Função INT.CONFIANÇA do Excel

A função INT.CONFIANÇA do Excel, retorna o intervalo de confiança para uma média da população, usando uma distribuição normal. O intervalo de confiança é um intervalo de valores. A média das suas amostras x, encontra-se no centro desse intervalo, e o intervalo é x ± INT.CONFIANÇA.

Com a função INT.CONFIANÇA, você pode ver este exemplo: se x for a média das amostras de tempos de entrega para produtos encomendados pelo correio, x ± INT.CONFIANÇA será o intervalo de médias da população.

Sintaxe da função INT.CONFIANÇA do Excel

INT.CONFIANÇA(alfa,desv_padrão,tamanho)

A sintaxe da função INT.CONFIANÇA tem os seguintes argumentos, todos necessários.

Alfa - é o nível de significância usado para calcular o nível de confiança. O nível de confiança é igual a 100*(1 - alfa)% ou, em outras palavras, um alfa de 0,05 indica um nível de confiança de 95%.

Desv_padrão - é o desvio padrão da população para o intervalo de dados. Presume-se que ele é conhecido.

Tamanho - é o tamanho da amostra.

Exemplo da Função INT.CONFIANÇA do Excel

Você pode copiar os dados da tabela a seguir e colar na célula A1 de uma nova planilha de Excel. Note, que pode ser preciso ajustar a tabela e excluir o apóstrofo, se eventualmente aparecer antes do sinal de igual, ( '= ).

função INT.CONFIANÇA
Dados Descrição
0,05 O nível de significância
2,5 O desvio padrão da população
50 Tamanho da amostra
REsultado Descrição Fórmula Usada
0,693 O intervalo de confiança para uma média da população. Ou seja, o intervalo de confiança para a média da população de base referente ao trajeto até o trabalho é igual a 30 ± 0,692952 minutos ou 29,3 a 30,7 minutos. =INT.CONFIANÇA(A3;A4;A5)

Para toda média de população, μ0, nesse intervalo, a probabilidade de se obter uma média de amostras mais distante de μ0 que x é maior que alfa. Já, para qualquer média da população, μ0, não nesse intervalo, a probabilidade de se obter uma média de amostras mais distante de μ0 que x é menor que alfa.

Em outras palavras, suponha que utilizemos x, desv_padrão e tamanho para construir um teste bicaudal em nível alfa de significância da hipótese de que a média da população seja μ0.

Depois, não rejeitaremos essa hipótese se μ0 estiver no intervalo de confiança e rejeitaremos essa hipótese se μ0 não estiver no intervalo de confiança. O intervalo de confiança não nos permite inferir se há probabilidade 1 – alfa de que nosso próximo pacote levará um tempo de entrega que esteja no intervalo de confiança. Fonte do suporte Office!

Alguns comentários da função INT.CONFIANÇA

  1. Se algum argumento não for numérico, INT.CONFIANÇA retornará o valor de erro #VALOR!.
  2. Se Alfa ≤ 0 ou Alfa ≥ 1, INT.CONFIANÇA retornará o valor de erro #NÚM!.
  3. Se Desv_padrão ≤ 0, INT.CONFIANÇA retornará o valor de erro #NÚM!.
  4. Se Tamanho não for um inteiro, será truncado.
  5. Se Tamanho < 1, INT.CONFIANÇA retornará o valor de erro #NÚM!.

Edivaldo data: 31/07/2018   ✅ 199

Deixe um comentário

avatar
1000
  Se inscrever  
Notificação de