Neste artigo vamos prender como calcular a distribuição da frequência relativa no Excel. As frequências simplesmente nos dizem quantas vezes um determinado evento ocorreu. Quando você deseja fazer uma visão geral dos dados, uma escolha inteligente é configurar uma tabela de frequência em uma planilha. Agora vamos aprender como isso é feito.
Como é a fórmula da frequência relativa?

Basicamente, somamos um conjunto de dados e depois dividimos o número relativo pela total. É o que vamos ver em seguida neste guia de frequência relativa no Excel.
Fazendo uma Tabela de Frequência Relativa
Tabela de Frequência Relativa
Abaixo você pode ver uma tabela de frequência da distribuição de notas dentro de uma turma na universidade. Pode copiar e colar na célula A1 de uma nova planilha de Excel e fazer testes.
Grade | Núm. De Estudantes | Frequência Relativa | Percentual Relativo |
---|---|---|---|
A | 2 | 0,0870 | 0,870% |
B | 4 | 0,1739 | 1,739% |
C | 6 | 0,2609 | 2,609% |
D | 7 | 0,3043 | 3,043% |
E | 4 | 0,1739 | 1,739% |
5 | 23 | =B2/$B$7 | FÓRMULA |
A fórmula usada neste exemplo é: =B2/$B$7, porque você deve pegar o número relativo e dividir pela soma para gerar a frequência relativa no Excel.

Observe que os números na coluna de frequência relativa são números decimais entre 0 e 1. Se preferir porcentagens, é preciso destacar os números na próxima coluna e escolher Porcentagem, na guia Página Inicial e grupo Número.
Antes de inserir os valores para saber a porcentagem, formate como Porcentagem para que 0,5% não se torne 5%, causando erro percentual.
Visão geral da distribuição de frequência relativa
Uma Distribuição de Frequência é uma distribuição do número de ocorrências de um conjunto de eventos. Em outras palavras, uma distribuição de frequência relativa no Excel mostra valores diferentes em um conjunto de dados e o número de vezes que os valores ocorrem no conjunto de dados, ou conjunto de eventos.
A Frequência Relativa de um evento pode ser vista como a probabilidade do evento ocorrer em um sorteio aleatório. Compre um livro de Excel!
É isso!
- Descubra Como Ocultar ou Exibir Planilhas no ExcelAprenda como ocultar e exibir planilhas no Excel de forma simples e rápida. Guia completo com passo a passo, vantagens, desvantagens e dicas
- Ocultar e Exibir a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido no ExcelAprenda como ocultar e exibir a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido no Excel de forma simples. Guia completo para treinamentos
- Como Copiar uma Planilha Inteira no Excel e Colar em Outra: Tutorial CompletoDescubra como copiar uma planilha inteira no Excel e colar em outra sem perder nenhum dado. Confira algumas maneiras de fazer isso!
- Como Preencher Números Automaticamente no Excel sem ArrastarConfira 5 métodos práticos para preencher números automaticamente no Excel sem arrastar. Dicas de produtividade passo a passo
- Como Multiplicar uma Coluna por uma Constante no ExcelAprenda como multiplicar uma coluna por uma constante no Excel com métodos simples e eficazes. Guia completo com exemplos práticos,