Agrupando Planilhas com Código VBA

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As planilhas podem ser agrupadas manualmente mantendo pressionada a tecla Shift (ou Ctrl) enquanto você clica em várias planilhas.
É possível agrupar folhas usando o método Select da coleção Worksheets em conjunto com a função Array.
O código a seguir agrupa a primeira, segunda e terceira planilha de uma pasta de trabalho e torna a segunda planilha ativa.

Worksheets( Array(1,2,3) ).Select 
Worksheets(2).Activate

Também é possível agrupar planilhas específicas usando o método Select do objeto da planilha.
A primeira planilha é selecionada no modo normal e as planilhas subsequentes são adicionadas ao grupo usando o método Select enquanto o parâmetro Replace é definido como False.

Worksheets("Sheet1").Select 
Worksheets("Sheet1").Select Replace:=False 
Worksheets("Sheet1").Select Replace:=False

Você também pode tentar este código. Faça teste em planilhas de teste, antes de aplicar qualquer VBA. Algumas vezes eu perdi planilhas, tentando testar VBA.

     Sub GroupSheets()
         Dim asNames(1 To 3) As String
         Dim i As Integer

         asNames(1) = "Jan 2018"
         asNames(2) = "Mar 2018"
         asNames(3) = "May 2018"

         Worksheets(asNames(1)).Select

         For i = 2 To 3
         Worksheets(asNames(i)).Select Replace:=False
         Next i

     End Sub

Isso pode ser um pouco complicado se você não entende tanto de VBA. Eu testei no Excel 2016, mas não tenho tantos conhecimentos, para te explicar de uma forma, que vá funcionar em qualquer versão do Excel.


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Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

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