Como Criar um Gráfico de Painel no Excel?

Um gráfico de painel é um conjunto de gráficos menores que poder ser comparados lado a lado e divididos por separadores. Como esses mini gráficos compartilham os mesmos eixos e são medidos na mesma escala, basicamente, um gráfico de painel consolida todos eles em um só lugar. Eles também são conhecidos como: gráficos de treliça ou pequenos múltiplos.

Criar um Gráfico de Painel no Excel

O gráfico não apenas permite que você exiba mais informações de maneira organizada, mas também ajuda a comparar ou analisar rapidamente a relação entre vários conjuntos de dados de uma só vez. Sobretudo, economizando muito espaço no painel de análise.

Como inserir um gráfico na planilha do Excel

Antes de tudo, para ilustrar as etapas a serem seguidas, precisamos começar com alguns dados. Então, vamos supor que os estados das regiões Sudeste e Sul do Brasil possuem, simbolicamente, uma produção de grãos em mil toneladas num período de 5 anos.

Você adiciona os dados como na tabela abaixo e depois vai criar o gráfico de painel. Mas antes, veja como ficaria um gráfico de colunas normal.

Estados20172018201920202021
São Paulo38905677800074326000
Rio de Janeiro23333200543440005000
Minas Gerais31223800500043554569
Espírito Santo15601000230032342433
Paraná20003456356640003890
Santa Catarina16992000300022003688
Rio Grande do Sul22774000365539995890

Agora vá para o menu Inserir. Logo depois, clique em Gráficos e escolha o gráfico de colunas, para ilustrar como ficaria antes de inserir o gráfico de Painel.

Como inserir um gráfico na planilha do Excel

No exemplo da imagem acima, você acabou de ver um gráfico normal de colunas. E agora, vamos adicionar o gráfico de painel, que é o objetivo desta postagem.

Vamos criar nosso gráfico de painel na planilha do Excel

O gráfico do painel não mostra todos os elementos em um único gráfico. Em vez disso, ele mostrará barras de colunas para cada estado de maneira diferente.

A tabela exibida antes da imagem acima, pode ser copiada e colada na célula A1 de uma nova planilha do Excel. Portanto, se você quiser seguir este exemplo, selecione-a, depois Ctrl + C para copiar e Ctrl + V, para colar no Excel.

Para inserir o primeiro gráfico você só precisa selecionar a base de dados para informações, que em nosso exemplo é a coluna A, com os Estados.

Depois selecione a primeira coluna de dados analíticos - os valores. Em nosso exemplo, é a coluna B, para o ano 2017.

Agora vá ao menu Inserir e escolha o gráfico de sua preferência, para torná-lo em um gráfico de painel. No exemplo, adicionamos os dois primeiros gráficos de coluna, depois um gráfico de pizza e, em seguida um gráfico de linha.

Ajuste o tamanho do gráfico: selecione-o e clique nas extremidades do gráfico selecionado, para ajustar largura e altura. Uma coisa que você pode fazer é deixar os gráficos do mesmo tamanho, mas não é uma regra. Isso, apenas pode deixar seu gráfico de painel mais organizado.

Adicione um título ao gráfico!

O primeiro gráfico deve ficar mais ou menos assim:

Gráfico de Painel - o primeiro gráfico

Adicione o segundo gráfico para transformar em gráfico de painel:

Repita os passos do primeiro gráfico, só que desta vez, selecione o segundo ano 2018, se você seguiu o exemplo acima. (selecione os dados da base - coluna A. Depois selecione os dados analíticos, Coluna C.

Depois ajuste o tamanho do gráfico e continue inserindo os outros gráficos restantes até terminar. Neste exemplo temos 5 colunas de dados, mas só foram adicionados 4 gráficos. Depois de adicionados você pode organizar como, por exemplo, a imagem abaixo.

Selecionando o Gráfico na planilha

Agora você tem todos os gráficos inseridos, mas eles estão separados. Vamos transformá-los em apenas um gráfico de painel.

Selecione todos os gráficos. Você pode clicar em um deles pressionar a tecla Ctrl do seu teclado (notebook com Windows) , ou selecionar o primeiro gráfico e teclar Ctrl + A, para selecionar todos os gráficos.

Depois clique em qualquer local selecionado com o botão direito do mouse, localize a opção Agrupar na lista suspensa e clique em Agrupar. Confira abaixo a imagem ilustrativa.

Agrupando os gráficos no Excel

Agora, seus gráficos foram agrupados e estão com aparência de apenas um gráfico, mesmo que tenha vários modelos. Quando você clicar além das bordas e do interior de cada gráfico ele exibirá uma seleção de gráficos que parece ser apenas um. Se selecionar em qualquer parte de cada gráfico, apenas o gráfico dentro do grupo será selecionado e você pode aditá-lo como quiser.

Depois disso, você também pode formatar seu gráfico de painel. Basta clicar em um gráfico, ir para a guia Design de Gráficos, localizar o grupo Estilos e aplicar o estilo desejado.

Imagem do Gráfico de Painel personalizado

Coisas para lembrar sobre este gráfico

Tecnicamente, você pode manipular os dados manualmente (se for o caso). Essa abordagem pode ser preferível se seus dados forem simples. Caso contrário, mostraremos como usar uma tabela dinâmica para manipular os dados no formato necessário.

O gráfico de painel mostra diferentes categorias de dados para o mesmo segmento individualmente, mas em um único gráfico. Seguindo qualquer método alternativo, você pode reorganizar os dados para criar um gráfico de painel. Compre Livros de Excel!



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo