O que é o Solver no Excel e como usar?

O Solver é um suplemento do Microsoft Excel que você pode usar para teste de hipóteses. Use o Solver para encontrar um valor ideal (máximo ou mínimo) para uma fórmula em uma célula.

Solver no Excel

O Microsoft Excel é uma das ferramentas mais populares para criar e gerenciar planilhas. Além das funções básicas de cálculo e organização de dados, o Excel também possui recursos avançados que podem ajudar a resolver problemas complexos de otimização. Um desses recursos é o Solver, uma poderosa ferramenta de otimização integrada ao Excel.

O Solver: uma ferramenta de otimização

O Solver é uma função, ou melhor, um suplemento do Excel que permite resolver problemas de otimização e encontrar valores ideais para determinadas variáveis, levando em consideração um conjunto de restrições. Ele é útil quando você precisa maximizar ou minimizar uma função objetivo, considerando limitações específicas.

Imagine que você está enfrentando um problema em que deseja otimizar algo, mas existem algumas restrições a serem consideradas.

  • Talvez você queira aumentar sua capacidade produtiva, sem investir mais, apenas realocando seus ativos.
  • Ou talvez você queira minimizar suas despesas, gastos e custos, mantendo alguns aspectos específicos.
  • O Solver pode ajudar a resolver esses tipos de problemas.

Como utilizar o Solver no Excel

Para utilizar o Solver no Excel, você precisa ativá-lo como um suplemento. Siga os passos abaixo para habilitar o Solver:

  1. Abra o Excel e clique em "Arquivo".
  2. Selecione "Opções" e vá para "Suplementos".
  3. Clique em "Gerenciar Suplementos do Excel" e em seguida em "Ir...".
  4. Marque a opção "Solver Add-in" e clique em "OK".
Dicas de Solver no Excel

Agora que o Solver está ativado, você pode acessá-lo na guia "Dados" do Excel. Porém, se você não encontrar o grupo Análise na Guia Dados em sua planilha, será necessário habilitar o Solver alternativamente.

  • Certifique-se- de que seu Excel tenha a caixa de pesquisa no topo da pasta de trabalho.
  • Digite a palavra Solver.
  • Selecione suplementos.
Habilitar Solver no Excel
  • Na próxima caixa de diálogo, selecione a opção SOLVER e clique em OK.
  • Agora o suplemento Solver já deve estar ativada. Se sim, você vai encontrar o grupo Análise na guia DADOS.

Passo 1: Definir o objetivo

O primeiro passo para utilizar o Solver é definir o objetivo da otimização. Você precisa selecionar a célula que contém a função objetivo que deseja maximizar ou minimizar.

Por exemplo, se você está tentando maximizar o lucro de uma empresa, a célula objetivo seria aquela que contém a fórmula para calcular o lucro.

Passo 2: Definir as variáveis de decisão

As variáveis de decisão são as células que podem ser alteradas pelo Solver para encontrar o valor ideal. Essas células são aquelas que afetam diretamente a célula objetivo.

Por exemplo, se você está tentando otimizar a produção de diferentes produtos, as células que representam a quantidade de cada produto produzido seriam as variáveis de decisão.

Passo 3: Definir as restrições

As restrições são limitações ou condições que devem ser consideradas durante a otimização. Elas podem ser restrições de recursos, limites de capacidade, requisitos mínimos ou máximos, entre outros.

Por exemplo, se você está otimizando a produção de diferentes produtos, pode ter restrições de tempo, matéria-prima disponível ou capacidade de produção.

Passo 4: Executar o Solver e analisar os resultados

Após definir o objetivo, as variáveis de decisão e as restrições, você pode executar o Solver para encontrar a solução ótima.

O Solver testará diferentes combinações de valores para as variáveis de decisão, respeitando as restrições, e encontrará o valor ideal para a célula objetivo.

Depois de executar o Solver, você pode analisar os resultados e verificar se atendem aos seus objetivos. O Solver mostrará os valores encontrados para as variáveis de decisão e a célula objetivo, bem como outras informações relevantes, como os valores das restrições.

Exemplo prático de utilização do Solver

Vamos mostrar um exemplo prático de como utilizar o Solver no Excel. Imagine que você é o gerente de uma fábrica de canetas e agendas personalizadas. Você deseja maximizar o lucro da empresa, considerando as restrições de capacidade de produção e demanda dos produtos.

Nesse caso, a célula objetivo seria aquela que contém a fórmula para calcular o lucro total da empresa. As variáveis de decisão seriam as células que representam a quantidade de canetas e agendas produzidas. E as restrições seriam as limitações de capacidade de orçamento.

Após definir o objetivo, as variáveis de decisão e as restrições, você pode executar o Solver e analisar os resultados.

O Solver encontrará a combinação ideal de quantidades de canetas e agendas a serem produzidas para maximizar o lucro da empresa, respeitando as restrições de capacidade e demanda.

  • Crie dados em sua planilha , conforme mostra a imagem de uma tabela Excel, a seguir.
Dados de Solver
  • Agora some os valores do custo e do faturamento.
  • Em seguida, defina o orçamento.

Com tudo definido em sua planilha faça o seguinte:

  • Vá para a guia Dados e no grupo Análise, clique em Solver.
  • Na caixa Solver, defina o Objetivo. (Esta é a maximização do lucro/faturamento)
  • Defina também o parâmetro - para Células Variáveis. (Neste caso são as quantidades)
Caixa de Solver
  • Ainda com a Solver aberta, adiciona algumas restrições. Clique em Adicionar.
  • Defina as variáveis de células para número inteiro.
  • O total de custos não pode ultrapassar o orçamento disponível
  • Também adiciona o mínimo de produtos a serem fabricados. (neste caso eu defini que devo fabricar o mínimo de 500 canetas)
Definir restrições

Restrições definidas:

Restrições definidas

Com tudo definido, clique em Resolver e o Excel vai encontrar a melhor definição para maximizar o faturamento e lucro da empresa, com a venda destes itens.

Com os resultados do SOLVER, você pode tomar medidas para seu negócio lucrar mais, ou criar condições para melhorar a produção, etc.

Conclusão

O Solver é uma ferramenta poderosa do Excel que pode ajudar a resolver problemas complexos de otimização. Utilizando o Solver, você pode maximizar ou minimizar uma função objetivo, levando em consideração restrições específicas. Ele é especialmente útil quando você precisa tomar decisões baseadas em dados e encontrar a solução ótima para um determinado problema.

Agora que você aprendeu como utilizar o Solver no Excel, experimente aplicar essa ferramenta em seus próprios problemas de otimização.

O Solver pode ser utilizado em diversas áreas, como finanças, logística, produção, marketing e muito mais. Explore todas as possibilidades e tome decisões mais inteligentes com a ajuda do Solver no Excel!



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo