Home Finanças e Investimentos Função para Calcular Porcentagens

Função para Calcular Porcentagens

78169
13

Nesta dica, iremos explicar, como criar uma função simples para calcular porcentagem em uma planilha de Excel.

Noções Básicas de Porcentagem.

O termo por cento é derivado do latim, que significa pelo cem. Como você provavelmente se lembra da classe de matemática do ensino médio, uma porcentagem é uma fração de 100, que é calculada dividindo o numerador pelo denominador e multiplicando o resultado por 100. No Excel, você pode esquecer esta multiplicação, por causa da formatação dos números. Se você fizer a função =5/20*100 o resultado no papel será de 25 e você acrescenta o sinal % da porcentagem. Se você inserir essa mesma fórmula em uma planilha terá como resultado 25, mas se você aplicar o estilo de porcentagem o resultado passa a ser 2500%. Para obter o resultado correto com essa fórmula use: =(5/20)*100% e aplique o estilo de porcentagem na célula.

A fórmula básica de porcentagem no Microsoft Excel é a seguinte:

=parte/inteiro=porcentagem

Parte, dividida, pelo inteiro, é igual a porcentagem.

Por exemplo, se você tem 20 laranjas e dá 5 aos seus amigos, qual o percentual dado dessas laranjas você deu? Ao realizar um cálculo simples, =5/20 você obtém a resposta 0,25.

  • Outras maneiras de calcular com uma função básica de porcentagem:

=(5/20)*100% 0 resultado vai ser o mesmo: 0,25. Se você formatar a célula para porcentagem será exibido 25%

Nota: Para aplicar o formato de porcentagem em uma célula, clique na faixa de opções Página Inicial, localize o grupo Número e clique no botão de porcentagem: %.

É assim que você calcula as porcentagens na escola e no cotidiano. A porcentagem de computação no Microsoft Excel é ainda mais fácil, pois o Excel executa algumas operações para você automaticamente, em segundo plano.

Lamentavelmente, não existe uma fórmula universal de Excel para porcentagem que abranja todos os cenários possíveis. A fórmula é calculada, como número e o usuário deve aplicar o estilo, como já mencionamos acima.

Agora vamos aprender como diminuir uma porcentagem.

Digamos, que você gasta em média R$ 200 em compras, por mês. Você deseja reduzir os seus gastos mensais com as compras em 15%. Quanto você pode gastar? Veja com a função a seguir, para obter o valor real, que você deve gastar.

=200*(1-15%)

Nesta fórmula o resultado a ser gasto será R$ 170,00

Se desejar saber quanto vai economizar com esta conta, em valor real, basta subtrair gasto anterior menos gasto futuro. Neste exemplo seria =200-170 o resultado seria R$ 30,00.

Agora, se você deseja aumentar sua reserva mensal em suas compras, por exemplo de R$ 200 em 15%, essa dica vai te ajudar a calcular o quanto você deve poupar.

Para chegar ao valor, aumentando a porcentagem dos gastos em relação aos ganhos, apenas troque o sinal de Menos, pelo sinal de Mais. A fórmula ficará assim.

=200*(1+15%) e o resultado será R$ 230,00

Nota: todos estes exemplos podem ser usados com referências de células. Você pode inserir os valores e calcular pelas referidas células. Exemplo: =A2*(B2+C2%), onde A2 será o total, B2 será o número 1, padrão para a fórmula e C2 será a porcentagem. Não esqueça de aplicar o estilo na célula da porcentagem.

Aplicando a Regra de 3 no Excel

A fórmula da regra de 3 na planilha de Excel, irá obedecer à mesma regra utilizada normalmente. No exemplo , vamos calcular a porcentagem, que representa o número 30 do montante de 150, que representa 100%.

O resultado, conforme mostrado na imagem, para o que 30 representa em 150 é de 20%

=(C3*B3)/A3

Percentual da diferença entre dois valores.

Agora vamos calcular diferença percentual entre dois número, neste exemplo vamos inserir em A2 1000 e A3 750. E vamos buscar o resultado dessa diferença e saber o percentual.

Em nosso exemplo, obtivemos um resultado de 25%, que é a diferença de R$ 1000,00 para R$ 750,00 com a seguinte fórmula.

=(A2-A3)/ABS(A2)

Ou simplesmente:

=(A2-A3)/A2

Esse cálculo é útil para comparar a diferença entre receitas e despesas, de uma empresa, ou de uma pessoa, de um período para outro.

Você pode fazer vários testes com os números, fazendo funções do Excel para qualquer ocasião e planejar tudo que desejar. Não é uma regra os valores terem o formato Moeda, os números podem ter o estilo Geral e podem ser números inteiros, ou fracionados.

Esta são as dicas mais básicas de um cálculo de porcentagem no Microsoft Excel. Aqui foi usado o Excel 2016.

13
Deixe um comentário

avatar
1000
6 Comment threads
7 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Danilla Ferreira dos Anjos SilvaRepmouraEdivaldoMarcos DavidAdriano Recent comment authors
  Subscribe  
Notify of
Dani
Membro
Dani

Como faço para calcular, tenho o valor de compra, quero + 20% que seria o valor de venda, se for da empresa x
Se for da empresa y 30%
Obrigada

Repmoura
Visitante
Repmoura

como faço para calcular os percentuaus de: processos 1 % processos 2 % total1+2 % janeiro 20 x 30 x 100% fevereiro 40 x 15 x 100% março 23 x 17 x 100% como façop ara calcular o X, ou seja o percentual de cada parte dentro do mesmo mês. Quais são as formular para atingir o percentual com a soma em 100% Atenciosamente,

Marcos David
Visitante
Marcos David

Boa tarde.
como faço a seguinte formula.
produto custa 6,50 +12% diferença de icms +5%de ipi +R$ 0,375 de frete?

LUCIANA
Visitante
LUCIANA

Boa Noite!
Preciso saber a fórmula.O 100% é igual a 2.146.670 e qual é a porcentagem de 371 e de 238.048?

Vagner
Visitante
Vagner

Parabéns pelo conteúdo, excelente explicação, a introdução foi essencial para a compreensão completa!

Marilene Santos
Visitante
Marilene Santos

Bom dia!
Preciso saber como é a formula abaixo:
calculo de icms reduzido

EXEMPLO: 12.657,00 x 1,5% – 20% = 151,88
Como é essa formula no excel?

Adriano
Visitante
Adriano

=(12657*1,5%)-(12657*1,5%*20%)