Como calcular a taxa de crescimento no Excel

Se você está calculando uma taxa de crescimento de capital financeiro, vendas, ou contando o dinheiro, o processo é o mesmo. Portanto, entenda o processo com uma fórmula, quando se trata de Excel. Aqui vou ensinar como calcular a taxa de crescimento no Excel, com uma planilha básica e funções financeiras.

Como calcular a taxa de crescimento no Excel

Para trabalhar com funções você deve ter conhecimentos no Excel, entretanto, as funções financeiras são fáceis de usar. Cabe a você, também conhecer de finanças. Outra coisa aqui, é que vou dispensar imagens, como faço em outras postagens.

Etapas para calcular a taxa de crescimento no Excel

Em primeiro lugar, encontre os dados nessas quatro categorias para cada ano até onde você puder - 10 anos é o melhor. Você fará cada um desses quatro números críticos separadamente. Eu geralmente começo com o Capital, ou Valor Contábil por Ação. Então é isso que vou mostrar aqui e você pode repetir, para todas as outras taxas de crescimento.

  • No Excel, digite =TAXA e você verá essa fórmula aparecer. A abreviação em negrito, NPER significa colocar em número para NPER:
  • NPER = o número de anos. Vamos fazer uma taxa de crescimento média de 10 anos. Portanto, neste caso, some o número de anos de dados que você tem, 10, subtraia 1 e coloque em 9 para NPER e digite um ponto e virgula. Observe que, quando você faz isso, o próximo item vai para negrito.
  • PGTO = os pagamentos de cada ano. Como não estamos fazendo pagamentos, não coloque nada. Basta digitar um ponto e vírgula.
  • VP = o número com o qual você deseja começar. Digamos que o número de ações mais antigo de 10 anos atrás seja de R$ 440.000,00. Entrada menos 440 ( -440 ). O sinal de menos é uma convenção para fazer a fórmula funcionar corretamente. Está dizendo à fórmula: eu paguei esse valor. Depois, insira um ponto vírgula.
  • VF = o número que você finaliza. Digamos que o número mais recente de ações do ano passado seja de R$  140.000,00. Insira 140. Isso diz à fórmula que essa é a quantidade que você está tirando. Ignore [tipo] e [palpite]. Insira um parêntese de fechamento.
  • Clique em Enter. O Excel calculará imediatamente a taxa de crescimento do Capital, nos últimos nove anos. Veja o resultado em sua planilha, se conseguiu fazer corretamente.

Conclusão.

Como mencionado, todos os cálculos da taxa de crescimento funcionam exatamente da mesma maneira. Se você quisesse a taxa de crescimento do Patrimônio nos últimos cinco anos, basta copiar a fórmula completa em outra célula e alterar o 9 para o 5 e alterar o valor de -440 para menos qualquer que seja o número do Patrimônio Líquido há seis anos.

Pressione Enter e você terá a taxa de crescimento de 5 anos. Copie, mude novamente para 3, insira o novo ponto de partida quatro anos atrás e pressione Enter. Repita por 1 ano e pronto. Você acaba de calcular as taxas de crescimento de 9 anos, 5 anos, 3 anos e 1 ano.

Agora você pode ver se o crescimento está sempre acima ou abaixo, ou em todo o mapa. Agora repita o processo para EPS, Vendas e Dinheiro Livre.

E mais...

Compre Aqui pelo menor preço: NotebooksSmartphonesLivros e tudo que você precisa. Receba suas compras rapidamente!
Você também pode comprar Microsoft 365 Family, Microsoft 365 Personal, Office 365 Home, ou Office Professional Plus.


Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo