Close Menu
Tudo Excel
    🚚 Carrinho de Compras
    Postagens Recentes

    Como criar um formulário de entrada de dados no Excel

    05/05/2025

    Como Copiar um Intervalo para Outra Planilha com Formatação Usando Excel VBA

    02/05/2025

    Manual da Planilha de Cotação de Preços com 20 Fornecedores e 500 Itens

    02/05/2025

    Como Criar uma Tabela Dinâmica usando o Power Pivot e a partir de Várias Fontes de Dados

    02/05/2025

    Como usar LAMBDA no Excel para criar suas próprias funções

    28/03/2025

    O Aplicativo do Microsoft Excel na App Store é Original?

    28/03/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Lista de Planilhas
    • Primeiros Passos
    • 🛒︎ Minhas Compras
    • 🖳 Minha conta
      • Meus Downloads
      • Meus Pedidos
    Login
    destaque
    Tudo Excel
    • Loja de Planilhas
    • Planilhas Grátis
    • Aprenda Excel
      • Introdução ao Excel
        • Apostila Básica de Excel
        • Aprendendo Excel
        • Dicas de Excel
        • Excel Básico
        • Formatação Condicional
        • Formatar Planilhas
        • Protegendo Planilhas
      • Excel Avançado
        • Finanças e Investimentos
        • Funções de Excel
        • Gráficos na Planilha
        • Macros e VBA
        • Tabela Dinâmica
        • Validação de Dados
      • Fazer Planilhas
      • Funções Excel
      • Todas as Categorias
    • 📝 Forum
    0 Shopping Cart
    | Carrinho   
    • Shop
    • Minha Conta
    0 Shopping Cart
    Tudo Excel
    Home»Excel Avançado»Tabela Dinâmica»Construindo Tabela Dinâmica nos Relatórios do Excel
    Tabela Dinâmica

    Construindo Tabela Dinâmica nos Relatórios do Excel

    EdivaldoBy Edivaldo20/08/2013Updated:25/09/20241 comentário10 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Criar uma tabela dinâmica no Excel
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Quando fazemos uma planilha enorme no Excel, talvez seja interessante criar uma Tabela Dinâmica para resumir os dados mais importantes. A tabela dinâmica é um recurso poderoso que foi adicionado para calcular, resumir e analisar os dados que lhe permitem fazer comparações, padrões e tendências.

    Vamos aprender como fazer uma tabela dinâmica nos relatórios do Excel, para consolidar várias planilhas em um relatório resumido. Muito embora, isso tenha sentido, para sua planilha, a consolidação de dados é uma maneira útil de combinar dados de diferentes origens em um relatório.

    Índice

    • Como criar uma tabela dinâmica no Excel?
    • Vamos criar nossa primeira tabela dinâmica
    • Configurar campos da tabela dinâmica
    • Como Atualizar a TD para que os dados fiquem atualizados?
    • Opções avançadas que talvez você queira ver
      • Consolidar vários intervalos
      • Consolidar dados sem usar campos de página
      • Para adicionar o Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, faça o seguinte:
    • Consolidar dados usando um único campo de página
      • Para adicionar o Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, faça o seguinte:
      • Consolidar dados usando vários campos de página
      • Para adicionar o Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, faça o seguinte:
      • O exemplo de: construindo tabela dinâmica nos  relatórios do Excel

    Como criar uma tabela dinâmica no Excel?

    As tabelas dinâmicas funcionam de maneira um pouco diferente, dependendo da plataforma que você está usando para executar o Excel. Siga estas etapas fáceis para criar sua TD no Excel, para que possa resumir os dados de sua pasta de trabalho, rapidamente.

    Existem duas maneiras:

    1. Criar tabela dinâmica.
    2. Criar tabelas dinâmicas recomendadas.

    E qual é a diferença entre elas? As tabelas dinâmicas recomendadas são mais simples de serem criadas, porque o usuário só precisa escolher entre duas opções, inserir o intervalo de dados e o Excel cuida do restante, como exibimos na imagem a seguir:

    Imagem de como criar uma tabela dinâmica no Excel

    Já a tabela dinâmica que criamos de forma personalizada abrange mais recursos. Por exemplo: você pode selecionar dados externos, dados de outras planilhas, inserir a tabela na mesma planilha, ou em uma nova planilha. Estes são alguns recursos que o usuário pode selecionar para criar uma tabela dinâmica.

    selecionar dados externos de outras planilhas

    Vamos criar nossa primeira tabela dinâmica

    • Primeiro, selecione as células a partir das quais você deseja criar uma Tabela Dinâmica.

    Nota: Seus dados não devem ter linhas ou colunas vazias. Deve haver apenas uma única linha de título.

    • Selecione guia Inserir e, em seguida, clique em Tabela Dinâmica.
    • Na opção Escolha, que é a parte dos dados que você deseja analisar, selecione: Selecionar uma tabela ou intervalo.
    Vamos criar nossa primeira tabela dinâmica
    • Em Tabela / Intervalo, verifique o intervalo de células.

    Em Escolha onde deseja que o relatório da Tabela Dinâmica seja posicionado, selecione Nova Planilha para posicionar a Tabela Dinâmica em uma nova planilha, ou escolha Planilha Existente e selecione o local em que deseja exibir a Tabela Dinâmica.

    Feito isso, clique em OK.

    Por exemplo: se você tiver um relatório de tabela dinâmica de despesas de cada escritório diferente, poderá usar uma consolidação de dados para acumular essas informações em um relatório de despesas corporativo.

    Esse relatório pode conter os totais e as médias de vendas e os níveis de estoque atuais e os produtos mais vendidos em toda a empresa, como resultado.

    Configurar campos da tabela dinâmica

    Essa opção faz com que o usuário possa personalizar sua tabela dinâmica. É a escolha que se pode fazer para visualizar os dados a serem exibidos dentro da tabela criada. Por exemplo: se você deseja criar um relatório apenas para a descrição e os preços do  produtos, sem a necessidade de ver outros detalhes, você pode marcar ou desmarcar as caixinhas de seleção na seção de campos da tabela.

    • Construindo Tabela Dinâmica nos Relatórios do Excel
    • A Maneira Mais Fácil de Inserir Gráfico na Planilha de Excel
    • Como Usar o Método Remove Duplicates Para Permitir a Remoção de Linhas

    A imagem a seguir mostra como estão organizados estes campos.

    Campos da tabela dinâmica

    Você pode arrastar os campos para as áreas abaixo, para Filtros, Colunas, Linhas e Valores. Estas seções indicam onde cada dado da tabela irá se acomodar. E mostra também, quais dados você quer que a tabela mostre.

    Se você deseja modificar sua análise basta alterar estes dados nos campos de dados da tabela. Sempre que você clicar em sua tabela dinâmica o painel de tarefas surge no lado direito da planilha.

    Como Atualizar a TD para que os dados fiquem atualizados?

    Quando você faz alterações na planilha, seja adicionando ou excluindo dados, sua tabela dinâmica deve ser atualizada para que os dados sejam precisamente exibidos na forma atual. Siga as etapas para atualizar sua tabela dinâmica.

    1. Clique em qualquer parte do cabeçalho da tabela, com o botão direito do mouse.
    2. Quando surgir a lista suspensa, localize a opção Atualizar e clique nela.
    3. Aguarde até que o Excel conclua a atualização. às vezes isso pode demorar um pouco dependendo da quantidade de dados.
    Atualizar
    • O suporte do MS Office tem um vídeo que ensina rapidamente como fazer isso.

    Opções avançadas que talvez você queira ver

    Configurando os dados de origem na tabela dinâmica

    Cada intervalo de dados deve ser organizado em formato de tabulação cruzada, com nomes de linha e coluna correspondentes para os itens que você deseja agrupar. Não inclua nenhuma linha ou coluna de total dos dados de origem ao especificar os dados para o relatório. O exemplo a seguir mostra quatro intervalos em formato de tabulação cruzada.

    Consolidar vários intervalos

    Use o Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico para consolidar vários intervalos. No assistente, você pode escolher entre usar nenhum campo de página, um único campo de página ou vários campos de página.

    Consolidar dados sem usar campos de página

    Para combinar os dados de todos os intervalos e criar uma consolidação que não possua campos de página, faça o seguinte:

    1. Clique em uma célula em branco na pasta de trabalho que não seja parte de um relatório de tabela dinâmica.
    2. Para iniciar o Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico, pressione ALT+D+P.

    Para adicionar o Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, faça o seguinte:

    1. Clique na seta ao lado da barra de ferramentas e, em seguida, clique em Mais Comandos.
    2. Em Escolher comandos em, selecione Todos os Comandos.
    3. Na lista, selecione Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico, clique em Adicionar e, em seguida, clique em OK.
    4. Na página Etapa 1 do assistente, clique em Vários intervalos de consolidação. Depois clique em Avançar.
    5. E na página Etapa 2 do assistente, clique em Criarei os campos de página. Logo depois, clique em Avançar.
    6. Na página Etapa 2b do assistente, faça o seguinte: Para cada intervalo de células, clique em Recolher Caixa de Diálogo a fim de ocultar temporariamente a caixa de diálogo, selecione o intervalo de células na  planilha, pressione Expandir Caixa de Diálogo e clique em Adicionar.

    Se o intervalo de células estiver em outra pasta de trabalho, abra a pasta de trabalho primeiro para facilitar a seleção dos dados.

    Em Quantos campos de página você deseja?, clique em 0 e, em seguida, clique em Avançar. Na página Etapa 3 do assistente, selecione um local para o relatório de tabela dinâmica e clique em Concluir.

    Consolidar dados usando um único campo de página

    Para incluir um único campo de página que tenha um item para cada intervalo de origem, mais um item que consolide todos os intervalos, faça o seguinte:

    • Clique em uma célula em branco na pasta de trabalho que não seja parte de um relatório de tabela dinâmica.
    • Para iniciar o Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico, pressione ALT+D+P.

    Para adicionar o Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, faça o seguinte:

    • Clique na seta ao lado da barra de ferramentas e, em seguida, clique em Mais Comandos.
    • Em Escolher comandos em, selecione Todos os Comandos.
    • Na lista, selecione Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico, clique em Adicionar e, em seguida, clique em OK.
    • Na página Etapa 1 do assistente, clique em Vários intervalos de consolidação e, em seguida, clique em Avançar.
    • E na página Etapa 2a do assistente, clique em Crie um único campo de página para mim e, em seguida, clique em Avançar.
    • Na página Etapa 2b do assistente, faça o seguinte:
    • Para cada intervalo de células, clique em Recolher Caixa de Diálogo a fim de ocultar temporariamente a caixa de diálogo, selecione o intervalo de células na planilha e pressione Expandir Caixa de Diálogo.
    • Se o intervalo de células estiver em outra pasta de trabalho, abra a pasta de trabalho primeiro para facilitar a seleção dos dados.
    • Clique em Avançar.
    • Na página Etapa 3 do assistente, selecione um local para o  relatório de tabela dinâmica e clique em Concluir.

    Consolidar dados usando vários campos de página

    Você pode criar vários campos de página e também pode atribuir seus próprios nomes de item a cada intervalo de origem. Isso lhe permitirá criar consolidações parciais ou completas; por exemplo: um campo de página que consolide Marketing e Vendas separadamente de Fabricação, e outro campo de página que consolide os três departamentos. Para criar uma consolidação que use vários campos de página, faça o seguinte:

    1. Clique em uma célula em branco na pasta de trabalho que não seja parte de um relatório de tabela dinâmica.
    2. Para iniciar o Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico, pressione ALT+D+P.

    Para adicionar o Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, faça o seguinte:

    1. Clique na seta ao lado da barra de ferramentas e, em seguida, clique em Mais Comandos.
    2. Em Escolher comandos em, selecione Todos os Comandos.
    3. Na lista, selecione Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico, clique em& Adicionar e, em seguida, clique em OK.
    4. Na página Etapa 1 do assistente, clique em Vários intervalos de consolidação e, em seguida, clique em Avançar.
    5. Agora, na página Etapa 2 do assistente, clique em Criarei os campos de página e, em seguida, clique em Avançar.
    6. Na página Etapa 2b do assistente, faça o seguinte:

    A cada intervalo de células, clique em Recolher Caixa de Diálogo a fim de ocultar temporariamente a caixa de diálogo, selecione o intervalo de células na planilha, pressione Expandir Caixa de Diálogo e clique em Adicionar.

    Se o intervalo de células estiver em outra pasta de trabalho, abra a pasta de trabalho primeiro para facilitar a seleção dos dados.

    Em quantos campos de página você deseja? Então clique no número de campos de página a ser usado.

    Em quais rótulos de itens você deseja que cada campo de página use para identificar o intervalo de dados selecionados?, em cada campo de página, selecione o intervalo de células e digite um nome para ele.

    O exemplo de: construindo tabela dinâmica nos  relatórios do Excel

    • Se você tiver selecionado 1 em Quantos campos de página você deseja?, selecione cada intervalo e digite um nome diferente na caixa Campo Um. Se você tiver quatro intervalos e cada um corresponder a um trimestre diferente do ano fiscal, selecione o primeiro intervalo, digite T1, selecione o segundo intervalo, digite T2 e repita o processo para T3 e T4.
    • Se você tiver selecionado 2 em Quantos campos de página você deseja? Faça o mesmo que no exemplo anterior na caixa Campo um. Em seguida, selecione dois intervalos e digite o mesmo nome (por exemplo, H1 e H2) na caixa Campo dois. Selecione o primeiro intervalo, digite H1, selecione o segundo intervalo, digite H1, selecione o terceiro intervalo, digite H2, selecione o quarto intervalo e digite H2.
    • Clique em Avançar.
    • Na página Etapa 3 do assistente, selecione um local para o  relatório de tabela dinâmica e clique em Concluir.
    • Como Criar uma Tabela Dinâmica usando o Power Pivot e a partir de Várias Fontes de Dados
    • Como criar modelo de dados no Excel?
    • O que são tabelas dinâmicas e por que as usamos?
    • Quais São as Opções Mais Usadas Em Uma Tabela Dinâmica
    • Como Excluir uma Tabela de Excel Sem Perder os Dados e a Formatação

    Isso foi nosso post para construir sua primeira tabela dinâmica. Compre livros de Excel também, para aprimorar suas habilidades!

    Tabela Dinâmica Tabelas Excel
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Avatar photo
    Edivaldo
    • Website
    • Facebook

    Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

    Postagens Relacionadas

    Como Criar uma Tabela Dinâmica usando o Power Pivot e a partir de Várias Fontes de Dados

    02/05/2025

    Como criar modelo de dados no Excel?

    25/01/2024

    O que são tabelas dinâmicas e por que as usamos?

    13/10/2023

    Quais São as Opções Mais Usadas Em Uma Tabela Dinâmica

    22/01/2018

    Como Excluir uma Tabela de Excel Sem Perder os Dados e a Formatação

    23/05/2017

    Ocultar Valores Zero na Tabela Dinâmica

    15/02/2017

    1 comentário

    1. luciane on 31/08/2016 23:30

      Muito bom o exercicio. valeu pelas dicas.

      Reply
    Leave A Reply Cancel Reply

    🚚 Carrinho de Compras
    Lista de Planilhas
    • Planilha de Construção e Reformas Excel Planilha de Construção e Reformas: Gestão Completa de Orçamentos de Obras
      Avaliação 4.93 de 5
      R$38,00 O preço original era: R$38,00.R$30,00O preço atual é: R$30,00.
    • Planilha de Cotação de Preços 5 Fornecedores Planilha de Cotação de Preços Completa Para Comparar Até 5 Fornecedores
      Avaliação 4.75 de 5
      R$39,00 O preço original era: R$39,00.R$35,00O preço atual é: R$35,00.
    • Planilha Fluxo de Caixa Excel Planilha de Fluxo de Caixa: Gerencie Receitas e Despesas com Eficiência
      Avaliação 4.83 de 5
      R$34,90 O preço original era: R$34,90.R$26,00O preço atual é: R$26,00.
    • Planilha de Controle de Estoque - Saldo Planilha de Controle de Estoque: Sistema Completo para Gestão de Produtos e Mercadorias
      Avaliação 4.57 de 5
      R$39,90 O preço original era: R$39,90.R$36,00O preço atual é: R$36,00.
    • Planilha de Orçamento Familiar - Planejamento de Custos Planilha de Orçamento Familiar: Controle Total de Gastos e Finanças Pessoais
      Avaliação 4.75 de 5
      R$29,90 O preço original era: R$29,90.R$17,00O preço atual é: R$17,00.
    • Planilha de Cotação para 20 Fornecedores Planilha de Cotação para Cotar em até 20 Fornecedores e Analisar 500 Itens
      Avaliação 4.86 de 5
      R$65,00 O preço original era: R$65,00.R$48,00O preço atual é: R$48,00.
    • Planilha Excel para Controle de Débitos de clientes Planilha Controle de Débitos de Clientes
      Avaliação 5.00 de 5
      R$32,00 O preço original era: R$32,00.R$25,00O preço atual é: R$25,00.
    • Planilha de Excel Para Estoque e Vendas Planilha de Estoque e Vendas
      Avaliação 4.88 de 5
      R$69,00 O preço original era: R$69,00.R$49,00O preço atual é: R$49,00.
    • Planilha de Excel Despesas Domésticas Planilha de Controle de Despesas Domésticas
      Avaliação 4.25 de 5
      R$19,90 O preço original era: R$19,90.R$15,00O preço atual é: R$15,00.
    • Planilha de Excel Para Cadastro de Clientes Planilha de Cadastro de Clientes
      Avaliação 4.00 de 5
      R$32,90 O preço original era: R$32,90.R$24,00O preço atual é: R$24,00.
    Aprender Excel Online e Grátis

    Aprenda Excel com nossos tutoriais, crie gráficos, construa fórmulas com as funções mais usadas, baixe planilhas grátis e compre planilhas Premium.
    Microsoft Excel é o melhor software de planilhas do mundo!

    Categorias de produtos
    • Cursos de Excel
    • Livros de Excel
    • Planilhas de Excel
    • Planilhas de Parceiros
    ENTRE EM CONTATO:

    sac@tudoexcel.com.br

    Edivaldo: Tudo Excel

    Contribua:

    PIX: planilha@tudoexcel.com.br

    Sobre Tudo Excel
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso Das Planilhas
    • Sobre o site Tudo Excel
    • Todas as Categorias de Excel
    • Entrar no OneDrive
    Facebook X (Twitter) Instagram Reddit
    © 2025 TudoExcel. tudoexcel.com.br.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login below or Register Now.

    Lost password?

    Register Now!

    Already registered? Login.

    A password will be e-mailed to you.