Close Menu
Tudo Excel
    🚚 Carrinho de Compras
    Postagens Recentes

    Como criar um formulário de entrada de dados no Excel

    05/05/2025

    Como Copiar um Intervalo para Outra Planilha com Formatação Usando Excel VBA

    02/05/2025

    Manual da Planilha de Cotação de Preços com 20 Fornecedores e 500 Itens

    02/05/2025

    Como Criar uma Tabela Dinâmica usando o Power Pivot e a partir de Várias Fontes de Dados

    02/05/2025

    Como usar LAMBDA no Excel para criar suas próprias funções

    28/03/2025

    O Aplicativo do Microsoft Excel na App Store é Original?

    28/03/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Lista de Planilhas
    • Primeiros Passos
    • 🛒︎ Minhas Compras
    • 🖳 Minha conta
      • Meus Downloads
      • Meus Pedidos
    Login
    destaque
    Tudo Excel
    • Loja de Planilhas
    • Planilhas Grátis
    • Aprenda Excel
      • Introdução ao Excel
        • Apostila Básica de Excel
        • Aprendendo Excel
        • Dicas de Excel
        • Excel Básico
        • Formatação Condicional
        • Formatar Planilhas
        • Protegendo Planilhas
      • Excel Avançado
        • Finanças e Investimentos
        • Funções de Excel
        • Gráficos na Planilha
        • Macros e VBA
        • Tabela Dinâmica
        • Validação de Dados
      • Fazer Planilhas
      • Funções Excel
      • Todas as Categorias
    • 📝 Forum
    0 Shopping Cart
    | Carrinho   
    • Shop
    • Minha Conta
    0 Shopping Cart
    Tudo Excel
    Home»Excel Avançado»Macros e VBA»Como usar a Macro no Microsoft Excel 2007 a 2019
    Macros e VBA

    Como usar a Macro no Microsoft Excel 2007 a 2019

    EdivaldoBy Edivaldo20/08/2013Updated:25/09/2024Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    usar a Macro no Microsoft Excel
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Você tem habilidades em macros? Saiba como usar a macro no Microsoft Excel 2007 e versões posteriores, sem a necessidade de saber programar Visual Basic Application.

    Macros em planilhas não são muito usual, mas cria recursos automatizados e também fornece comandos ligeiramente práticos, para usuários avançados. No entanto, deve-se usar com cuidado, para não quebrar uma planilha.

    Desenvolver macros personalizadas com Excel VBA. Perfeito para usuários de energia, este recurso prático revela como maximizar os recursos e funcionalidades do Excel.

    No Microsoft Excel, você pode usar uma macro para concatenar os dados em duas colunas adjacentes e para exibir o resultado na coluna à direita das colunas que contêm os dados. Este artigo contém um exemplo Microsoft Visual Basic for Applications macro (VBA) (procedimento Sub) fazer isso.

    Índice

    • Use a macro no Microsoft Excel 2007 e posterior
      • Como usar a macro no Microsoft Office Excel 2003 e em versões anteriores do Excel.
    • Por que usar macros?
      • Como criar uma macro:
      • Exemplo de macros:
      • Dicas para criar e usar macros no Excel:
        • Considerações importantes:
    • Conclusão:

    Use a macro no Microsoft Excel 2007 e posterior

    Macro no Microsoft Excel
    • Abra a pasta de trabalho que contém os dados.
    • Pressione ALT + F11 para iniciar o Editor do Visual Basic.
    • No menu Inserir, clique em módulo para inserir um módulo. Digite a macro na janela de código do módulo.
    • No menu arquivo, clique em Fechar e voltar para Microsoft Excel.
    • Selecione a planilha que contém os dados que você quiser concatenar.
    • Clique na célula superior na coluna à direita dos dados que você quiser concatenar. Por exemplo, se as células a1: A100 e B1:B100 contêm dados, clique na célula B1.
    • Clique na guia desenvolvedor. Se a guia desenvolvedor não for exibida, siga estas etapas:
    • Para continuar a usar Macro no Excel, clique no Botão de Microsoft Office e clique em Opções do Excel.
    • Agora clique em Popular.
    • Clique para selecionar a caixa de seleção guia Mostrar desenvolvedor na faixa de opções ..
    • Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Opções do Excel ..
    • Depois disso, clique em Macros no grupo código.
    • Selecione a macro ConcatColumns e, em seguida, clique em Executar.

    Como usar a macro no Microsoft Office Excel 2003 e em versões anteriores do Excel.

    1. Abra a pasta de trabalho que contém os dados.
    2. Pressione ALT + F11 para iniciar o Editor do Visual Basic.
    3. No menu Inserir , clique em módulo para inserir um módulo. Digite a macro na janela de código do módulo.
    4. No menu arquivo , clique em Fechar e voltar para Microsoft Excel.
    5. Selecione a planilha que contém os dados que você quiser concatenar.
    6. Clique na célula superior na coluna à direita dos dados que você quiser concatenar. Por exemplo, se as células a1: A100 e B1:B100 contêm dados, clique na célula B1.
    7. No menu Ferramentas , aponte para macro e, em seguida, clique em Macro. Selecione a macro ConcatColumns e, em seguida, clique em Executar.

    Agora você já pode usar Macro no Excel para automatizar sua planilha

    Por que usar macros?

    • Automatização: Elimine tarefas manuais tediosas, como formatação, cálculos e geração de relatórios.
    • Aumento da produtividade: Realize tarefas complexas com apenas um clique.
    • Consistência: Garanta que os mesmos procedimentos sejam aplicados a todos os dados.
    • Personalização: Adapte o Excel às suas necessidades específicas.

    Como criar uma macro:

    1. Ative a guia "Desenvolvedor":
      • Vá em "Arquivo" > "Opções" > "Personalizar Faixa de Opções".
      • Na lista "Escolher comandos de", selecione "Macros".
      • Marque a caixa de seleção "Desenvolvedor" e clique em "OK".
    2. Grave a macro:
      • Na guia "Desenvolvedor", clique em "Gravar Macro".
      • Defina um nome para a macro, atribua uma tecla de atalho (opcional) e escolha onde ela será armazenada.
      • Clique em "OK" para iniciar a gravação.
      • Execute as ações que deseja automatizar.
      • Clique em "Parar Gravação" na guia "Desenvolvedor".
    3. Execute a macro:
      • Na guia "Desenvolvedor", clique em "Macros".
      • Selecione a macro desejada e clique em "Executar".

    Exemplo de macros:

    Suponha que você precise formatar uma coluna inteira com negrito e aumentar o tamanho da fonte. Para automatizar essa tarefa:

    1. Grave uma macro.
    2. Selecione a coluna inteira.
    3. Na guia "Home", aplique os formatos desejados (negrito e aumentar fonte).
    4. Pare a gravação.

    Agora, sempre que precisar aplicar essa formatação, basta executar a macro.

    Editando uma macro:

    • Na guia "Desenvolvedor", clique em "Macros".
    • Selecione a macro e clique em "Editar".
    • O Visual Basic Editor será aberto, permitindo que você visualize e modifique o código da macro.

    Dicas para criar e usar macros no Excel:

    • Use comentários: Adicione comentários ao seu código para explicar o que cada parte faz. Isso facilita a manutenção e a compreensão da macro por outras pessoas.
    • Explore as funções do VBA: O Visual Basic for Applications (VBA) oferece uma ampla gama de funções que podem ser utilizadas em suas macros, como funções matemáticas, de manipulação de strings e de controle de fluxo.
    • Utilize atalhos de teclado: Atribua atalhos de teclado às suas macros para executá-las rapidamente.
    • Crie botões personalizados: Adicione botões à sua planilha para executar macros com um clique.

    Considerações importantes:

    • Segurança: As macros podem conter vírus. Habilite a visualização de macros apenas em arquivos de fontes confiáveis.
    • Complexidade: Para macros mais complexas, pode ser necessário aprender mais sobre a linguagem VBA.

    Conclusão:

    As macros podem ser necessárias em algumas pastas de trabalho. Por outro lado, só use se realmente tiver necessidade. As macros podem em algum momento falhar e causar um erro fatal em alguma parte da pasta de trabalho ou da planilha.

    Compre Livros de Excel também!

    Macro Excel
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Avatar photo
    Edivaldo
    • Website
    • Facebook

    Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

    Postagens Relacionadas

    Como Alterar a Cor da Fonte Usando VBA no Excel

    02/03/2024

    Como definir o nível de segurança de macro no Excel

    13/10/2023

    Como obter o endereço do ActiveCell com VBA

    13/10/2023

    Mover para a nova célula com VBA Activate ou Select

    13/10/2023

    Como criar uma Tabela Dinâmica com Macro VBA?

    13/10/2023

    O que você pode fazer com o VBA?

    13/10/2023
    Leave A Reply Cancel Reply

    🚚 Carrinho de Compras
    Lista de Planilhas
    • Planilha de Construção e Reformas Excel Planilha de Construção e Reformas: Gestão Completa de Orçamentos de Obras
      Avaliação 4.93 de 5
      R$38,00 O preço original era: R$38,00.R$30,00O preço atual é: R$30,00.
    • Planilha de Cotação de Preços 5 Fornecedores Planilha de Cotação de Preços Completa Para Comparar Até 5 Fornecedores
      Avaliação 4.75 de 5
      R$39,00 O preço original era: R$39,00.R$35,00O preço atual é: R$35,00.
    • Planilha Fluxo de Caixa Excel Planilha de Fluxo de Caixa: Gerencie Receitas e Despesas com Eficiência
      Avaliação 4.83 de 5
      R$34,90 O preço original era: R$34,90.R$26,00O preço atual é: R$26,00.
    • Planilha de Controle de Estoque - Saldo Planilha de Controle de Estoque: Sistema Completo para Gestão de Produtos e Mercadorias
      Avaliação 4.57 de 5
      R$39,90 O preço original era: R$39,90.R$36,00O preço atual é: R$36,00.
    • Planilha de Orçamento Familiar - Planejamento de Custos Planilha de Orçamento Familiar: Controle Total de Gastos e Finanças Pessoais
      Avaliação 4.75 de 5
      R$29,90 O preço original era: R$29,90.R$17,00O preço atual é: R$17,00.
    • Planilha de Cotação para 20 Fornecedores Planilha de Cotação para Cotar em até 20 Fornecedores e Analisar 500 Itens
      Avaliação 4.86 de 5
      R$65,00 O preço original era: R$65,00.R$48,00O preço atual é: R$48,00.
    • Planilha Excel para Controle de Débitos de clientes Planilha Controle de Débitos de Clientes
      Avaliação 5.00 de 5
      R$32,00 O preço original era: R$32,00.R$25,00O preço atual é: R$25,00.
    • Planilha de Excel Para Estoque e Vendas Planilha de Estoque e Vendas
      Avaliação 4.88 de 5
      R$69,00 O preço original era: R$69,00.R$49,00O preço atual é: R$49,00.
    • Planilha de Excel Despesas Domésticas Planilha de Controle de Despesas Domésticas
      Avaliação 4.25 de 5
      R$19,90 O preço original era: R$19,90.R$15,00O preço atual é: R$15,00.
    • Planilha de Excel Para Cadastro de Clientes Planilha de Cadastro de Clientes
      Avaliação 4.00 de 5
      R$32,90 O preço original era: R$32,90.R$24,00O preço atual é: R$24,00.
    Aprender Excel Online e Grátis

    Aprenda Excel com nossos tutoriais, crie gráficos, construa fórmulas com as funções mais usadas, baixe planilhas grátis e compre planilhas Premium.
    Microsoft Excel é o melhor software de planilhas do mundo!

    Categorias de produtos
    • Cursos de Excel
    • Livros de Excel
    • Planilhas de Excel
    • Planilhas de Parceiros
    ENTRE EM CONTATO:

    sac@tudoexcel.com.br

    Edivaldo: Tudo Excel

    Contribua:

    PIX: planilha@tudoexcel.com.br

    Sobre Tudo Excel
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso Das Planilhas
    • Sobre o site Tudo Excel
    • Todas as Categorias de Excel
    • Entrar no OneDrive
    Facebook X (Twitter) Instagram Reddit
    © 2025 TudoExcel. tudoexcel.com.br.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login below or Register Now.

    Lost password?

    Register Now!

    Already registered? Login.

    A password will be e-mailed to you.