Por Edivaldo | data: 03/08/2017 | 1523 Leituras

Função RECEBER do Excel, como Usar

Função RECEBER do Microsoft Excel, calcula o valor do prazo de vencimento recebido em um título investido. Em palavras simples, ela retorna a quantia de dinheiro que você tem a receber, por um investimento no vencimento do período.

Sintaxe para a Função RECEBER.

RECEBER(liquidação; vencimento; investimento; desconto; [base])

A sintaxe da função RECEBER tem os seguintes argumentos:

Liquidação – é a data de liquidação do título, ou seja a data em que o título foi adquirido, ou ainda a data em que o dinheiro foi aplicado. Este argumento é obrigatório.

Vencimento – é a data de vencimento do título. A data de vencimento é a data em que o título expira. Este argumento é obrigatório.

Investimento – é a quantia investida no título, o montante do dinheiro aplicado na compra do título. Este argumento é obrigatório.

Desconto – é a taxa de desconto do título. Este argumento é obrigatório.

Base – é o tipo de base de contagem diária a ser usado. Este argumento é opcional.

Como a base é um argumento opcional, não vamos explorar aqui, nem mostrar a tabela de dados da base.

Exemplo Prático da Função Receber.

Copie os dados de exemplo da tabela a seguir e cole-os na célula A1 de uma nova planilha do Excel. Para a fórmula mostrar o resultado, selecione-a e exclua o apóstrofo, que está antes do sinal de igual ‘=.

Exemplo da Função RECEBER
Dados Descrição
15/02/2016 Data de liquidação, ou emissão
15/08/2016 Data de vencimento
 R$ 1.000.000,00 Investimento
3,00% Porcentagem da taxa de desconto
2 Base real/360
Resultado Descrição Fórmula Usada
 R$ 1.015.400,24 A quantia total a ser recebida no vencimento para o título com os termos em A3:A7. =RECEBER(A3;A4;A5;A6;A7)

A fórmula usada é a seguinte, para copiar e colar na célula A9, abaixo do cabeçalho RESULTADO:

=RECEBER(A3;A4;A5;A6;A7)

Sua planilha de exemplo deve ter a seguinte aparência:

Nota: As datas de liquidação e vencimento devem ser inseridas como referências na células contendo datas, ou datas retornadas de fórmulas.

Se você tentar inserir esses argumentos de data como texto, o Excel pode interpretá-los como texto e não retornará o valor correto, devido a diferentes sistemas de data, ou configurações de interpretação de data. Embora você possa inserir os argumentos da data como números de série da data, isso não é recomendado, pois a numeração de série da data varia em diferentes sistemas de computador.

 

Gostaríamos de saber se ficou alguma dúvida sobre: Função RECEBER do Excel, como Usar. Por favor deixe seu comentário, ou faça sua pergunta.

ENVIE UM COMENTÁRIO

Você deve estar Logado para postar comentários, ou crie um registro em Tudo Excel.