Editor VBA no Excel, como encontrar e exibir a guia Desenvolvedor

Editor VBA no Excel permite que você grave macros, adicione recursos avançados em suas planilhas e automatize dados através de macros e códigos de programação. Se você quer localizar, habilitar e exibir o editor VBA - Visual Basic Applications no Excel saiba como ativar através da lista de opções no menu Arquivo. Neste artigo, vamos aprender como exibir a guia Desenvolvedor, para ter acesso as ferramentas de macros e VBA.

Editor VBA no Excel

Você deve ativar a guia Desenvolvedor para exibir o Editor VBA no Excel

  • Vá para a faixa de opções Arquivos.
  • Agora, role para baixo até encontrar Opções e clique sobre ela.
  • Na próxima janela, localize Personalizar Faixa de Opções. Em seguida selecione a guia Desenvolvedor no lado direito da janela de opções.
Habilitar a guia Desenvolvedor

O VBA possui diversos recursos, que são específicos para cada programa do pacote Office, podendo ser utilizados a partir de qualquer um deles. No entanto, o Excel é o software mais indicado para quem está aprendendo a trabalhar com essa linguagem, além de fornecer ferramentas capazes de aprimorar suas planilhas.

Como acessar o Editor do Visual Basic Applications?

Para acessar o Editor do Visual Basic for Applications (VBA) no Microsoft Excel, siga os passos abaixo:

Passo 1: Abra o Microsoft Excel.

Passo 2: Certifique-se de que a guia "Desenvolvedor" esteja visível na faixa de opções. Se não estiver, siga estas etapas para exibi-la:

Passo 3: Com a guia "Desenvolvedor" visível, clique nela.

Passo 4: No grupo "Código", clique no botão "Visual Basic" (ou "Visual Basic for Applications", dependendo da versão).

Isso abrirá o Editor do VBA, onde você pode escrever, editar e executar código VBA para automatizar tarefas no Excel.

VBA Inserir Planilha

Você verá uma janela principal chamada "Microsoft Visual Basic for Applications" com uma árvore de projetos no lado esquerdo e uma janela de código no lado direito.

Para começar a escrever um novo código, clique com o botão direito do mouse em "VBAProject (nome_do_arquivo.xlsx)" na árvore de projetos e selecione "Inserir" > "Módulo".

Dentro do módulo, você pode começar a escrever suas macros e procedimentos VBA.

Certifique-se de salvar seu arquivo do Excel como "xlsm" (formato habilitado para macro) se você pretende usar macros, pois o Excel não permitirá que macros sejam salvas em formatos padrão como "xlsx".

Com o VBA você pode:

Com o VBA (Visual Basic for Applications), você pode realizar uma ampla variedade de tarefas de automação, personalização e interação com o Microsoft Excel. Algumas das principais coisas que você pode fazer com o VBA no Excel incluem:

  1. Automatização de tarefas: Você pode criar macros para executar tarefas repetitivas ou complexas de forma automatizada. Isso inclui a manipulação de dados, formatação de planilhas, criação de gráficos e muito mais.
  2. Personalização de funcionalidades: Com o VBA, você pode personalizar o Excel de acordo com suas necessidades específicas, adicionando novas funcionalidades ou aprimorando as existentes.
  3. Interação com o usuário: O VBA permite criar caixas de diálogo personalizadas e formulários para interagir com o usuário, coletar informações e tomar decisões baseadas em entradas.
  4. Acesso a recursos externos: Você pode usar o VBA para se comunicar com outros aplicativos, bancos de dados ou fontes de dados externas.
  5. Manipulação de dados: Com o VBA, você pode realizar várias operações de manipulação de dados, como filtragem, classificação, pesquisa e substituição.
  6. Geração de relatórios: O VBA pode ajudar a automatizar a criação de relatórios personalizados, consolidar dados de várias planilhas ou pastas de trabalho e apresentar informações de maneira formatada.
  7. Validação de dados: Você pode criar regras personalizadas de validação de dados para garantir que as entradas do usuário estejam corretas e em conformidade com os requisitos específicos.
  8. Proteção e segurança: O VBA permite configurar a proteção de planilhas e pastas de trabalho, definir senhas e controlar o acesso a dados confidenciais.

Essas são apenas algumas das muitas possibilidades que o VBA oferece no Excel. Através da programação em VBA, é possível estender significativamente a funcionalidade do Excel e tornar o trabalho com planilhas mais eficiente e personalizado.



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo