Como contar o número de vezes que um valor repete na planilha

Dê um LIKE:+6
Dê um LIKE:+6

Quando a gente tem uma planilha enorme cheia de informações é possível perder o número de vezes que um valor se repete em um intervalo de células. Isso pode ser trabalhoso para encontrar se não houvesse fórmulas no Excel para ajudar a encontrar esses valores repetidos.

A fórmula cont.se pode ser uma parte dessa solução e permite ser usada de várias maneiras, como vamos ver a seguir:

Para este exemplo, vamos fazer uma planilha com duas colunas e adicionar dados repetidos, para encontrar algumas ocorrências neste intervalo de células. Depois criaremos mais duas colunas para encontrar a quantidade que um valor foi repetido no intervalo de células.

Contar quantas de vezes um valor repete na planilha

Isso é o mesmo que contar o número de ocorrências de um valor em uma planilha ou no intervalo de células. Na tabela a seguir eu vou mostrar algumas maneiras de criar a fórmula, para fazer esta contagem, adicionando a palavra e a referência. Além disso, exibir algumas fórmulas com as células truncadas, para facilitar a duplicação.

Agora vamos ver quais são os itens que se repetem e quantas vezes cada item foi repetido neste intervalo. Então usaremos a fórmula cont.se e vamos achar os valores que queremos.

Itens Repetidos  Número
Caderno 1
Caneta 1
Livro 1
Caderno 2
Agenda 1
Mochila 3
Caderno 1
Mochila 1
=cont.se(intervalo_procurado;valor_procurado)

No exemplo até qui: =cont.se(B5:B25;"Brasil") apenas para ilustrar a fórmula.

Item Analisado Qtde Repetida Fórmula Usada
Caderno 3 =CONT.SE(A3:A10;"caderno")
Mochila 2 =CONT.SE(A3:A10;C4)
Agenda 1 =CONT.SE($A$5:$A$12;C5)

Note que eu usei a função cont.se e no site do suporte do Suporte da Microsoft é apresentada a função contar.se, mas esta não funcionou no meu Excel 365. Talvez seja um erro do Suporte Microsoft para esta função em português, ou meu excel pode estar sem algum complemento para usá-la.

Já descobrimos como contar o número de vezes que um valor específico aparece em um intervalo de células.

Contar com base em vários critérios utilizando a função CONT.SES

Contar com base em critérios utilizando as funções CONT.SES pode encontrar valores que combinam entre uma coluna e outra na mesma linha e em todo o intervalo de células.

Veja o exemplo em que queremos saber quantas vezes o item Caderno aparece mas com o critério de 2 unidades na coluna B.

Contar valores repetidos com base em crotérios

A imagem acima mostra que usando a função cont.ses é possível achar o número de vezes que um valor foi repetido e ainda ter o critério como resposta.

Foi adicionada a seguinte função:

=CONT.SES(B3:B10;2;A3:A10;"Caderno")

Para saber quantas vezes o caderno com a quantidade 2 foi exibida neste intervalo. Ainda há mais critérios se você combinar funções entre as fórmulas SOMASE e SE. Mas estes dois exemplos já são suficientes para você aprender como exibir quantas vezes um dado foi repetido na planilha.


Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart