Teoria Quantitativa do Dinheiro saiba como funciona

A teoria quantitativa do dinheiro argumenta que o tamanho da oferta monetária influencia o preço dos bens. Existe uma relação direta entre a quantidade de dinheiro em uma economia e o nível de preços de bens e serviços vendidos.

Outra maneira de entender essa teoria é reconhecer que o dinheiro é como qualquer outra mercadoria. Os aumentos em sua oferta diminuem o valor marginal, que é a capacidade de compra de uma unidade de moeda. Assim, um aumento na oferta monetária faz com que os preços subam gerando inflação. No entanto, eles compensam a diminuição do valor marginal do dinheiro.

Teoria da Quantidade de Dinheiro - Fórmula e Como Calcular

A teoria quantitativa do dinheiro; às vezes chamada QTM; diz que os preços sobem quando há mais dinheiro em uma economia e caem quando há menos dinheiro em uma economia.

A fórmula a seguir expressa a teoria:

M x V = P x T

M = a oferta monetária.
V = a velocidade do dinheiro.
P = preços médios .
T = número de transações na economia.

O economista Henry Thornton é creditado com o desenvolvimento da teoria em 1802, depois de perceber que quanto mais ouro e prata a Europa importava no século 16, mais as coisas custam.

Por que a Teoria da Quantidade do Dinheiro é importante?

A teoria quantitativa do dinheiro gira em torno da ideia básica de que quanto mais dinheiro as pessoas têm, mais elas gastam. E quanto mais pessoas estão competindo pelos mesmos bens e serviços, elas essencialmente fazem os preços para essas coisas.

Este, portanto, é o núcleo da teoria monetária. Consequentemente, quando as taxas de emprego aumentam ou o governo reduz as taxas de impostos, as pessoas de repente têm mais dinheiro para gastar. Isso, quando não é feito com moderação, pode criar uma inflação descontrolada.

Essa teoria faz parecer que ter mais dinheiro para gastar significa que as pessoas são mais ricas. No entanto, importante notar que o aumento na oferta de dinheiro significa aluguel, mantimentos, gasolina, carros e mensalidades universitárias. Isso também vem com um aumento de preço, compensando os efeitos de ter mais dinheiro. Em suma, a quantidade de dinheiro em uma economia determina o valor do dinheiro na economia.



Deixe um comentário

avatar
1000
  Subscribe  
Notify of