Qual é a diferença entre função e fórmula no Excel?

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre um conceito muito importante no Excel - a diferença entre função e fórmula no Microsoft Excel. Se você é novo no Excel ou está apenas começando a se familiarizar com ele, esta é uma distinção que pode parecer um pouco confusa no início. Mas não se preocupe, ao final deste artigo você terá uma compreensão clara do que cada termo significa e como eles diferem.

diferença entre função e fórmula no Excel

O que é uma Função no Excel?

Uma função é basicamente uma fórmula pré-criada que executa um cálculo ou tarefa específica no Excel. Pense nisso como um miniprograma embutido no Excel para realizar vários cálculos. As funções podem ser usadas para coisas como somar valores, calcular médias, encontrar o valor máximo ou mínimo em um intervalo e muito mais.

Existem mais de 400 funções diferentes disponíveis no Excel, então é provável que haja uma disponível para praticamente qualquer cálculo ou tarefa que você precise executar. Algumas funções comuns incluem SUM, AVERAGE, MIN, MAX, IF e COUNT. Você pode montar uma fórmula com a função, isso é a diferença entre função e fórmula.

Para usar uma função no Excel, basta digitar seu nome em uma célula seguido de alguns parênteses. Dentro desses parênteses, você pode especificar os argumentos ou entradas para a função (dependendo do que ela precisa). Depois de pressionar ENTER o Excel executará o cálculo e exibirá o resultado.

O que é uma Fórmula no Excel?

Uma fórmula no Excel é simplesmente uma equação ou expressão que realiza algum tipo de cálculo. Pode ser composto de funções (como discutido acima), bem como operadores aritméticos básicos como +,-,* e /.

As fórmulas podem ser usadas para todos os tipos de tarefas no Excel - desde cálculos simples, como somar números em uma coluna, até cálculos mais complexos, envolvendo várias funções e declarações condicionais.

Para usar uma fórmula no Excel, basta digitá-la em uma célula precedida por um sinal de igual (=). Você pode inserir quaisquer argumentos ou entradas necessárias entre parênteses após o nome da função (se aplicável) ou apenas usar operadores aritméticos básicos para especificar o cálculo.

Então, qual é a diferença entre função e fórmula?

Agora que definimos os dois termos, vamos ao cerne da questão - como funções e fórmulas diferem?

  • As funções são cálculos pré-construídos que já estão configurados para executar uma tarefa específica. Eles são como blocos de construção que você pode usar para construir suas próprias fórmulas.
  • As fórmulas, por outro lado, são mais flexíveis e podem ser usadas para uma gama mais ampla de tarefas. Você pode usá-los para realizar operações aritméticas básicas ou criar cálculos mais complexos usando várias funções.

Outra diferença fundamental entre funções e fórmulas é que as funções normalmente requerem argumentos ou entradas específicas para funcionar corretamente. Por exemplo, a função SOMA precisa de um intervalo de células para somar. A função MÉDIA precisa de um intervalo de células para calcular a média. Se você não fornecer as entradas corretas, receberá um erro.

As fórmulas, por outro lado, podem ou não exigir entradas, dependendo do que você está tentando fazer com elas. Você pode usá-los para cálculos simples como =5+5 ou mais complexos que envolvem várias funções e declarações condicionais. Agora você já sabe a diferença entre uma função do Excel e uma fórmula que você monta com a função.

Conclusão

Então aí está - uma rápida visão geral das diferenças entre função e fórmula no Excel. Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, entender essa distinção é essencial para aproveitar ao máximo o Excel e usá-lo com eficácia.

Esteja você trabalhando com cálculos simples ou modelos financeiros complexos, saber quando e como usar funções e fórmulas pode ajudar a aumentar sua produtividade, precisão e eficiência no Excel. Então vá em frente e comece a criar algumas planilhas incríveis! 



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo