Usar uma pasta de trabalho compartilhada para colaborar no Excel 2016 para Windows

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Quando voc√™ compartilha uma pasta de trabalho, v√°rios usu√°rios podem exibi-la, mas n√£o podem fazer altera√ß√Ķes no arquivo ao mesmo tempo. Em vez disso, as altera√ß√Ķes s√£o feitas em uma ou mais c√≥pias da pasta de trabalho e mescladas no arquivo que voc√™ compartilhou.

O processo funciona da seguinte maneira: você compartilha uma pasta de trabalho e, como parte do compartilhamento, ela é salva. Em seguida, os usuários podem copiar a pasta de trabalho compartilhada e adicionar dados à cópia. Quando eles concluírem, você poderá mesclar os dados da cópia com os do original.

Um dos melhores m√©todos para compartilhar uma pasta de trabalho √© coloc√°-la em um local de rede ou em uma pasta do OneDrive. Isso permite que outros usu√°rios acessem a pasta, copiem e adicionem altera√ß√Ķes com facilidade.

Compartilhar uma pasta de trabalho

  1. Crie uma nova pasta de trabalho ou abra uma pasta de trabalho existente que deseja disponibilizar para compartilhamento.
  2. Na guia Revis√£o, no grupo Altera√ß√Ķes, clique em Compartilhar Pasta de Trabalho.
  3. Na caixa de di√°logo Compartilhar Pasta de Trabalho, na guia Edi√ß√£o, marque a caixa de sele√ß√£o Permitir altera√ß√Ķes por mais de um usu√°rio ao mesmo tempo. Permite tamb√©m mesclar a pasta de trabalho.
  4. Na guia Avan√ßado, selecione as op√ß√Ķes que deseja usar para controlar e atualizar altera√ß√Ķes e clique em OK.
  5. Na caixa de diálogo salvar como, insira um local de rede na Barra de endereços.
  6. Siga um destes procedimentos:

Se essa é uma nova pasta de trabalho, informe um nome na caixa de diálogo Nome do arquivo e clique em Salvar.

Se for uma pasta de trabalho existente, clique em Salvar.

  1. Envie um email para as pessoas que compartilharão a pasta de trabalho. Na mensagem, inclua o local do arquivo e solicite que criem uma cópia da pasta de trabalho para uso próprio, mantendo todas as cópias na pasta com a original.

Mesclar altera√ß√Ķes

Depois que seus colegas adicionarem os dados √†s c√≥pias da pasta de trabalho, mescle as altera√ß√Ķes com a pasta. Por√©m, antes de iniciar, voc√™ deve adicionar um comando √† barra de ferramentas de Acesso R√°pido, localizada no canto superior esquerdo da tela do Excel.

Adicionar o comando

  1. Clique na seta para baixo no lado direito da barra de ferramentas de Acesso R√°pido e clique em Mais Comandos.
  2. Na caixa de di√°logo Op√ß√Ķes do Excel, na lista Escolher comandos de , selecione Todos os Comandos.
  3. Role para baixo na lista, selecione Comparar e Mesclar Pastas de Trabalho e clique em Adicionar
  4. Clique em OK para fechar a caixa de di√°logo Op√ß√Ķes do Excel.

O comando Comparar e Mesclar Pastas de Trabalho aparece na barra de ferramentas de Acesso R√°pido.

Barra de Ferramentas de Acesso Rápido com a opção Comparar e Mesclar Pastas de Trabalho

Mesclar altera√ß√Ķes

  1. Abra a c√≥pia da pasta de trabalho compartilhada em que voc√™ deseja mesclar as altera√ß√Ķes.
  2. Na Barra de Ferramentas de Acesso R√°pido, clique em Comparar e Mesclar Pastas de Trabalho.
  3. Se solicitado, salve a pasta de trabalho.

4.Na caixa de di√°logo Selecionar Arquivos a Mesclar na Pasta de Trabalho Atual, clique em uma c√≥pia da pasta de trabalho que contenha altera√ß√Ķes a serem mescladas e, em seguida, clique em OK.

 Dicas  

Para mesclar a pasta de trabalho com várias cópias da pasta de trabalho compartilhada ao mesmo tempo, mantenha pressionada a tecla CTRL ou SHIFT, clique nos nomes de arquivo e clique em OK.

Caso voc√™ veja uma mensagem dizendo que n√£o h√° novas altera√ß√Ķes para mesclar, clique em OK.

Resolver altera√ß√Ķes conflitantes em uma pasta de trabalho compartilhada

Um conflito ocorre quando dois usu√°rios tentam salvar altera√ß√Ķes na mesma c√©lula. O Excel pode manter apenas uma das altera√ß√Ķes nessa c√©lula. Quando o segundo usu√°rio salvar a pasta de trabalho, o Excel exibir√° a caixa de di√°logo Resolver Conflitos desse usu√°rio.

  1. Na caixa de di√°logo Resolver Conflitos, leia as informa√ß√Ķes sobre cada altera√ß√£o e as altera√ß√Ķes conflitantes feitas pelo outro usu√°rio.
  2. Para manter a sua alteração ou a de outro usuário e ir para a próxima alteração conflitante, clique em Aceitar as Minhas ou Aceitar as Outras.

Para manter todas as suas outras altera√ß√Ķes ou todas as altera√ß√Ķes do outro usu√°rio, clique em Aceitar Todas as Minhas ou Aceitar Todas as Outras.

  1. Para que as suas altera√ß√Ķes substituam todas as outras sem precisar reexibir a caixa de di√°logo Resolver Conflitos, fa√ßa o seguinte:
  2. Na guia Revis√£o, no grupo Altera√ß√Ķes, clique em Compartilhar Pasta de Trabalho.
  3. Na guia Avan√ßado, em Altera√ß√Ķes conflitantes entre usu√°rios, clique em As altera√ß√Ķes salvas prevalecem, e, em seguida, clique em OK.
  4. Para ver como você ou outros usuários resolveram conflitos anteriores, faça o seguinte:
  5. Na guia Revis√£o, no grupo Altera√ß√Ķes, clique em Controlar Altera√ß√Ķes e em Real√ßar Altera√ß√Ķes.
  6. Na lista Quando, selecione Todos.
  7. Desmarque as caixas de seleção Autor e Onde.
  8. Marque a caixa de sele√ß√£o Listar altera√ß√Ķes em uma nova planilha e clique em OK.
  9. Na planilha Histórico, role para a direita a fim de exibir as colunas Tipo da Ação e Ação Perdida.

As altera√ß√Ķes conflitantes que foram mantidas t√™m o valor Altera√ß√£o aceita no Tipo de A√ß√£o. Os n√ļmeros de linha da coluna A√ß√£o Perdida identificam as linhas que cont√™m informa√ß√Ķes sobre as altera√ß√Ķes conflitantes que n√£o foram mantidas, incluindo dados exclu√≠dos.

Tip¬†¬†¬† Para salvar uma c√≥pia da pasta de trabalho com todas as suas altera√ß√Ķes, clique em Cancelar na caixa de di√°logo Resolver Conflitos. Em seguida, salve uma nova c√≥pia do arquivo, que exige que voc√™ digite um novo nome para o arquivo.

Editar uma pasta de trabalho compartilhada

Após abrir uma pasta de trabalho compartilhada, você poderá inserir ou alterar dados da mesma forma que em uma pasta de trabalho em seu computador.

Editar uma pasta de trabalho compartilhada

  1. Clique em Arquivo, em Abrir e clique duas vezes na pasta de trabalho compartilhada.

Você também pode acessar diretamente a pasta de rede que contém o arquivo e clicar duas vezes nele para iniciar o Excel e abri-lo.

  1. Se o arquivo estiver sendo aberto pela primeira vez, na guia Arquivo, clique em Op√ß√Ķes.
  2. Na categoria Geral, em Personalizar a cópia do Microsoft Office, na caixa Nome do Usuário, digite o nome de usuário a ser usado para identificar seu trabalho na pasta de trabalho compartilhada e clique em OK.

Editar a pasta de trabalho

1.Insira e edite os dados nas planilhas como de costume.

Lembre-se de que você não pode adicionar ou alterar alguns elementos, como células mescladas e hiperlinks.

2.Adicione as configura√ß√Ķes de filtro e impress√£o desejadas para uso pessoal.

Voc√™ tamb√©m pode usar as configura√ß√Ķes de filtro e de impress√£o adicionadas pelo propriet√°rio da pasta de trabalho. O Excel salva as configura√ß√Ķes de cada usu√°rio individualmente.

Use as configura√ß√Ķes originais de filtro e de impress√£o

  1. Na guia Revis√£o, no grupo Altera√ß√Ķes, clique em Compartilhar Pasta de Trabalho.
  2. Clique na guia Avan√ßado, em Incluir no modo de exibi√ß√£o pessoal, desmarque a caixa de sele√ß√£o Configura√ß√Ķes de impress√£o ou Configura√ß√Ķes de filtro e clique em OK.
  3. Para salvar suas altera√ß√Ķes na pasta de trabalho e ver as altera√ß√Ķes salvas por outros usu√°rios desde a √ļltima vez em que voc√™ salvou, clique em Salvar Imagem do bot√£o na barra de ferramentas de Acesso R√°pido ou pressione Ctrl+S.
  4. Se a caixa de di√°logo Resolver Conflitos aparecer, resolva os conflitos.

Para obter ajuda sobre como fazer isso, confira a se√ß√£o Resolver altera√ß√Ķes conflitantes em uma pasta de trabalho compartilhada neste artigo.

Observa√ß√Ķes¬†¬†

Voc√™ pode ver quem mais est√° com a pasta de trabalho aberta na guia Editar da caixa de di√°logo Compartilhar Pasta de Trabalho (guia Revis√£o, grupo Altera√ß√Ķes, bot√£o Compartilhar Pasta de Trabalho).

Voc√™ pode optar por receber atualiza√ß√Ķes autom√°ticas periodicamente das altera√ß√Ķes dos usu√°rios, salvando ou sem salvar, em Atualizar altera√ß√Ķes, na guia Avan√ßado da caixa de di√°logo Pasta de Trabalho Compartilhada.

Remover um usu√°rio de uma pasta de trabalho compartilhada

Se necessário, você poderá desconectar os usuários de uma pasta de trabalho compartilhada.

Importante    Antes de desconectar os usuários, verifique se eles já pararam de usar a pasta de trabalho. Se você remover usuários ativos, o trabalho não salvo deles será perdido.

  1. Na guia Revis√£o, no grupo Altera√ß√Ķes, clique em Compartilhar Pasta de Trabalho.
  2. Na guia Editar, na lista Quem est√° com esta pasta de trabalho aberta, examine os nomes dos usu√°rios.
  3. Selecione o nome do usuário que você deseja desconectar e, em seguida, clique em Remover Usuário.

Observação    Essa ação desconecta o usuário da pasta de trabalho compartilhada, mas não impede que esse usuário edite novamente a pasta de trabalho compartilhada.

  1. Para excluir as configura√ß√Ķes de modo de exibi√ß√£o pessoal do usu√°rio, fa√ßa o seguinte:
  2. Clique em Exibir e, no grupo Modos de Exibição de Pasta de Trabalho, clique em Modos de Exibição Personalizados.
  3. Na lista Modos de Exibição, selecione o modo de exibição que deseja remover e clique em Excluir.

Parar de compartilhar uma pasta de trabalho

Antes de interromper o compartilhamento da pasta de trabalho, verifique se todos os outros usu√°rios conclu√≠ram o trabalho, pois todas as altera√ß√Ķes n√£o salvas ser√£o perdidas. Como o hist√≥rico de altera√ß√Ķes tamb√©m ser√° exclu√≠do, conv√©m imprimi-lo ou copi√°-lo para outra pasta de trabalho.

Copiar as informa√ß√Ķes do hist√≥rico de altera√ß√Ķes

  1. Na guia Revis√£o, no grupo Altera√ß√Ķes, clique em Controlar Altera√ß√Ķes e em Real√ßar Altera√ß√Ķes.
  2. Na lista Quando, selecione Todas.
  3. Desmarque as caixas de seleção Autor e Onde.
  4. Marque a caixa de sele√ß√£o Listar altera√ß√Ķes em uma nova planilha e clique em OK.
  5. Siga um destes procedimentos ou ambos:

Imprima a planilha Histórico.

Copie o histórico para outra pasta de trabalho. Selecione as células que você deseja copiar, pressione Ctrl+C, alterne para a outra pasta de trabalho, clique onde você deseja colar os dados copiados e pressione Ctrl+V.

Conv√©m tamb√©m salvar ou imprimir a vers√£o atual da pasta de trabalho, j√° que os dados desse hist√≥rico talvez n√£o se apliquem √†s vers√Ķes mais recentes da pasta de trabalho. Por exemplo, √© poss√≠vel que os locais de c√©lula, inclusive n√ļmeros de linha, n√£o estejam mais atualizados no hist√≥rico copiado.

Parar de compartilhar a pasta de trabalho

  1. Na pasta de trabalho compartilhada, na guia Revis√£o, no grupo Altera√ß√Ķes, clique em Compartilhar Pasta de Trabalho.
  2. Na guia Editar, verifique se √© a √ļnica pessoa relacionada na lista Quem est√° com esta pasta de trabalho aberta.

Dica: Para remover outros usu√°rios, veja Remover um usu√°rio de uma pasta de trabalho compartilhada.

  1. Desmarque a caixa de sele√ß√£o Permitir altera√ß√Ķes por mais de um usu√°rio ao mesmo tempo. Permite tamb√©m mesclar a pasta de trabalho.

Observação: Se essa caixa de seleção não estiver disponível, primeiro desproteja a pasta de trabalho. Para remover a proteção da pasta de trabalho compartilhada, faça o seguinte:

  1. Clique em OK para fechar a caixa de di√°logo Compartilhar Pasta de Trabalho.
  2. Na guia Revis√£o, no grupo Altera√ß√Ķes, clique em Desproteger Pasta de Trabalho.
  3. Se for solicitado, digite a senha e clique em OK.
  4. Na guia Revis√£o, no grupo Altera√ß√Ķes, clique em Compartilhar Pasta de Trabalho.
  5. Na guia Editar, desmarque a caixa de sele√ß√£o Permitir altera√ß√Ķes por mais de um usu√°rio ao mesmo tempo. Permite tamb√©m mesclar a pasta de trabalho.
  6. Clique em Sim quando for exibido um aviso informando sobre os efeitos causados em outros usu√°rios.

Edivaldo. Louco por fun√ß√Ķes e f√≥rmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com voc√™!

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