Como fazer a tabela da copa do mundo no Excel com 32 seleções

Neste guia eu vou ensinar como fazer a tabela da copa do mundo no Excel e quando você terminar de criar todas as fórmulas nesta planilha - tabela da copa, será capaz de criar outras planilhas com várias funções das mais complexas.

fazer a tabela da Tabela da copa do mundo no Excel

Desde a copa de 2002 eu criei a tabela da copa do mundo FIFA, com jogos da primeira faze de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinal e a decisão do terceiro lugar, além é claro da da grande final. Tudo isso em uma planilha de Excel com a maior complexidade de fórmulas e funções. Agora chegou a sua vez de aprender o que ninguém ainda ensinou no Excel.

Não apenas uma tabela de jogos para a copa do mundo, mas para qualquer torneio que você queira criar. Estas dicas irão lhe ajudar a entender todo esforço que foi feito em torno desta super planilha.

Antes de tudo, eu recomendo baixar aqui a tabela da copa e acompanhar exatamente com está na original.

Baixar a tabela (você será redirecionado para um post, depois clique para baixar no Guia de Compra)

Como você pode fazer a tabela da copa do mundo no Excel?

Minhas dicas são bem genéricas e eu mostrarei apenas as fórmulas para você poder construir os grupos, com as classificações, vitórias, empates, derrotas, e saldo de gols. Também os gols marcados e os gols sofridos em cada jogo.

Depois partiremos para aprender como cada seleção passará para as oitavas de final e as fases seguintes. Eu já quei que você vai ficar empolgado(a), assustado(a) ou apreensivo(a) quando ver a quantidade de fórmulas aplicadas em cada etapa. Na minhas primeira tabela, foram três meses tentando chegar a um resultado final.

Começando a construção da tabela da copa do mundo no Excel

Será uma cópia da planilha já feita com a exibição de todas as funções e fórmulas. Abra uma nova planilha de Excel e salve com o nome de sua preferência.

  • Crie uma planilha de referência para adicionar os times de acordo com a ordem do sorteio da FIFA. Você pode usar para seu campeonato também.
A 1B 1C 1D 1E 1F 1G 1H 1
A 2B 2C 2D 2E 2F 2G 2H 2
A 3B 3C 3D 3E 3F 3G 3H 3
A 4B 4C 4D 4E 4F 4G 4H 4
GRUPO AGRUPO BGRUPO CGRUPO DGRUPO EGRUPO FGRUPO GGRUPO H
  • Adicione os nomes dos times, ou das seleções em cada grupo.
Update - 2022.04.12Eu coloquei o cabeçalho dos grupos na parte inferior, para aproveitar os números das linhas e deixar as seleções na ordem do sorteio da FIFA. Você pode definir outra forma.
  • Nesta parte da tabela não tem nenhuma fórmula. Depois disso vamos passara para o segundo passo que é a fase de grupos. Inclusive você pode copiar e colar em sua planilha e, em seguida, renomear.

Construindo a fase de grupos da tabela da copa

A primeira coisa que você deve criar, quando fazer a tabela da copa do mundo, é criar os grupos. Na planilha de exemplo foram criados cada grupo com 7 linhas e 20 colunas. E por que? Para quando chegar nas fases seguintes que tem disputa por pênaltis, não ser necessário mesclar células e criar uma dificuldade maior. No entanto, você pode criar os grupos como quiser e até colocar as fases seguintes em outra planilha.

  • Eu comecei na célula C5 e esta linha é para adicionar o nome do Grupo.
  • Na célula C6, se você quer seguir exatamente nosso exemplo, digite a data do primeiro jogo do grupo A.
  • Em D6 digite o horário.
  • Na célula E6 criei um Link do grupo A. A primeira seleção deve estar em A1 na primeira tabela que você acabou de criar. Lembra, que fizemos uma tabela para adicionar as seleções conforme o sorteio dos potes da FIFA?
  • Ficaria assim: =time!A3. Isso depende do nome da planilha que você criou. No meu exemplo é "time".
  • Alterne duas colunas e na célula H6 digite X. Isso é para o jogo A1 x A2, ou outro que estiver na data.
  • Pule mais duas colunas e em K6 busque a segunda seleção que compõe o jogo. Ela pode estar em qualquer posição na tabela "time". Por exemplo: =time!A4.
  • Na célula L6 digite o local do jogo. Se ainda não sabe, ou não tem, deixe vazio, assim como as datas e horários, que também podem ser preenchidos posteriormente.

Veja a imagem ilustrativa a seguir:

Grupos da Copa do Mundo FIFA
Primeiro Jogo Criado
Pronto. Você acabou de criar o primeiro jogo. Já pode criar todos os outros jogos do Grupo A. Depois é só repetir estes mesmos passos para os grupos seguintes, até o grupo H.

Eu sempre pulei uma linha para formar cada grupo e o Grupo H começou em C61, ao fazer a tabela da copa do mundo na fase de grupos.

Organizando a classificação dos Grupas

Você pode mesclar as células de N6 a V6 para digitar: Classificação do grupo A, B, C... E assim até o grupo H. Cada um abaixo da linha de cabeçalho de cada grupo.

Na célula N7 comece a digitar os dados de cada seleção, exatamente como está na tabela abaixo. Você também pode copiá-la e colar na célula N7. Delete os números Zeros e as Seleções.

 PTJVEDGPGCSG
Qatar00000000
Equador00000000
Senegal00000000
Holanda00000000

As Referências nesta tabela são da copa de 2022 no Qatar.

Update - 2022.04.12Replique estas informações em todos os grupos.

Agora chegou a hora de formatar seus grupos, formate com suas cores e fontes preferidas. isso não irá interferir nas fórmulas que serão aplicadas a partir de agora.

Adicionando as fórmulas para a classificação dos jogos

Crie uma tabela com o nome jogo. Aqui você vai construir toda estrutura de classificação dos jogos na tabela da copa do mundo.

Comece na célula A3. Pode copiar a tabela a seguir e colar em A3 e ela vai expandir no tamanho correto.

 Grupo A
SeleçãoPTJVEDGPGCSG
Qatar00000000
Equador00000000
Senegal00000000
Holanda00000000

A seleção você busca na tabela tabela "time" que criou lá no início. =time!A1 e comece na célula A5.

Repitas todos estes passos para criar os outros grupos.

Na célula A5 para a primeira seleção

  • PT = Pontos
  • J = Jogos
  • V = Vitórias
  • E = Empates
  • D = Derrotas
  • GP = Gols Prós
  • GC = Gols contra
  • SG = Saldo de gols

Fórmula para PT: aqui eu vou somar os pontos.

=SOMA(D5*3)+E5

Fórmula para J: aqui eu vou contar o número de jogos de cada time.

=CONT.NÚM(Tabela!G7;Tabela!G8;Tabela!I10)

Tabela é o nome da planilha dos grupos. Prefira seguir este exemplo e renomear a planilha de grupos como Tabela.

Fórmula para V: Aqui eu vou contar as vitórias para somar os pontos da seleção vencedora do jogo.

=SOMA(SE(Tabela!$G$7>Tabela!$I$7;CONT.NÚM(Tabela!$G$7));SE(Tabela!$G$8>Tabela!$I$8;CONT.NÚM(Tabela!$G$8));SE(Tabela!$I$10>Tabela!$G$10;CONT.NÚM(Tabela!$I$10)))

O que quero dize qui é: vou somar, se a seleção que está na planilha chamada Tabela, na célula G7 ganhar da seleção que está em Tabela I7; então eu conto o número como uma vitória. E farei a mesma coisa se esta mesma seleção estivar adicionada em "Tabela" G8 e ganhar da seleção que está em I8. E do mesmo modo contarei a vitória dessa mesma seleção se ela estiver em "Tabela" I10 eu contarei a vitória em I10.

Ou seja, onde a seleção A dessa fórmula estiver, eu tenho que inserir as referências na fórmula.

