A Função ORDEM no Excel, exemplo prático

A função Ordem no Excel retorna a posição de um número em uma lista de números. A ordem de um número é seu tamanho em relação a outros valores de uma lista. Se você fosse classificar a lista, a ordem do número seria a sua posição.

Sintaxe da Função ORDEM.

ORDEM(número,ref,[ordem])

A sintaxe da função ORDEM tem os seguintes argumentos:

Núm - É o número cuja posição se deseja encontrar. Argumento necessário.

Ref - uma matriz ou referência a uma lista de números. Valores não numéricos em ref são ignorados. Argumento necessário.

Ordem - um número que especifica como posicionar um número em uma ordem. Argumento opcional.

  1. Se ordem for 0 ou omitido, o Microsoft Excel ordenará o número como se ref fosse uma lista classificada na ordem descendente.
  2. Se ordem for qualquer valor diferente de zero, o Microsoft Excel ordenará o número como se ref fosse uma lista classificada na ordem ascendente

Exemplo da Função Ordem.

Copie os dados de exemplo da tabela a seguir e cole-os na célula A1 de uma nova planilha do Excel. Para as fórmulas mostrarem resultados, selecione-as, pressione F2 e pressione Enter. Se aparecer um apóstrofo antes do sinal de igual, é necessário excluir, para a função funcionar.

Dados da Função Ordem
7
3,5
3,5
1
2
Resultado Descrição (Resultado) Fórmulas Usadas
3 A ordem de 3,5 na lista acima (3) =ORDEM(A3;A2:A6;1)
5 A ordem de 7 na lista acima (5) =ORDEM(A2;A2:A6;1)

Comentários da Função Ordem.

ORDEM fornece números duplicados na mesma ordem. No entanto, a presença de números duplicados afeta a ordem dos números subsequentes. Por exemplo, em uma lista de números inteiros classificados em ordem crescente, se o número 10 aparecer duas vezes e tiver uma ordem de 5, então 11 teria uma ordem de 7.

Para algumas finalidades, é possível usar uma definição de ordem que considere os empates. No exemplo anterior, precisaríamos de uma ordem revista de 5,5 para o número 10. Isso pode ser feito por meio da adição do fator de correção a seguir ao valor retornado por ORDEM. Esse fator de correção é apropriado tanto para o caso em que a ordem é calculada em ordem decrescente.

Fator de correção para ordens empatadas=[CONT.NÚM(ref) + 1 – ORDEM(núm, ref, 0) – ORDEM(núm, ref, 1)]/2.

No próximo exemplo, ORDEM(A2,A1:A5,1) é igual a 3. O fator de correção é (5 + 1 – 2 – 3)/2 = 0,5 e a ordem revisada que considera o empate é 3 + 0,5 = 3,5. Se o número ocorrer somente uma vez em ref, o fator de correção será igual a 0, já que ORDEM não teria que ser ajustada para um empate.


Edivaldo data: 14/04/2018   ✅ 461

Deixe um comentário

avatar
1000
  Se inscrever  
Notificação de