Função ALEATÓRIO do Excel, veja como usar

A função ALEATÓRIO retorna um número distribuído uniformemente maior ou igual a 0 e menor que 1. Um novo número aleatório real é retornado sempre que a planilha é calculada.

Função ALEATÓRIO do Excel
Embora seja normal descrever o intervalo de valores gerado pela função como sendo de 0 a 1, na realidade, é mais exato dizer o intervalo está entre 0 e 0,999...

Uma das melhores maneiras de gerar números aleatoriamente no Excel, é com esta função. ALEATÓRIO gera um intervalo limitado de números aleatórios, mas ao usá-lo em fórmulas com outras funções, você pode expandir o intervalo de valores para ter outras opções como:

  • ALEATÓRIO - para poder retornar números randômicos dentro de um intervalo especificado, como 1 e 10 ou 1 e 100, especificando os valores alto e baixo de um intervalo.
  • E para pode reduzir a saída da função para números inteiros fazendo combinações com a função TRUNCAR, que trunca ou remove todas as casas decimais de um número.

Sintaxe da função ALEATÓRIO

ALEATÓRIO()

A sintaxe da função ALEATÓRIO não tem argumentos.

Para gerar um número real aleatório entre a e b, use:

=ALEATÓRIO()*(b-a)+a
  • Se deseja usar a função ALEATÓRIO para gerar um número aleatório, mas não deseja alterar os números sempre que a célula for calculada, insira =ALEATÓRIO() na barra de fórmulas e pressione F9 a fim de alterar a fórmula para um número aleatório. A fórmula calculará e o deixará com apenas um valor.

Veja este exemplo da função ALEATÓRIO

Função ALEATÓRIO
FórmulaDescriçãoResultado
=ALEATÓRIO()Um número aleatório maior ou igual a 0 e menor que 10,587582362
=ALEATÓRIO()*100Um número aleatório maior ou igual a 0 e menor que 10076,32964656
=INT(ALEATÓRIO()*100)Um número inteiro aleatório maior ou igual a 0 e menor que 10043
Qualquer ação que você faça na planilha os resultados mudarão

Copie o exemplo da tabela acima e cole na célula A1 de uma nova planilha de Excel, depois crie qualquer ação como por exemplo: inserir uma linha, selecionar e teclar ENTER. Com estas ações você poderá ver as alterações imediatas dos resultados.

Gerar números aleatórios entre quaisquer dois números

Um número decimal entre 0 e 1 pode não ser muito útil se você precisar de números entre 1 e 10. Mas você pode usar uma fórmula simples envolvendo a função ALEATÓRIO do Excel para gerar números aleatórios entre quaisquer dois números.

= ALEATÓRIO ( ) * ( Y - X ) + X

Gerar resultados aleatórios no Excel

Você pode escrever estas fórmulas em uma planilha de Excel, com números exatos, ou referências de células, como mostra a imagem acima.

Recálculo automático

A função ALEATÓRIO calculará um novo resultado cada vez que uma planilha for editada. Para impedir que números aleatórios sejam atualizados, copie as células que contêm ALEATÓRIO para a área de transferência e use Colar especial > Valores para converter em um resultado estático.

Para obter um único número aleatório que não muda quando a planilha é calculada, digite =ALEATÓRIO() na barra de fórmulas e pressione F9 para converter a fórmula em seu resultado. Compre livros de Excel pelo melhor preço!



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo