Planilha de Cotação de Preços

por Tudo Excel | quarta-feira, ago 21, 2013 | 12272 acessos

Excelente planilha de Excel, para comparação de preços, indicada para compradores, que trabalham no departamento de compras, nas empresas. É uma planilha dinâmica, que compara preço de até 5 fornecedores.

Veja a seguir, como utilizar a planilha. Ela possui planilha de cadastro, planilha de inserir itens, planilha de análise e planilha – imprimir – que finaliza a cotação, com uma apuração mais precisa. Primeiro faça o download gratuitamente, em seguida veja os tópicos de ajuda.

Clique Aqu para acessar a planilha. Compre no Guia de Compra

 

Conhecendo a Planilha de Cotação de Preços.

1 – Acesse a planilha de cadastro, para cadastrar os fornecedores, os nomes dos contatos e os telefones as empresas.

1a – Cadastre também o número da cotação, a data e o nome da empresa, ou se preferir coloque o nome do solicitante.

1b – Estes dados aparecerão nos cabeçalhos das outras planilhas. Verifique se realmente estão corretos e vá para a planilha Inserir ítens.

 

2 – Planilha para inserir os itens da cotação.

2a – Preencha o código do produto, ou do serviço, na coluna A – Código – comece pela célula A6. Note que já existem algumas linhas preenchidas simbolicamente, para facilitar a ilustração da planilha.

2b – preencha também a descrição, a quantidade, a unidade de medida correta e o preço unitário. Note que as colunas PREÇO 1 TOTAL, PREÇO 2 TOTAL, PREÇO 3 TOTAL, PREÇO 4 TOTAL E PREÇO 5 TOTAL não devem ser preenchidas, porque já fazem o cálculo automático da quantidade X o preço unitário.

 

3 – Planilha de Análise da Cotação

3a – Nessa planilha não é necessário digitar absolutamente nada. A tabela é uma referência do que foi digitado na tabela – Inserir Itens. Apenas deve ser avaliado os itens, o valor mínimo de cada item por fornecedor.

3b – Clique na célula B3, que está na cor amarela e leia o comentário para entender. Em seguida, para filtrar os resultados e limpar as células vazias, selecione todas na caixa suspensa e desmarque – células vazias.

3c – caso queira comprar todos os itens do mesmo fornecedor e utilizar esta tabela, basta desmarcar VAZIAS. Ou se preferir pode acessar a planilha – IMPEIMIR – selecionar o fornecedor e pegar a aprovação da diretoria de compras.

4 – Planilha para finalizar a avaliação da compra.

Clique na seta do filtro em qualquer das colunas e desmarque – Células Vazias. Todas as células que estiverem com 0 – ZERO, ou vazias, ficarão ocultas e a quantidade de páginas para impressão certamente diminuirá. A visualização da página também ficará reduzida, apenas com a quantidade de itens relacionados.

 

A planilha de cotação está formatada para suportar até 100 itens.

Like it? Share it!

Deixe uma resposta

Você deve estar Logado para postar comentários.