Função ALEATÓRIO do Excel, veja como usar

A função ALEATÓRIO retorna um número distribuído uniformemente maior ou igual a 0 e menor que 1. Um novo número aleatório real é retornado sempre que a planilha é calculada.

Função ALEATÓRIO do Excel
Embora seja normal descrever o intervalo de valores gerado pela função como sendo de 0 a 1, na realidade, é mais exato dizer o intervalo está entre 0 e 0,999...

Uma das melhores maneiras de gerar números aleatoriamente no Excel, é com esta função. ALEATÓRIO gera um intervalo limitado de números aleatórios, mas ao usá-lo em fórmulas com outras funções, você pode expandir o intervalo de valores para ter outras opções como:

  • ALEATÓRIO - para poder retornar números randômicos dentro de um intervalo especificado, como 1 e 10 ou 1 e 100, especificando os valores alto e baixo de um intervalo.
  • E para pode reduzir a saída da função para números inteiros fazendo combinações com a função TRUNCAR, que trunca ou remove todas as casas decimais de um número.

Sintaxe da função ALEATÓRIO

ALEATÓRIO()

A sintaxe da função ALEATÓRIO não tem argumentos.

Para gerar um número real aleatório entre a e b, use:

=ALEATÓRIO()*(b-a)+a
  • Se deseja usar a função ALEATÓRIO para gerar um número aleatório, mas não deseja alterar os números sempre que a célula for calculada, insira =ALEATÓRIO() na barra de fórmulas e pressione F9 a fim de alterar a fórmula para um número aleatório. A fórmula calculará e o deixará com apenas um valor.

Veja este exemplo da função ALEATÓRIO

Função ALEATÓRIO
Fórmula Descrição Resultado
=ALEATÓRIO() Um número aleatório maior ou igual a 0 e menor que 1 0,587582362
=ALEATÓRIO()*100 Um número aleatório maior ou igual a 0 e menor que 100 76,32964656
=INT(ALEATÓRIO()*100) Um número inteiro aleatório maior ou igual a 0 e menor que 100 43
Qualquer ação que você faça na planilha os resultados mudarão

Copie o exemplo da tabela acima e cole na célula A1 de uma nova planilha de Excel, depois crie qualquer ação como por exemplo: inserir uma linha, selecionar e teclar ENTER. Com estas ações você poderá ver as alterações imediatas dos resultados.

Gerar números aleatórios entre quaisquer dois números

Um número decimal entre 0 e 1 pode não ser muito útil se você precisar de números entre 1 e 10. Mas você pode usar uma fórmula simples envolvendo a função ALEATÓRIO do Excel para gerar números aleatórios entre quaisquer dois números.

= ALEATÓRIO ( ) * ( Y - X ) + X

Gerar resultados aleatórios no Excel

Você pode escrever estas fórmulas em uma planilha de Excel, com números exatos, ou referências de células, como mostra a imagem acima.

Recálculo automático

A função ALEATÓRIO calculará um novo resultado cada vez que uma planilha for editada. Para impedir que números aleatórios sejam atualizados, copie as células que contêm ALEATÓRIO para a área de transferência e use Colar especial > Valores para converter em um resultado estático.

Para obter um único número aleatório que não muda quando a planilha é calculada, digite =ALEATÓRIO() na barra de fórmulas e pressione F9 para converter a fórmula em seu resultado.

Confira Estas Planilhas de Excel
Lista de todas as planilhas do site. Confira estas planilhas Premium. Pacote de planilhas de Excel com 17. A melhor opção!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Custo de Obras para construção e reformas de imóveis. Mais vendida! Planilha de Cotação de Preços. Economize dinheiro comprando mais barato!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Orçamento de Obras 2.0. Exatamente o que você precisa para fazer o controle da obra. Planilhas de Controle de Estoque e Vendas. Ótima recomendação para estoques!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes

Edivaldo

Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart