Função para Calcular Porcentagens

Nesta dica, iremos explicar, como criar uma função simples para calcular porcentagem em uma planilha de Excel.

Noções Básicas de Porcentagem.

O termo por cento é derivado do latim, que significa pelo cem. Como você provavelmente se lembra da classe de matemática do ensino médio, uma porcentagem é uma fração de 100, que é calculada dividindo o numerador pelo denominador e multiplicando o resultado por 100. No Excel, você pode esquecer esta multiplicação, por causa da formatação dos números. Se você fizer a função =5/20*100 o resultado no papel será de 25 e você acrescenta o sinal % da porcentagem. Se você inserir essa mesma fórmula em uma planilha terá como resultado 25, mas se você aplicar o estilo de porcentagem o resultado passa a ser 2500%. Para obter o resultado correto com essa fórmula use: =(5/20)*100% e aplique o estilo de porcentagem na célula.

A fórmula básica de porcentagem no Microsoft Excel é a seguinte:

=parte/inteiro=porcentagem

Parte, dividida, pelo inteiro, é igual a porcentagem.

Por exemplo, se você tem 20 laranjas e dá 5 aos seus amigos, qual o percentual dado dessas laranjas você deu? Ao realizar um cálculo simples, =5/20 você obtém a resposta 0,25.

  • Outras maneiras de calcular com uma função básica de porcentagem:

=(5/20)*100% 0 resultado vai ser o mesmo: 0,25. Se você formatar a célula para porcentagem será exibido 25%

Nota: Para aplicar o formato de porcentagem em uma célula, clique na faixa de opções Página Inicial, localize o grupo Número e clique no botão de porcentagem: %.

É assim que você calcula as porcentagens na escola e no cotidiano. A porcentagem de computação no Microsoft Excel é ainda mais fácil, pois o Excel executa algumas operações para você automaticamente, em segundo plano.

Lamentavelmente, não existe uma fórmula universal de Excel para porcentagem que abranja todos os cenários possíveis. A fórmula é calculada, como número e o usuário deve aplicar o estilo, como já mencionamos acima.

Agora vamos aprender como diminuir uma porcentagem.

Digamos, que você gasta em média R$ 200 em compras, por mês. Você deseja reduzir os seus gastos mensais com as compras em 15%. Quanto você pode gastar? Veja com a função a seguir, para obter o valor real, que você deve gastar.

=200*(1-15%)

Nesta fórmula o resultado a ser gasto será R$ 170,00

Se desejar saber quanto vai economizar com esta conta, em valor real, basta subtrair gasto anterior menos gasto futuro. Neste exemplo seria =200-170 o resultado seria R$ 30,00.

Agora, se você deseja aumentar sua reserva mensal em suas compras, por exemplo de R$ 200 em 15%, essa dica vai te ajudar a calcular o quanto você deve poupar.

Para chegar ao valor, aumentando a porcentagem dos gastos em relação aos ganhos, apenas troque o sinal de Menos, pelo sinal de Mais. A fórmula ficará assim.

=200*(1+15%) e o resultado será R$ 230,00

Nota: todos estes exemplos podem ser usados com referências de células. Você pode inserir os valores e calcular pelas referidas células. Exemplo: =A2*(B2+C2%), onde A2 será o total, B2 será o número 1, padrão para a fórmula e C2 será a porcentagem. Não esqueça de aplicar o estilo na célula da porcentagem.

Aplicando a Regra de 3 no Excel

A fórmula da regra de 3 na planilha de Excel, irá obedecer à mesma regra utilizada normalmente. No exemplo , vamos calcular a porcentagem, que representa o número 30 do montante de 150, que representa 100%.

O resultado, conforme mostrado na imagem, para o que 30 representa em 150 é de 20%

=(C3*B3)/A3

Percentual da diferença entre dois valores.

Agora vamos calcular diferença percentual entre dois número, neste exemplo vamos inserir em A2 1000 e A3 750. E vamos buscar o resultado dessa diferença e saber o percentual.

Em nosso exemplo, obtivemos um resultado de 25%, que é a diferença de R$ 1000,00 para R$ 750,00 com a seguinte fórmula.

=(A2-A3)/ABS(A2)

Ou simplesmente:

=(A2-A3)/A2

Esse cálculo é útil para comparar a diferença entre receitas e despesas, de uma empresa, ou de uma pessoa, de um período para outro.

Você pode fazer vários testes com os números, fazendo funções do Excel para qualquer ocasião e planejar tudo que desejar. Não é uma regra os valores terem o formato Moeda, os números podem ter o estilo Geral e podem ser números inteiros, ou fracionados.

Esta são as dicas mais básicas de um cálculo de porcentagem no Microsoft Excel. Aqui foi usado o Excel 2016.


Edivaldo data: 26/09/2016   ✅ 76615

13
Deixe um comentário

avatar
1000
6 Comentar tópicos
7 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais votados
Tópico de comentário mais quente
8 Autores de comentários
Danilla Ferreira dos Anjos SilvaRepmouraEdivaldoMarcos DavidAdriano Autores recentes de comentários
  Se inscrever  
Notificação de
Dani
Membro
Dani

Como faço para calcular, tenho o valor de compra, quero + 20% que seria o valor de venda, se for da empresa x
Se for da empresa y 30%
Obrigada

Repmoura
Visitante
Repmoura

como faço para calcular os percentuaus de: processos 1 % processos 2 % total1+2 % janeiro 20 x 30 x 100% fevereiro 40 x 15 x 100% março 23 x 17 x 100% como façop ara calcular o X, ou seja o percentual de cada parte dentro do mesmo mês. Quais são as formular para atingir o percentual com a soma em 100% Atenciosamente,

Marcos David
Visitante
Marcos David

Boa tarde.
como faço a seguinte formula.
produto custa 6,50 +12% diferença de icms +5%de ipi +R$ 0,375 de frete?

LUCIANA
Visitante
LUCIANA

Boa Noite!
Preciso saber a fórmula.O 100% é igual a 2.146.670 e qual é a porcentagem de 371 e de 238.048?

Vagner
Visitante
Vagner

Parabéns pelo conteúdo, excelente explicação, a introdução foi essencial para a compreensão completa!

Marilene Santos
Visitante
Marilene Santos

Bom dia!
Preciso saber como é a formula abaixo:
calculo de icms reduzido

EXEMPLO: 12.657,00 x 1,5% - 20% = 151,88
Como é essa formula no excel?

Adriano
Visitante
Adriano

=(12657*1,5%)-(12657*1,5%*20%)