Lembrando que esta fórmula só deverá ser alterada se as tabelas não estiverem nas mesmas referências como na tabela original. Você deve manter as referências justamente com os jogos dos grupos. Por exemplo: $G$7. Quando começar a fazer a tabela da copa do mundo, sempre verifique se há algum eventual erro, antes de prosseguir para o próximo grupo. Assim dá tempo de corrigir mais rápido.

Fórmula para E:

=SOMA(SE(Tabela!$G$7=Tabela!$I$7;CONT.NÚM(Tabela!$G$7));SE(Tabela!$G$8=Tabela!$I$8;CONT.NÚM(Tabela!$G$8));SE(Tabela!$I$10=Tabela!$G$10;CONT.NÚM(Tabela!$G$10)))

Fórmula para D:

=SOMA(SE(Tabela!$G$7<Tabela!$I$7;CONT.NÚM(Tabela!$G$7));SE(Tabela!$G$8<Tabela!$I$8;CONT.NÚM(Tabela!$G$8));SE(Tabela!$I$10<Tabela!$G$10;CONT.NÚM(Tabela!$G$10)))

Fórmula para GP:

Somando os gols marcados

=SOMA(Tabela!G7+Tabela!G8+Tabela!I10)

Fórmula para GC:

Somando os gols sofridos

=SOMA(Tabela!I7+Tabela!I8+Tabela!G10)

Fórmula para SG:

Somando o saldo de gols

=SOMA(G5-H5)

Adicione estas fórmulas para todas as outras seleções do grupo A e todos os outros grupos. Estes são os resultados da primeira seleção de 32 que compõem a copa do mundo, pelo menos até 2022.

Pontos Ganhos

Cole a tabela a seguir na célula K3, ou construa sua própria tabela de pontos ganhos a partir da mesma célula. Cole também em todos os outros grupos nas respectivas linhas e células.

Pontos ganhos 
 PT
Qatar0
Equador0
Senegal0
Holanda0

Fórmula para a primeira seleção, para fazer a tabela da copa do mundo no primeiro grupo.

A seguinte fórmula deve ser digitada na célula K5. Preencha as demais células para o grupo A e os demais.

=SE($B5>=$B6;$A5;$A6)

Fórmula para PT:

=PROCV(K5;$A$5:$I$8;2;FALSO)

Fórmulas da tabela da copa do mundo

Segunda parte de Pontos Ganhos

Agora vamos ordenar os pontos ganhos que devem aparecer na ordem decrescente, lá na tabela dos grupos. A tabela abaixo começa na célula N3. Cole também em todos os outros grupos nas respectivas linhas e células.

Pontos Ganhos 
 pt
Qatar0
Equador0
Senagal0
Holanda0

Digite na célula N5: =SE(L5>=L7;K5;K7) e adicione o cálculo também nas demais células, modificando as referências.

Digite na célula O5: =PROCV(N5;$A$5:$I$8;2;FALSO) e adicione nas células seguintes, sempre alterando as referências de células.

Update - 2022.04.12Lembrando de novo: eu só mostrarei a primeira linha dos exemplos das fórmulas, o restante é com você. Siga a lógica!
Para cada bloco de tabela pule uma coluna, exatamente como no exemplo da tabela original.

Saldo de Gols

A tabela primeira tabela de saldo de gols começa na célula Q3 e tem PT e SG. Cole também em todos os outros grupos nas respectivas linhas e células.

Saldo de gols  
 PTSG
Qatar00
Equador00
Senagal00
Holanda00
  • Fórmula para o nome da seleção: =SE(O5>=O8;N5;N8) que começa na célula Q5.
  • Fórmula para PT: =PROCV(Q5;$A$5:$I$8;2;FALSO) na célula R5.
  • Fórmula para SG: =PROCV(Q5;$A$5:$I$8;9;FALSO) na célula S5.

Adicione estas fórmulas em todos os blocos de cada grupo, alterando as referências, por exemplo: $A$5. As combinações devem levar a classificação das seleções para a ordem inversa (decrescente). É importante buscar todas as combinações para que a tabela não cause nenhum erro.

Segunda parte do Saldo de Gols

Cole a tabela a seguir na célula U3. Cole também em todos os outros grupos nas respectivas linhas e células.

Saldo de gols  
 PTSG
Qatar00
Equador00
Senagal00
Holanda00

Fórmula para a célula U5: =SE(E(R5=R6;S6>S5);Q6;Q5). Este é para o nome da seleção.

Fórmula para a célula V5: =PROCV(U5;$A$5:$I$8;2;FALSO)

Fórmula para a célula W5: =PROCV(U5;$A$5:$I$8;9;FALSO)

Terceira parte do saldo de gols

Todas estas partes de Saldo de Gols são para reorganizar os pontos e saldos para classificar corretamente cada time. Cole a tabela a seguir na célula Y3. Desta vez eu adicionei as fórmulas dentro da tabela. Como sempre, eu adiciono apenas a primeira fórmula em cada linha e você desvenda o restante.

Saldo de gols  
 PTSG
=SE(E(V5=V7;W7>W5);U7;U5)=PROCV(Y5;$A$5:$I$8;2;FALSO)=PROCV(Y5;$A$5:$I$8;9;FALSO)
Senegal40
Qatar40
Equador3-3

Se você colar esta tabela seguindo o exemplo da planilha original, basta criar as mesmas fórmulas nas células subsequentes, alterando suas referências. Aqui, você deve ter acabado de fazer a tabela da copa do mundo na parte Saldo de Gols.

Agora vem as partes de reorganização da classificação das seleções

Cole a tabela a seguir na célula AC3.

reorganizar 1   
 PTSGGP
Holanda634
Senegal403
Qatar403
Equador3-33

Fórmula para inserir na coluna das seleções: =SE(E(Z5=Z8;AA8>AA5);Y8;Y5).

O que eu quero dizer com essa lógica é: se Z5 for igual a Z8 e AA8 for maior que AA5 vou mostrar o resultado de Y8, caso contrário mostrarei o resultado de Y5.

Fórmula para PT: =PROCV(AC5;$A$5:$I$8;2;FALSO) para a célula AD5.

Eu vou procurar em AC5 dentro do intervalo de células A5 até I8 na coluna 2. Caso contrário o resultado é falso.

Fórmula para SG: =PROCV(AC5;$A$5:$I$8;9;FALSO), adicionar em AE5.

Fórmula para GP: =PROCV(AC5;$A$5:$I$8;7;FALSO) deve ser adicionada em AF5.

Segunda parte da reorganização

Como você fez com todas as outras tabela, desta vez, copie e cole na célula AH3.

reorganizar 2   
 PTSGGP
Holanda634
Senegal403
Qatar403
Equador3-33

Mais fórmulas para você adicionar. Imagine você repetir isso até o grupo H? é um desafio muito bom!

Fórmula para inserir na coluna das seleções: =SE(E(AD5=AD6;AE5=AE6;AF6>AF5);AC6;AC5) deve ser adicionada na célula AH5.

Fórmula para PT: =PROCV(AH5;$A$5:$I$8;2;FALSO) adicione na célula AI5

Fórmula para SG: =PROCV(AH5;$A$5:$I$8;9;FALSO) adicione na célula AJ5.

Fórmula para GP: =PROCV(AH5;$A$5:$I$8;7;FALSO) adicione na célula AK5.

Terceira parte da reorganização

Cole na célula AM3

reorganizar 3   
 PTSGGP
Holanda634
Senegal403
Qatar403
Equador3-33

Fórmula para inserir na coluna das seleções: =SE(E(AI5=AI7;AJ5=AJ7;AK7>AK5);AH7;AH5) cole esta fórmula na célula AM5. As seguintes fórmulas são coladas abaixo dos respectivos cabeçalhos.

Fórmula para PT: =PROCV(AM5;$A$5:$I$8;2;FALSO)

Fórmula para SG: =PROCV(AM5;$A$5:$I$8;9;FALSO)

Fórmula para GP: =PROCV(AM5;$A$5:$I$8;7;FALSO)

Quarta parte da reorganização

Cole a tabela na célula AR3

reorganizar 4   
 PTSGGP
Holanda634
Senegal403
Qatar403
Equador3-33

Fórmula para o nome da seleção: =SE(E(AN5=AN8;AO5=AO8;AP8>AP5);AM8;AM5) cole na célula AR5 e as fórmulas a seguir, cole embaixo dos respectivos cabeçalhos.

Fórmula para PT: =PROCV(AR5;$A$5:$I$8;2;FALSO)

Fórmula para SG: PROCV(AR5;$A$5:$I$8;9;FALSO)

Fórmula para GP: =PROCV(AR5;$A$5:$I$8;7;FALSO)

Depois destas etapas você deve inserir as mesmas para as outras seleções do grupo A e depois adicionar todas estas fórmulas em todos os grupos da primeira fase da copa do mundo.

Definindo a classificação das seleções na faze de grupos

Depois que você preencheu tudo até o grupo H na planilha "jogo" agora vai definir a classificação de cada time, ou seleção (como queira chamar).

Apenas veja a tabela e adicione as fórmulas aos blocos que você já inseriu na planilha "Tabela". Comece pelo grupo A.

Comece adicionando a fórmula para buscar a seleção do grupo A classificada em primeiro lugar. E onde você vai encontrar? Na planilha "jogo" na célula AR5.

=Jogo!AR5

Você deve fazer isso em todos os grupos, buscando nas respectivas referências de células na tabela "jogo". Depois disso, é hora de achar os pontos da seleção que está em primeiro lugar.

Em nosso exemplo, na tabela da copa do mundo original, esta seleção está na célula N8. É a célula à esquerda de pontos (PT).

=PROCV(N8;Jogo!$A$5:$I$8;2;FALSO)

Eu vou procurar o valor em N8 como referência para buscar o resultado na tabela "jogo" no intervalo de células entre A5 e I8, na coluna 2. Se tudo estiver correto o resultado é verdadeiro, caso contrário: falso.

Para jogos, empate, vitória, derrota, e os gols, você deve buscar tudo na mesma origem, ou referência. Apenas altere o número da coluna de acordo a sua localização. Por exemplo: 3 para jogos, 4 para vitórias, e assim por diante.

Repita todos estes passos para completar a classificação das 32 seleções nos 8 grupos da primeira faze. Se tiver algum erro, as oitavas de final não funcionará.

Configurando as Oitavas de final da copa do mundo

Você só vai exibir o nome da seleção nas oitavas de final, se ela tiver completado os 3 jogos. Para isso, usaremos a função SE.

=SE(P8=3;N8;"1º do grupo A")

Se o número de jogos que está na célula P8 for igual a 3, eu mostro o nome da seleção que está na célula N8; caso contrário será exibido outra mensagem. A seleção da célula N8 deve ser a primeira colocada do grupo A.

Com esta fórmulas você fará o cruzamento dos jogos e eu não preciso repetir todos os jogos das oitavas de final. Você vai montar a estrutura do primeiro ao oitavo jogo com basicamente a mesma fórmula. Só vai mudar as referências de células.

Update - 2022.04.12As colunas F e J são para adicionar possíveis resultados dos pênaltis, ou da prorrogação, caso o jogo termine empatado no tempo normal.

As seleções só passarão para as quarta de final se estes resultados estiverem preenchido por completo.

Configurando as quartas de final da copa do mundo

=SE(OU(G71="";I71="";E(G71=I71;OU(F71="";J71="")));"Vencedor do 49";SE(G71=I71;SE(F71>J71;E71;K71);SE(G71>I71;E71;K71)))

Esta é a fórmula que você vai utilizar para definir os jogos das quarta de final de uma copa do mundo.

Vamos lá.

Se o jogo ainda não foi realizado nas oitavas de final, ou terminar empatado você só exime uma mensagem qualquer; se alguém vencer no tempo normal ou na prorrogação, você mostra o nome de uma seleção que vai compor o jogo das quartas de final

Você deve adicionar esta fórmula complexa em todos os jogos das quartas de final.

