Como inserir uma equação na planilha de Excel

Entre os muitos recursos do Microsoft Excel está a inserção de equações na planilha. Inserir uma equação na planilha de Excel é mais fácil do que você imagina e é exatamente isso que vamos aprender agora.

Quem precisa de uma equação na planilha? Ora, os professores de matemática podem elaborar uma aula digital no seu notebook e apresentar na sala, ou enviar para seus alunos. Pessoas podem fazer uma amostra de dados através de uma equação em uma planilha e são muitas coisas em que a equação pode ser usada.

Adicione agora uma equação na planilha de Excel

  • Abra sua planilha.
  • Vá para a guia Inserir.
  • Localize Símbolo e clique nele.
  • Escolha equação.
Como inserir uma equação na planilha de Excel
Modelos de equação no Excel

Você pode escolher um modelo de equação e depois pode editar, como os dados de sua própria equação. Por outro lado, também é possível escrever sua própria equação e inserir na planilha. Vamos ver como isso funciona.

Os modelos disponíveis no Excel são: Área de Círculo, Binômio de Newton, Expansão de uma soma, Série de Fourier, Teorema de Pitágoras e Identidade Trigonométrica.

Escrever a equação e inserir na planilha de Excel

De novo, vá para a guia Inserir > Símbolo > Equação.

Desta vez selecione a opção Equação à Tinta e quando a janela surgir, comece a escrever uma equação, com o mouse mesmo.

Escrever a equação e inserir na planilha
Escrevendo uma equação na tela de tinta
É claro que este exemplo de equação não tem um resultado real correto. É apenas uma simbologia daquilo que poder ser feito no Excel.

Quando a sua equação aparecer por completa acima do caderno que você está escrevendo, clique em Inserir.

Sua equação será adicionada à planilha e você ainda pode editar, alterando qualquer dado. Nosso exemplo mostra exatamente a equação escrita que foi adicionada à planilha. E neste caso, deixamos de exibir as linhas de grade para mostrar uma definição melhor ao inserir uma equação na planilha.

Equação na planilha
Equação escrita e adicionada na planilha

Mesmo que sua escrita não seja uma coisa que se diga: nossa que perfeição... O Excel vai entender os caracteres e mostrar na parte de cima o que você está escrevendo. O resultado, após inserir uma equação na planilha é incrível.

Nota importante: Você ainda pode configurar sua equação aumentando o tamanho da fonte, a cores, e o formato. Pode também, mover para qualquer parte da planilha.

Formatando a equação na planilha

Depois de inserir uma equação na planilha de Excel, você pode aplicar formatações. Para formatar a equação que você adicionou à planilha, clique em qualquer local da equação, quando ela exibir o formato de edição, procure a faixa de opções Equação no menu do Excel.

Clique no menu Equação e novas ferramentas aparecerão na guia de ferramentas. Aí você pode adicionar novos operadores, fração, limite de algarismos, símbolos diversos e muitas outras opções.

O menu Forma de Formato: Se você clicar em Forma de Formato, ainda pode alterar a cor de fundo, a cor da fonte e editar sua equação como desejar.

formatar uma equação no excel
Equação dentro da tabela e formatada

No exemplo acima, eu apliquei uma cor de fundo nas equações, depois de inserir uma equação na planilha de Excel. Selecionei a equação, cliquei no menu Forma de Formato e escolhi a cor na opção Preenchimento da Forma.

Na segunda equação eu apliquei uma cor de fundo amarela, texto na cor roxa e girei para a posição vertical. Para girar, basta seleciona a equação e usar o botão de giro.

Concluindo:

É isso aí... Você pode explorar varias ferramentas de formatação para sua equação, inserir novos símbolos e sinais de operação. Compre um livro de Excel!



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo