Criar um Gráfico de Mapa Excel 2016

No Excel 2016, ou em versões que esteja disponível esta opção, você pode inserir Gráficos de Mapa, para analisar dados de países, cidades e territórios, que sejam mapeados.

Vamos criar uma planilha, como exemplo, para depois criarmos o gráfico de mapa. Mas antes é importante saber:

Se você usa dados em que pode haver mais de um local semelhante no mundo, o mapa não consegue necessariamente ver a diferença sem mais orientações. Se possível, adicione outra coluna aos seus dados para ajudar o mapa a saber onde procurar. Por exemplo, esses dados não necessariamente mapeiam o caminho esperado, uma vez que existem muitos lugares no mundo onde esses nomes de municípios são válidos, ou muitos municípios com nomes iguais. Neste caso adicione uma coluna, para dizer a qual Estado, ou Província, ou Região, ou País, tal cidade pertence.

Limitações

  • Gráficos de mapa podem apenas plotar detalhes geográficos de alto nível, portanto cidades, latitudes e longitudes e mapeamento de endereço de ruas não têm suporte. Gráficos de mapa também suportam somente exibição unidimensional, mas se você precisa de detalhes multidimensionais, use o recurso Mapa 3D do Excel.
  • Criar mapas novos ou anexar dados a mapas existentes requer uma conexão online, para se conectar ao serviço de Mapa do Bing.
  • Mapas existentes podem ser exibidos sem uma conexão online.

Agora que você já sabe esses detalhes, vamos criar nosso Mapa.

  • Crie uma tabela como a que mostramos a seguir, ou selecione e copie esta, e cole em uma pasta de trabalho do Excel.

Digamos que você tem uma equipe, que vende seus produtos em determinados Estados brasileiros. Então você que saber, qual o Estado, que mais vende seus produtos, numa representação gráfica. Faça como mostramos na tabela a seguir, paa aprender, depois inclua o gráfico de mapa em qualquer tabela geográfica, sua, que você precisa analisar.

Estado Vendas
São Paulo 122000
Bahia 60700
Minas Gerais 80870
Paraná 63200
Maranhão 20000
Amazonas 33500
Santa Catarina 99000
Total… 479270
  • Selecione a uma área da planilha que você acabou de criar. Se seguiu nosso exemplo, selecione apenas dos Estados e dos valores da venda.
  • Clique na guia Inserir
  • Localize o grupo de gráficos e clique em Mapa.
  • Na lista de Mapa Coroplético, clique na imagem para adicionar o gráfico de mapa, ou clique em Mais Gráficos de Mapa, para escolher sua opção. Geralmente tem apenas o mapa do mundo, por isso, clique na imagem, para adicionar mais rápido.

  • Aguarde enquanto o mapa é enviado ao Microsoft Bing, para ser carregado.

O gráfico está pronto e note, que há diferença de cores para cada Estado. Com as alterações as cores dos Estados vão modificando.

NOTA: Se a planilha não tiver dados válidos, para a exibir o mapa, uma faixa em destaque surgirá na área do gráfico, informando a situação.

Se você quiser mudar a cor do gráfico do mapa, siga a próxima página:

Formatar o Gráfico de Mapa

Veja também: 

Outra opções de gráficos

 

Gostaríamos de saber se ficou alguma dúvida sobre: Criar um Gráfico de Mapa Excel 2016. Por favor deixe seu comentário, ou faça sua pergunta.

atualizado em:13/06/2017 Excel

 

Envie um comentário, ou faça uma pergunta:
 

Você deve estar Logado para postar comentários, ou use sua rede social, para enviar.

2 Comentários até agora. Sinta-se livre para se juntar a esta conversa.

  1. jaqueline 25/08/2017 at 09:07 -

    Como habilitar o botão de mapa? não aparece no meu excel.

    • Tudo Excel 27/08/2017 at 11:00 -

      Precisamos saber qual é a versão do seu Excel. Não há botão de mapa para habilitar, há opções de gráficos de Mapa, mas se sua versão de Excel não tem, então não será possível.