Semifinal da copa, configurando

A primeira fórmula também se parece com a primeira das quartas de final. E como dizia os Chaves: e as outras também.

=SE(OU(G81="";I81="";E(G81=I81;OU(F81="";J81="")));"Vencedor do 57";SE(G81=I81;SE(F81>J81;E81;K81);SE(G81>I81;E81;K81)))

Você só tem que alterar as referências e completar a se semifinal

Decisão do terceiro lugar

A fórmula muda de figura aqui, porque estamos tentando localizar os perdedores para uma jogar decisão.

=SE(OU(G87="";I87="";E(G87=I87;OU(F87="";J87="")));" ";SE(G87=I87;SE(F87<J87;E87;K87);SE(G87<I87;E87;K87)))

Se a seleção perder na semifinal ela aparece aqui, mas deve ter a ordem do jogo para o mando de campo. Se ela ganhar vai aparecer no jogo final.

A grande final da copa do mundo

Finalmente chagamos à grande final da copa do mundo e assim terminaremos nossa planilha, ou melhor nossa tabela da copa do mundo.

Novamente, se os jogos da semifinal ainda não foram realizados, os campos ficam vazios. Se os jogos já foram realizados as seleções vencedoras aparecem na grande final.

=SE(OU(G87="";I87="";E(G87=I87;OU(F87="";J87="")));" ";SE(G87=I87;SE(F87>J87;E87;K87);SE(G87>I87;E87;K87)))

Note que a partir das quartas de final as fórmulas são idênticas. A função SE será usada sempre com as funções OU e E e assim a copa do mundo termina. Compre livros de Excel pelo melhor preço!



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

4 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação
  1. A partir de pontos ganhos, o seu tutorial fica totalmente ilógico e não dá para prosseguir. Você poderia/deveria fazer as 4 linhas de cada grupo para ilustrar.

    Colocar esse tipo de explicação "A seguinte fórmula deve ser digitada na célula K5. Preencha as demais células para o grupo A e os demais.

    =SE($B5>=$B6;$A5;$A6)

    Nessa lógica a última linha vai comparar com uma linha "em branco".

    Você diz que as referências das fórmulas devem estar de acordo com o jogo nas 2 células relativas. Eu te pergunto, que jogo? Quais são as células relativas?

    Grato.

    • Lamento que você não esteja conseguindo fazer a tabela da copa do mundo em Excel com este tutorial. Ela pode ser baixada gratuitamente para quem não conseguir fazê-la. Na verdade, esse tutorial ficaria gigantesco e ainda mais complexo e confuso, se eu o adicionasse ao "pé da letra" (ou seja, fórmula por fórmula). A ideia é manter o raciocínio lógico e desenvolver a planilha. Eu criei esta tabela para a copa de 2006 e passei 6 meses criando e simulando os jogos. Agora, eu estou pensando em não atualizar mais a tabela para a copa de 2026 em diante.

  2. Boa noite Edivaldo, tudo bem?

    Encontrei sua explicação de como montar a tabela da Copa do Mundo e gostaria de dizer que achei sensacional. Mas sou um mero iniciante em Excel e estou com uma dúvida - na verdade são algumas, mas vou focar na primeira:

    Na planilha "Jogo", travei na parte dos Pontos ganhos, pois quando coloco a fórmula para a primeira seleção - =SE($B5>=$B6;$A5;$A6) - só envolve duas equipes, é isso mesmo? Ao colocar a fórmula nas demais seleções do grupo, continua envolvendo duas equipes, menos a última seleção, que envolve uma célula vazia - =SE($B8>=$B9;$A8;$A9).

    Fiz um preenchimento aleatório nos resultados desse grupo e uma equipe aparece duplicada e outra nem aparece nessa tabela.

    Não sei se minha questão ficou clara, mas de qualquer forma obrigado pela atenção.

    • Olá Felipe Pierro.
      Envolve duas equipes porque é a fórmula de 1 jogo, (2 equipes = A x B). Eu entendi sua questão.
      As referências das fórmulas devem estar de acordo com o jogo nas duas células relativas.

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo