me ajudar.

    Grata,

    • Tudo Excel 05/05/2016 at 17:07 -

      a planilha saldo calcula certinho a entrada menos a saída.

  4. Raquel 14/02/2016 at 17:53 -

    Qual a diferença entre Estoque e Saldo???

  5. Fernando 14/02/2016 at 17:21 -

    Amigo, me parece que nessa sua tabela tem um monte de confus√£o, se inserido algumas f√≥rmulas fazendo as devidas altera√ß√Ķes, ainda sim fica errado, pois a sintaxe est√° errada ou ent√£o o racioc√≠nio.

    • Tudo Excel 16/02/2016 at 14:45 -

      Podemos verificar, mas seguimos passo a passo de todas as fun√ß√Ķes e a planilha est√° funcionando corretamente. Ali√°s, j√° foram vendidas centenas dessa planilha e ningu√©m reclamou.

  6. Erasmo 25/01/2016 at 11:43 -

    Amigo, to tendo problema pra montar essa função saldo, fiz as formulas como informado no office pro 2010, mas a funçao SE sempre retorna a palavra #NOME? nas celulas que deveriam ficar vazias isso atrapalha muito a visualizar a planilha

    e seguindo o passo a passo acima as tabelas usadas sao 1 2 3 e 4 isso tambem confunde bem o leitor leigo… como eu … primeira vez que uso o excel na vida.

    me ajuda a solucionar isso ai posso enviar a tabela mas fiz passo a passo como no tutorial e tem 4 tabelas… a fun√ßao SE tanto na coluna saldo quanto na cadastrar retornam #NOME? e na coluna saldo as colunas ficam vazias em vez de pegar valores….. isso com base na celula A2 que ta vazia sem nada.

    • Tudo Excel 26/01/2016 at 18:10 -

      Olá Erasmo. Isso pode ser porque algum nome está diferente na célula que você está tentando buscar o valor, ou a função está com algum erro. Por favor revise a função SE.