Guia Completo para Criar um Gráfico de Dispersão 3D no Excel

Os gráficos de dispersão são uma maneira eficaz de visualizar a relação entre diferentes variáveis em um conjunto de dados. Eles permitem identificar padrões, tendências e correlações, tornando-se uma ferramenta valiosa para análise e tomada de decisões. No Microsoft Excel, é possível levar essa visualização a um novo nível com os gráficos de dispersão 3D. Neste guia completo, vamos explorar passo a passo como criar e personalizar um gráfico de dispersão 3D no Excel.

Gráfico de Dispersão 3D

O que é um gráfico de dispersão 3D?

Um gráfico de dispersão 3D é uma representação visual de três variáveis em um espaço tridimensional. Ele utiliza três eixos: X, Y e Z, para plotar os pontos de dados em um espaço 3D.

Esses pontos podem ser marcados com símbolos, tamanhos ou cores diferentes, permitindo uma análise mais detalhada da relação entre as variáveis.

O gráfico de dispersão 3D é particularmente útil quando se deseja explorar a relação entre três variáveis e identificar possíveis padrões ou tendências.

Passo 1: Preparando os dados

Antes de criar um gráfico de dispersão 3D no Excel, é necessário preparar os dados de acordo com as variáveis que você deseja analisar. Certifique-se de ter uma coluna para cada variável que será representada nos eixos X, Y e Z. Por exemplo, se estivermos analisando a relação entre temperatura, umidade e pressão atmosférica, teremos uma coluna para cada uma dessas variáveis.

Gráficos de dispersão 3D são frequentemente usados em campos como ciência, engenharia, geologia e análise de dados quando se deseja analisar a relação entre três variáveis de forma mais completa do que em um gráfico bidimensional.

Eles podem ser personalizados para incluir rótulos, cores, títulos e outros elementos gráficos para tornar a interpretação dos dados mais clara.

Passo 2: Selecionando os dados

Após preparar os dados, selecione as células que contêm os valores que você deseja incluir no gráfico de dispersão 3D. Certifique-se de incluir as colunas correspondentes às variáveis X, Y e Z.

Aqui está uma explicação mais detalhada dos componentes de um gráfico de dispersão 3D no Excel:

  1. Eixo X: Representa a primeira variável, geralmente uma das variáveis independentes. Os valores ao longo do eixo X determinam a posição horizontal dos pontos de dados no gráfico.
  2. Eixo Y: Representa a segunda variável, outra variável independente. Os valores ao longo do eixo Y determinam a posição vertical dos pontos de dados no gráfico.
  3. Eixo Z: Representa a terceira variável, a variável dependente ou outra variável de interesse. Os valores ao longo do eixo Z determinam a posição dos pontos de dados na terceira dimensão, ou seja, a profundidade.

Os pontos de dados no gráfico de dispersão 3D são representados como marcadores tridimensionais, como pontos, símbolos ou outros marcadores escolhidos pelo usuário. Cada ponto de dados é plotado nas coordenadas (X, Y, Z) do gráfico, permitindo a visualização da relação entre as três variáveis.

Lembre-se de que a interpretação de gráficos de dispersão 3D pode ser complexa devido à terceira dimensão, e esses gráficos são mais úteis quando se trabalha com grandes conjuntos de dados tridimensionais ou quando se deseja uma representação visual mais abrangente das relações entre três variáveis.

Passo 3: Criando o gráfico de dispersão 3D

Abra uma planilha de Excel e selecione o intervalo de células que você deseja representar no gráfico de dispersão 3D. NO exemplo a seguir, temos uma tabela de vendas com produtos e queremos saber quais produtos venderam mais em determinado mês - nos primeiro 3 meses.

Com os dados selecionados, siga os passos abaixo para criar o gráfico de dispersão 3D no Microsoft Excel:

  1. Abra o Microsoft Excel e clique na guia "Inserir".
  2. Na seção "Gráficos", clique no botão "Dispersão" e selecione a opção "Dispersão 3D".

Passo 4: Personalizando o gráfico de dispersão 3D

Após criar o gráfico de dispersão 3D no Excel, você pode personalizá-lo de várias maneiras para torná-lo mais informativo e visualmente atraente.

Aqui estão algumas opções de personalização que você pode explorar:

1) Transformar os pontos de gráfico de dispersão, efetivamente em em 3D

  • Dê um clique duplo no gráfico para abrir a janela de FORMATAR SÉRIES DE DADOS.
  • Em Opções de Gráfico, selecione o seu Bisel Superior e o Bisel Inferior. Veja a ilustração na imagem a seguir. Isso é para escolher o formato 3D!
  • Depois de selecionar o Bisel, os pontos do gráfico de dispersão estarão transformados em 3D.
NOTA: Se você adicionar outras formatações no gráfico, pode ser necessário repetir esta etapa, para transformar os pontos de dispersão em 3D.

2) Criar uma linha entre os pontos 3D

  • Dê um clique duplo dentro da área do gráfico, para abrir uma tela de personalização à direita da planilha.
Inserir uma linha no gráfico de dispersão 3d
  • Quando a opção FORMATAR SÉRIES DE DADOS for aberta, clique em Opções de Série.
  • Localize o grupo Linha e selecione Linha Sólida, ou qualquer opção de sua preferência.

Você adicionou uma linha ao gráfico de dispersão em 3D. Isso irá facilitar a análise gráfica. Agora vamos ver outra opção de personalização.

3) Aumentar os círculos do gráfico de dispersão 3D

  • Selecione o gráfico, agora com a linha entre os pontos de dispersão.
  • Em seguida, clique em um balão ou na linha para selecionar. Isso vai selecionar os pontos e a linha do gráfico.
  • Vá para o ambiente, na janela ao lado direito da planilha FORMATAR SÉRIES DE DADOS.
  • Agora localize a opção Marcador - em Opções de Série.
  • Abra Opções de Marcador e clique em Interno.
  • Depois escolha o tamanho que desejar. Na imagem abaixo adicionamos o tamanho 25.

Depois destas etapas os pontos de dispersão do gráfico serão maiores conforme sua definição. Talvez seja necessário transformá-los em 3D como explicamos anteriormente. Isso, porque depois de aplicar outras formatações, o formato 3D desaparece e você deve aplicar novamente o 3D.

Aumentar os pontos de dispersão do gráfico

Agora seu gráfico está com uma aparência melhor e você inda pode personalizar ainda mais, explorando os dados de séries do gráfico. Pode adicionar bordas, preenchimento, aumentar largura de linhas, etc.

Veja mais algumas dicas de forma resumida e sem imagens para ilustrar.

Alterando a escala dos eixos

Você pode ajustar a escala dos eixos X, Y e Z para melhor representar seus dados.

Clique com o botão direito do mouse em um dos eixos e selecione "Formatar eixo" para abrir as opções de formatação.

Você pode definir os intervalos mínimo e máximo para cada eixo e ajustar outras configurações, como rótulos e unidades.

Adicionando rótulos e títulos

Para facilitar a compreensão do gráfico de dispersão 3D, é útil adicionar rótulos aos pontos de dados e títulos aos eixos e ao gráfico em si.

  • Clique com o botão direito do mouse em um ponto de dados e selecione "Adicionar rótulo de dados" para exibir o valor correspondente.
  • Clique com o botão direito do mouse em um eixo ou no gráfico e selecione "Adicionar título" para inserir um título descritivo.

Alterando a aparência dos pontos de dados

Você pode personalizar a aparência dos pontos de dados no gráfico de dispersão 3D, alterando a forma, o tamanho e a cor dos pontos.

Clique com o botão direito do mouse em um ponto de dados e selecione "Formatar ponto de dados" para abrir as opções de formatação.

Você pode escolher entre diferentes formas pré-definidas, ajustar o tamanho dos pontos e alterar sua cor com base em uma variável específica.

Adicionando uma legenda

Se você estiver analisando várias séries de dados no gráfico de dispersão 3D, é útil adicionar uma legenda para identificar cada série.

Clique com o botão direito do mouse no gráfico e selecione "Adicionar legenda" para exibir uma legenda personalizável. Você pode arrastar a legenda para qualquer posição desejada no gráfico.

Aplicando formatação geral

Além das opções de formatação específicas mencionadas acima, você também pode aplicar formatação geral ao gráfico de dispersão 3D, como alterar as cores de fundo, fontes e estilos de linhas.

Clique com o botão direito do mouse no gráfico e selecione "Formatar área do gráfico" ou "Formatar linha do gráfico" para acessar essas opções.

Passo 5: Analisando o gráfico de dispersão 3D

Após personalizar o gráfico de dispersão 3D no Excel, você pode analisar os padrões, tendências e correlações presentes nos dados. Observe a distribuição dos pontos no espaço 3D e como eles se relacionam entre si nos eixos X, Y e Z. Procure por agrupamentos, padrões lineares ou não lineares e qualquer outra tendência que possa ser relevante para sua análise.

Conclusão

Os gráficos de dispersão 3D no Microsoft Excel são uma ferramenta poderosa para visualizar a relação entre três variáveis em um espaço tridimensional. Com os passos fornecidos neste guia, você poderá criar, personalizar e analisar seus próprios gráficos de dispersão 3D no Excel. Explore as opções de formatação e aproveite ao máximo essa ferramenta para obter insights valiosos a partir de seus dados.

Lembre-se de que o Microsoft Excel oferece uma ampla gama de recursos e opções de personalização para gráficos de dispersão 3D. Continue explorando e experimentando para descobrir todas as possibilidades e criar visualizações impactantes e informativas.

Experimente criar seu próprio gráfico de dispersão 3D no Microsoft Excel e aproveite os benefícios dessa ferramenta de análise de dados. Aproveite ao máximo seus dados e tome decisões mais informadas com os gráficos de dispersão 3D.



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo