Como dividir data e hora em células separadas no Excel

Quer saber como dividir data e hora em células separadas? este artigo vai lhe mostrar maneiras práticas para realiza esta tarefa. Se uma célula contiver uma data e hora combinadas, você poderá extrair apenas o valor da data usando a função INT. Continue...

Separar ou dividir data e hora de uma célula para duas células no Excel

Se uma célula contiver a data e a hora combinadas, use uma fórmula para adicionar a data ou a hora em colunas separadas. Por exemplo, você tem uma lista de dados misturados com data e hora e deseja dividir cada um deles em duas células, uma é a data e a outra é a hora, conforme as capturas de tela mostradas abaixo. Agora, vou lhe mostrar alguns métodos rápidos para resolvê-lo no Excel.

Datas e horas no Excel

No Excel, as datas são armazenadas como números de série, onde cada número inteiro representa uma data única. Os tempos são armazenados como valores decimais. Veja este exemplo:

datas são armazenadas como números de série

Valores e Datas

11 11/01/1900
9400,9 25-set
44112,11 08/10/2020
44866 terça-feira, 1 de novembro de 2022
45551,22999 16-set-24

Separar as datas e as horas em uma planilha

Para dividir ou separar datas e horas, existem várias funções que podemos usar para retornar o valor inteiro da data e hora.

Primeiro vamos usar a função INT para encontrar o número inteiro de uma data. A imagem a seguir mostra como usamos a fórmula.

Número inteiro de uma data

Você só precisa usar: =INT(referência). Por exemplo: =INT(B3) e o número inteiro da data será exibido. Talvez seja necessário formatar a célula como Geral.

Função TRUNC

Ou podemos usar a função TRUNC para cortar o valor decimal (tempo):

Exemplo:=TRUNC(B3)

Obtenha o valor do tempo com a fórmula

Existem 3 fórmulas de tempo abaixo:

 1. Hora - Hora, Minuto, Segundo
 2. Hora - Hora, Minuto
 3. Hora - Hora

Em seguida, subtrairemos o inteiro (calculado usando um dos 3 métodos acima) da data e hora originais. O restante será o tempo:

Exemplo:=B3-INT(B3)

Faça os exemplos acima na mesma planilha que você está estudando esta lição.

Se uma célula contiver uma data e hora combinadas, você poderá usar a função INT para puxar o valor de hora para uma coluna separada. As datas são armazenadas como números no Excel, com a parte decimal representando a hora.

Separar a hora da data com uma fórmula

Agora vamos usar uma fórmula para separar o horário da data completa. Já vimos que a função INT acha o número inteiro da data, então, vamos separar apenas o horário da data.

=data-INT(data), ou seja, em nosso exemplo: =B3-INT(B3)

Dividir data e hora com formatação

Você também pode dividir a data e a hora em duas células separadas fazendo referência às células originais e ajustando a formatação. Essa pode ser a forma mais utilizada, já que você não precisa adicionar mais linhas ou colunas para fazer as mudanças nos dados.

Pegando nosso exemplo, podemos transformar todas as datas em números inteiros, ou apenas horários.

  1. Selecione a célula ou o intervalo de células que deseja editar.
  2. Vá para a guia Página Inicial.
  3. Localize o grupo Número e clique na seta do formulário para exibir a lista suspensa.
  4. Escolha a opção Hora.
formatando a data como hora

Verifique que as células que estavam formatadas como Datas, agora tem o formato de Horas. Se você desejar reverter o formato para data realize estas mesmas etapas de formatação, mas escolha a opção DATA. Também é possível transformar em números, moeda, contábil, etc.

Você pode brincar com uma planilha rascunho antes de fazer estas operações em sua planilha de produção. Espero que, com estas dicas eu tenha lhe ajudado a entender mais um pequeno truque de Excel.

Confira Estas Planilhas de Excel
Lista de todas as planilhas do site. Confira estas planilhas Premium. Pacote de planilhas de Excel com 17. A melhor opção!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Custo de Obras para construção e reformas de imóveis. Mais vendida! Planilha de Cotação de Preços. Economize dinheiro comprando mais barato!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Orçamento de Obras 2.0. Exatamente o que você precisa para fazer o controle da obra. Planilhas de Controle de Estoque e Vendas. Ótima recomendação para estoques!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes

Edivaldo

Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart